quinta-feira, maio 15, 2014

Viajando


Eu e meu marido não gostamos de viajar à noite. Particularmente não gosto nem de dirigir à noite em locais não iluminados. Gosto de ver todo o caminho, apreciar a paisagem, não me preocupar com o que há alguns quilômetros à frente. Quero ver sempre o máximo possível.
Seria muito bom se a vida fosse assim, se conhecêssemos tudo o que está à frente e pudéssemos nos preparar para todos os obstáculos. Seria muito bom antecipar qualquer tipo de problema, não frear em cima da hora, não ser surpreendido por um buraco, enxergar as valas do caminho.
Entretanto, não é de todo ruim desconhecer parte do trajeto. Lembro-me da primeira vez que viajei com meu pai para conhecer a praia. Fomos de Brasília a Vitória de carro. Que estrada terrível! Quantas curvas e que precipícios horrorosos! É um caminho assustador. Fomos e voltamos tranquilamente. Embora não tenha gostado do caminho a experiência de ver o mar compensava.
A nossa vida é uma jornada que estamos percorrendo dia a dia. Em alguns lugares, a paisagem é linda. Dá vontade de parar e ficar ali por algum tempo, só contemplando. Acho que posso dizer que estou numa dessas horas. Vivo um tempo maravilhoso com meu marido e com meus filhos quase adolescentes, que estão divertidíssimos, cheios de argumentos, cheios de novidades, em frequentes mudanças; na igreja, um tempo de grandes descobertas, de conhecer pessoas incríveis, de novos relacionamentos poderosos, de grandes expectativas; no trabalho, um tempo de calmaria... Assim vou avançando, percorrendo o caminho. Paulo nos fala sobre uma carreira que temos de correr: Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta (Hb 12.1).
Mas a vida não é feita apenas de momentos de calmaria. Há os tempos de estradas tortuosas também. Não é tempo de tristeza nem de desespero. É o lugar do teste da alegria, de provar quanto da paz que Deus nos dá e quanto da Sua alegria conseguimos depositar dentro de nós nos bons momentos. Nesse ponto, é bom não ver todo o caminho para não ficarmos assustados. Manter a convicção de que o fim da linha valerá a pena é importantíssimo nessas horas. É por isso que Paulo complementa o versículo anterior dizendo para onde olhar nesses momentos: Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus (Hb 12.2). Às vezes é mais fácil enfrentar a estrada quando vemos somente o próximo passo.
O segredo para desfrutar da jornada é não parar e lembrar sempre que temos um alvo e que nada do que passarmos poderá se comparar ao que nos espera à frente. Os obstáculos não são para nos derrubar, mas para nos fortalecer na jornada. Por isso Tiago nos fala: Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança (Tg 1.2,3).
Os obstáculos do caminho da vida são comuns a todas as pessoas. Ninguém está livre deles, mas nós, que temos o auxílio e o conforto do Espírito Santo, devemos nos tornar cada vez mais fortes e sábios ao enfrentá-los. Assim, a cada novo desafio, não só passamos tranquilamente, mas ajudamos a conduzir outros.
Agora vem o motivo gerador deste texto. É o versículo: Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para o meu caminho (Sl 119.105). O mundo é um lugar escuro. Na nossa vida, andamos por caminhos desconhecidos. Não sabemos o que será daqui a cinco minutos, mas não precisamos nos preocupar. Podemos manter-nos sempre com a lâmpada acesa, firmes, tranquilos, porque o farol da Palavra ilumina o necessário para percorrermos os próximos quilômetros da vida. Se nos mantivermos obedientes aos mandamentos de Deus, firmados na Palavra, não erraremos, não temeremos. Com Deus, a estrada da existência é segura.
Encerro com um texto sobre o qual já escrevi aqui diversas vezes. Não me canso de repeti-lo em minhas orações. É uma promessa de Deus que virou convicção para mim, por isso ando tranquila: Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho a seguir e sob as minhas vistas te darei conselhos (Sl 32.8).
Boa viagem! Aprecie a jornada, desfrute do caminho e espere até ver o ponto de chegada... Jamais vimos coisa igual!


Nenhum comentário:

Postar um comentário