quinta-feira, março 06, 2014

Normal

O ouvido que ouve e o olho que vê, o Senhor os fez a ambos (Pv 20.12).

Que privilégio poder ouvir e ver! Dádivas maravilhosas de um Deus de amor.

No meu sexto mês de gravidez do meu primeiro bebê, a Juju, foi diagnosticado que havia contraído toxoplasmose. Havia um risco de que minha filha nascesse cega. Contei a uma amiga de serviço cujo marido é médico. Ela me informou de todos os riscos da doença, mas, em meu espírito, eu sabia que nada iria acontecer. Nem me preocupei. No dia seguinte ao de seu nascimento, a Juju foi levada a uma clínica para fazer exames de fundo de olho e outros para comprovar que podia ver.

Consideramos normais bebês que podem ver e ouvir. É anormal faltar a alguém uma dessas capacidades. O mesmo se aplica às coisas espirituais. É normal ver a Deus – vou explicar melhor à frente – e ouvir a Sua voz. O ouvido que ouve e o olho que vê, o Senhor os fez a ambos (Pv 20.12).

Quem aceitou a Jesus em seu coração recebeu uma dádiva preciosa: novo nascimento. Até então, espiritualmente era incapaz de ver e de ouvir as coisas espirituais porque estava morto: Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência (Ef 1.1,2). Deus nos amou e nos deu uma nova vida: Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos (Ef 2.4,5).

Quando recebemos de Deus essa nova vida, fomos presenteados com todas as capacidades normais. Não nascemos espiritualmente defeituosos. Recebemos olhos para ver e ouvidos para ouvir. E o que isso quer dizer? Que estamos prontos, prontíssimos, preparadíssimos agora para ouvir a voz de Deus. É isto mesmo: podemos ouvir a voz de Deus agora mesmo, podemos conversar com Ele como quem conversa com o seu amigo. E mais: podemos vê-lO. Talvez você queira me perguntar: como assim? A Bíblia não diz que ninguém jamais viu a Deus? Certo. Esse ver aqui é um ver espiritual, não é um ver com os olhos naturais, não é enxergar, é reconhecer. Você e eu podemos reconhecê-lO: Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas (Pv 3.6).

Não sei quanto tempo faz que você não ouve a voz de Deus, mas hoje eu estava me lamentando na minha oração, dizendo a Ele da minha saudade de ouvir a Sua voz daquele jeito que eu e Ele sabemos. Sempre a ouço pela Palavra, mas queria ouvir de um jeito diferente, como Ele me fala às vezes. Como sempre me ouve, Ele me respondeu me dando o versículo aí de cima. Em suma, estava me dizendo: “Continuo falando, mas se você não se calar jamais irá ouvir”. Toin!

Se não estamos ouvindo e vendo a Deus tem algo errado. Paulo mandou que fizéssemos algumas reflexões acerca do nosso novo nascimento. Disse que era para considerarmos se realmente estamos na fé, examinarmos a nós mesmos, olhar para as evidências. Somos plenamente capazes de desenvolver nossos sentidos espirituais. A Bíblia nos assegura isso: Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso, vós não as escutais, porque não sois de Deus (Jo 8.47). Quem não é capaz de ouvir a voz de Deus precisa se perguntar se realmente é de Deus.

Podemos ouvir, ver e compreender as coisas espirituais se já nascemos espiritualmente: Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.
Mas quem é espiritual discerne todas as coisas (I Co 2.14,15).

Quer mais uma boa notícia? Além de ver, ouvir e entender tudo, recebemos uma nova capacidade de amar. Ganhamos um novo coração: Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Então agirão segundo os meus decretos e serão cuidadosos em obedecer às minhas leis. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus (Ez 11.19,20). Veja que uma das características desse novo coração é que, por causa dele, temos um desejo de seguir as leis de Deus, de conhecê-lO mais, de agir segundo Sua Palavra. Quem diz que nasceu de novo, mas ainda não está inclinado para as coisas de Deus, desejoso de não pecar, desejoso de agradar a Deus e de conhecê-lO mais e mais pode estar enganado. Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos (...) (II Co 13.5).

Hoje é um excelente dia para um diálogo com Deus, para fazer-Lhe perguntas, obter respostas que salvarão a nossa vida, a vida dos que nos cercam, o futuro do nosso país.

Bem-aventurados somos nós os que temos olhos para ver e ouvidos para ouvir! Podemos andar em vitória, podemos agir corretamente, podemos não nos preocupar, podemos ser guiados pelo Espírito, podemos tuuuudo. Aleluia!

Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas (Ap 3.6). Ele continua falando. Pare um pouquinho e ouça!

Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece (Jr 33.3).


Nenhum comentário:

Postar um comentário