segunda-feira, novembro 03, 2014

Um Delicioso Tempero

Estou firme na minha jornada para conhecer mais intimamente o Espírito Santo. Andemos, então pelo livro de Atos, que fala sobre o dia em que Ele definitivamente foi apresentado ao mundo.

Foi Lucas, um médico que não andou com Jesus, quem escreveu o livro de Atos. Também escreveu um livro que leva o seu nome, contando os fatos da vida de Jesus ao mesmo destinatário do livro de Atos. No primeiro capítulo de Lucas, ele informa que pesquisou os fatos com cautela e resolveu escrever um relato fidedigno. No livro de Atos, ele conta como o Evangelho se espalhou pelo mundo desde o dia em que Jesus subiu ao céu e conclui o seu livro sem fechá-lo, dando a entender que esses atos continuam - certamente, hoje, por intermédio de nós, eu e você.

O primeiro capítulo de Atos traz os últimos segundos da presença de Jesus na terra. Ele permaneceu por quarenta dias andando com os discípulos, dando-lhes instruções e então vêm as suas últimas palavras antes de subir ao céu.

Não sei o que eu perguntaria nos meus últimos momentos com Jesus. Talvez sobre o dia de sua volta. Os discípulos já tinham perguntado isso antes, talvez por isso não repetiram a pergunta. O que eles queriam saber era: quando Israel voltaria a ser um reino, seria liberto de Roma, se tornaria novamente uma nação livre, e não uma colônia? Interessante.

Os olhos dos discípulos estavam na terra. Queriam saber coisas da terra. Nada de mau. Só que Jesus não diz o que queremos saber, mas o que precisamos saber. Veja como respondeu: "Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra" (At 1.7,8). Com toda gentileza Ele disse: "O que vocês realmente precisam saber não é o que acontecerá com a sua nação, mas o que acontecerá pessoalmente com vocês para que abalem definitivamente a terra inteira", ou seja, "vocês estão pensando em possuir, ganhar uma nação, mas Eu lhes darei a terra inteira. Israel é pouco para vocês. Esperem para ver: vocês impactarão até os confins da terra". Uh,uh...

Quem imaginaria que chegaria tão longe! Você acha que os discípulos conseguiriam imaginar algo assim?

Agora quero realçar uma parte dos últimos conselhos do Mestre, citado anteriormente no mesmo capítulo: "Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias" (At 1.5).

O que quer dizer: ser batizado? Vejamos o que significa a palavra no original. Batismo é "baptizo", derivado de "bapto". Vou colar aqui o que diz a esse respeito o Dicionário Strong, porque sei que você vai amar saber: 

"O exemplo mais claro que mostra o sentido de baptizo é um texto do poeta e médico grego Nicander, que viveu aproximadamente em 200 A. C. É uma receita para fazer picles. É de grande ajuda porque nela o autor usa as duas palavras. Nicander diz que para preparar picles, o vegetal deveria ser primeiro 'mergulhado' (bapto) em água fervente e então 'batizado' (baptizo) na solução de vinagre. Ambos os verbos descrevem a imersão dos vegetais em uma solução. Mas o primeiro descreve uma ação temporária. O segundo, o ato de batizar o vegetal, produz uma mudança permanente".

Que significado maravilhoso! Jamais me esquecerei do que o batismo com o Espírito Santo produziu em mim. 

Amo beterraba. De vez em quando preciso comer fora de casa. Se for a um self service, pode ter certeza de que incluirei beterraba no meu prato. Mas fico chateada quando a mergulham em vinagre. Aquele sabor doce se altera de tal forma que só consigo sentir o sabor do vinagre. Clmo restaurar o sabor original? Impossível.

Foi isso o que aconteceu com todos nós os que fomos batizados no Espírito Santo. Não temos o mesmo sabor. Temos um gostinho de céu. Estamos irreconhecíveis, muito melhorados. Não dá para voltar ao sabor original. Só que o nosso caso é diferente do da beterraba: agora, sim, temos um tempero delicioso. Sem nós o mundo é sem graça, assim como a comida sem sal. Mas conosco o mundo tem sabor - somos o sal da terra.

Aleluia! Louvado seja Deus! Louvado seja o Senhor Jesus, que nos enviou o Espírito Santo! Louvado seja o Espírito Santo, cujo sabor quero realçar para que todo o mundo sinta: Jerusalém, Judeia, Samaria, Brasília, Brasil!

Temperemos o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário