quinta-feira, outubro 31, 2013

Um Pequeno Esforço

No Dia do Juízo a rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Salomão (Lc 11.31).

Hoje resolvi meditar com os dedos e deixei aqui para compartilhar com você, mas é uma palavra para mim mesma. Se se aplica a você também, amém, mas, por favor, receba apenas como um alerta.

Privilégios e responsabilidades andam juntos. Há quem pense que a vida dos ricos é mais fácil do que a dos pobres. É claro que eles têm mais facilidades, mais benefícios, dispõem de mais benesses, mas não podemos dizer que necessariamente isso torna a vida deles mais fácil.  O sábio Salomão, citado no versículo acima, disse o seguinte: Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir (Ec 5:12).

O texto que está acima Deus colocou no meu coração hoje enquanto orava.  Parece estranho. Confesso que passei direto por esse versículo inúmeras vezes, sem meditar sobre ele, mas ele faz um alerta urgente e, como diz o ditado: quem avisa amigo é.

Quero traduzir com as minhas palavras aquilo que está escrito aí em cima, trazendo alguns fatos que talvez você não saiba. 

Salomão foi o homem mais sábio do Velho Testamento. Naquela época, a sua fama correu rapidamente. Até em terras longínquas foi divulgada sua sabedoria, sua excelência, seus feitos. Num lugar
 muito distante, havia uma rainha de uma cidade chamada Sabá que ouviu falar de Salomão e resolveu  ver com os próprios olhos se tudo aquilo que era dito a seu respeito era verdadeiro, apesar de, no fundo, no fundo, não acreditar - Não dei crédito às suas palavras, até que vim, e os meus olhos o viram (II Cr 9:6).

É muito interessante ver pessoas inconformadas. O que penso acerca dessa mulher é que ela queria mais do que tinha, por isso quis conferir o que ouviu dizer. Fica a questão: era rainha e não uma qualquer, tinha um reino, riquezas, servos, benesses, por que queria mais? Com muito menos, muitas vezes, já nos damos por satisfeitos e mantemos uma atitude preguiçosa, ficamos prejudicialmente conformados. Ela saiu em busca da sabedoria de Salomão e não de seus bens, tanto que chegou diante dele levando muitos e caros presentes.

Se essa notícia chegou numa terra bem distante é porque ela se espalhou no mundo antigo. Mas a Bíblia não cita outras pessoas que tenham se achegado a Salomão pra aprender. Havia algo de diferente naquela mulher. Ela queria mais do que todos os outros, por isso mereceu ter seu nome escrito no melhor de todos os livros. Ninguém é citado na Bíblia à toa. É preciso ler nas entrelinhas, por isso estou meditando a esse respeito. Ela tem algo a nos ensinar e veja que lugar de destaque ela receberá no futuro - volto ao texto -:  No Dia do Juízo a rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão

Devem ter sido muitos dias de viagem, sob um sol causticante, enfrentando desertos, tempestades, montada em camelos ou cavalos, não sei. O que sei é que não se trata de uma viagem de avião na primeira classe, sendo servida de vinho e comidas saborosas, assistindo a um filminho, lendo ou jogando no seu iPad. Mesmo na primeira classe dos aviões hoje, se a viagem for muito longa, nós ficamos entediados. Imaginem como foi para essa mulher viajar não dias, mas semanas - quem sabe meses - para conhecer Salomão. Foi muito grande o  esforço que ela empreendeu.

Passemos ao alerta do texto. Ela estará no julgamento, acusando aqueles que dispõem de uma oportunidade muito mais excelente, e nada fazem. Vamos trocar em miúdos: Jesus não é só o homem mais sábio que já existiu, é o mais poderoso, o mais famoso, o eterno, aquele que dividiu estou a história em antes e depois. Hoje não precisamos empreender grandes jornadas para saber mais a respeito dEle, para estabelecermos com Ele um relacionamento. Se você está lendo isso que escrevi, é porque dispõe de um computador, talvez de um celular. Há tantos recursos disponíveis para que conheçamos melhor a Jesus, mas, infelizmente, muitas vezes não fazemos o esforço necessário.

Imaginem o que seria, no tempo antigo, ter uma cópia da Bíblia disponível em casa — falo uma, mas na minha casa tenho inúmeras e sei que você também dispõe de várias! Imaginem o que seria ter CDs da Bíblia para ouvir em qualquer lugar e a qualquer hora! Ter DVDs de mensagens! Temos tantas oportunidades para nos aprofundarmos em Deus... Os recursos disponíveis hoje para se conhecer Jesus, a Sabedoria de Deus, são fartos.

Essa uma palavra de alerta para mim. Não há desculpa para não saber mais, para não ter mais de Deus, para não viver mais profunda e sabiamente a vida com Deus. Eu sei que o reino de Deus é tomado por esforço e, considerando essa história, o esforço que preciso empreender hoje é pequeno se comparado ao da rainha de Sabá.

Só para dar um incentivo, preciso dizer que a rainha voltou para casa enriquecida. Aprendeu muito com Salomão. Está escrito em II Crônicas 9.1-12 que não houve coisa que Salomão não lhe mostrasse e ela acabou afirmando que o que havia visto era infinitamente superior a tudo o que diziam. O rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo o que ela desejou, tudo o que lhe pediu, mais do que ela trouxera ao rei. Voltou ela e foi-se para a sua terra com os seus servos(II Cr 9:12). Se ela foi enriquecida dessa maneira por ter passado um tempo com esse rei, quão mais não receberemos estando com o Rei dos reis? Podemos lucrar muito, mas muito mais do que ela com um pequeno esforço. Vale a pena!

Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele (Mt 11.12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário