domingo, setembro 28, 2014

Embriaguês

E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei- vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo (Ef 5.18-21).

Hoje é domingo e este é um excelente texto para um domingo (refiro-me ao versículo).

Vamos pensar um pouquinho a respeito. Deus está dizendo que não devemos nos embriagar "com vinho", ou seja, devemos nos embriagar com outra coisa, mas devemos nos embriagar. 

Por que será que devemos nos embrigar? O que faz alguém embriagado? Um bêbado é alguém totalmente entregue, sem controle de suas emoções, de seu corpo, de sua mente. Eu já vi bêbados: chorarem por nada - não dominam suas emoções; andarem cambaleando - perderam noção de seu corpo (carne); falarem bobagem - sua mente está entregue.

É assim que devemos corresponder ao Espírito Santo: bebermos dEle porque queremos, até não "caber" mais. Precisamos mos entregar a Ele de corpo, alma, mente, tudo.

A mim sempre me pareceu muito pouco dizer que não devemos nos embriagar com o vinho. Há quem queira dizer: "com vinho não pode, mas com cerveja pode"; tolice. Nem é, de fato, literal essa citação do vinho, mas abrangente. 

Por que o vinho foi citado? O vinho é uma representação do que é permitido, mas indicado em certa medida. Beber um pouquinho de vinho foi uma recomendação de Paulo a Timóteo, mas, comom Paulo é cuidadoso, indicou o quanto: só um pouco - "Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades" (I Tm 5.23). Trabalhar é indicado, descansar, se relacionar, ter lazer. Mas quando isso vira embriaguês se torna problema. Tudo demais é prejudicial. Ficamos embriagados de tanta coisa: internet, televisão, diversão, consumo!

Precisamos nos embriagar do Espírito Santo; devemos. E como fazê-lo? Isso tem a ver com o que falamos aos outros e o que falamos a Deus. É engraçado, mas é pela boca, mais especificamente pela fala que nos embriagamos de Deus. 

Com os outros, devemos falar salmos, hinos e cantar, ter palavras agradáveis e nos sujeitarmos uns aos outros, sermos corteses, educados, respeitosos, termos o outro na mais alta honra.

Com Deus, nosso assunto deve ser dar graças, ou seja, se não vamos nos encher do Espírito pedindo, deveríamos pedir menos e agradecer mais, não é mesmo?

Hoje é um excelente dia para nos enchermos do Espírito Santo. Vamos à casa de Deus, dar-Lhe graças e estaremos em comunhão com muitas pessoas, portanto, teremos muitos com quem falar. Que nossa palavra seja boa, temperada com sal!

Tomara fiquemos todos muito bêbados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário