segunda-feira, maio 16, 2016

Você É Abençoado!

Pois, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo, dizendo: Certamente, te abençoarei e te multiplicarei. E assim, depois de esperar com paciência, obteve Abraão a promessa. Pois os homens juram pelo que lhes é superior, e o juramento, servindo de garantia, para eles, é o fim de toda contenda. Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento, para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta. (Hb 6.13-18)

Ler a Bíblia é uma delícia. Ser ensinada nela é inigualável. Hoje eu pedi ao Espírito Santo para ler comigo e me ajudar a ver as coisas que ali estão ocultas para mim. E o resultado eu compartilho com você agora.

Deus nos ama, escreveu isso em cada uma das páginas da Bíblia, da história, e quer que nós o saibamos. Por esse capítulo acima, fica fácil perceber. Por nos amar tanto, Ele não só quer nos abençoar, como decidiu fazê-lo. Somos abençoados! Vou repetir: somos abençoados e nada pode mudar isso. 

Passemos ao texto.

Diz que, quando Deus fez a promessa a Abraão, não tendo ninguém por quem jurar, jurou por si mesmo. Ops! Deus fez uma promessa a Abraão e jurou cumpri-la. Mas para que jurar? A palavra de Deus já deveria ser suficiente, porque Ele é Deus e não pode mentir. Ele sabe disso, os anjos sabem disso, o universo sabe disso. Mas, para que Abraão, que era um representante de nós todos, toda a humanidade, tivesse certeza de aquela promessa era de verdade, que Ele a cumpriria sem dúvida, jurou. Puxa vida, se essa promessa é assim tão importante, precisamos conhecê-la.

Qual é a promessa que Ele fez a Abraão então? "Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Gn 12.1-3). Nas minhas palavras: Abraão, Eu te abençoarei e, por seu intermédio, abençoarei todas as famílias da terra. É isto mesmo: Deus quer abençoar TODAS as famílias da terra: a minha, a sua, todas.

Talvez você queira me perguntar: "Keila, se Ele quer me abençoar, por que não abençoa?" Uma coisa é dar, outra receber. Deus quer me abençoar, mas há maneiras de receber essa bênção. A bênção se recebe pela fé, pela obediência e pela paciência. Veja que a proposta para Abraão dependia de obediência. Ele precisava sair de onde estava. Também precisava crer e se manter pacientemente esperando o cumprimento da promessa. Quem desfalece não recebe, quem duvida também não.

Por que Deus impõe condições para se receber a bênção? Pelo mesmo motivo que eu o faço com os meus filhos: não darei a eles algo que não estejam aptos a ter. Por exemplo, não daria ao meu filho um carro, mesmo que ele tivesse dezoito anos, enquanto ele não estivesse de posse de uma carteira de motorista. Por quê? Porque eu tenho certeza de que, se o carro estivesse em casa dando bobeira, ficaria tentado a usá-lo.

Voltemos à questão da bênção. Deus deseja tão intensamente nos abençoar que não só fez a promessa, o que já seria suficiente. Ele jurou. Repito: Ele jurou. Para que jurou? Para que nós levemos tão a sério Sua promessa quanto Ele a levou ao jurar. O texto diz: "Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento", quer dizer, para que saibamos que Ele não desiste jamais de nos abençoar, jurou por Si mesmo.

Deus jurou por nossa causa. Infelizmente, muitas vezes não levamos nossa palavra muito a sério. Então, para torná-la crível, nós juramos. Como é que os homens juram? "Juro pela vida de fulano que vou fazer tal coisa. Seu eu não fizer, que ele morra." É assim que juram. Deus não precisava fazer isso, mas desceu ao nosso nível para que entendamos a seriedade do que disse.

Como Deus jurou? Da mesma forma. Não tendo ninguém maior do que Ele por quem jurar, jurou por si mesmo, o que quer dizer: "Estou tão decidido a abençoá-los que, se eu não o fizer, 'deixo de existir'." Você compreende a seriedade de um juramento como esse?

E ainda há mais uma ênfase no texto: "Se interpôs com juramento, para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos." Veja só, mediante duas coisas imutáveis - uma promessa feita por alguém que não pode mentir e um juramento que poderia pôr em risco Sua própria existência (se isso fosse possível, é lógico!) - Deus nos dá a garantia para que tenhamos consolo, esperança, convicção de que Ele está falando muitíssimo sério.

É isto mesmo: Deus quer nos abençoar e já o fez na pessoa do Seu Filho. Todas as bênçãos estão disponíveis a nós hoje. Cumpra as condições e desfrute da bênção. Como você viu, Deus está falando muito sério.

Boa noite, abençoado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário