quinta-feira, outubro 24, 2013

Plenamente Capaz

Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo (Ef 4.7).

Era verdade quando a Bíblia afirmou que nos últimos tempos os dias seriam difíceis. O mundo está agitado, nervoso, estressado, cruel. Sair de casa e se sentir seguro, andar tranquilo, sem temor é só para quem está certo de que Deus já deu ordens aos anjos para guardá-lo. As pessoas estão até mesmo deixando de ter filhos porque dizem temer o futuro. Ainda bem que o nosso futuro está seguro em Deus!

Não sei como você se sente diante dos desafios, mas quero ajudá-lo a entender algo poderoso. O Novo Testamento traz uma palavrinha "mágica" que muitas vezes nem sabemos exatamente o que quer dizer: graça. Veja o texto aí de cima. Deus nos deu graça, e não uma graça qualquer; deu graça na medida, na mesma proporção, equivalente ao dom.

O que quer dizer tudo isso? Comecemos por entender o dom. Dom é um presente de Deus. No contexto de que foi retirado o versículo, diz respeito aos ofícios ministeriais: ser chamado para apóstolo, profeta, mestre, evangelista ou pastor. Mas o dom de Deus vai muito além disso.

Os dons são presentes, são todas as boas dádivas que recebemos, em especial, uma missão, como bem se deduz do contexto. Ser mestre, pastor, apóstolo é uma missão. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes (Ti 1.17). Tudo de bom que recebemos vem de Deus e é um dom.

Recebemos dons, presentes, em especial, uma missão que se desdobra em muitas. Desempenhamos múltiplas funções: cônjuge, pai, filho, funcionário, patrão, cidadão, cristão... Cada uma dessas funções exige saberes, competências específicas e, não sei quanto a você, mas eu as considero desafiadoras.

Pergunto: o que é mais difícil: criar uma pessoinha, nesses dias em que parece que a escola e as amizades estão tentando desfazer aquilo que você tenta conseguir a duras penas?; conviver com outra pessoa, quando a palavra "aliança" se tornou tão vulgar?; ser correto como cidadão, quando as leis são impossíveis de serem cumpridas na literalidade?; acreditar nas pessoas, quando as mesmas que prometem são as primeiras a descumprir o combinado?; obedecer aos superiores, que frequentemente são desonestos e querem exigir que você também o seja?. Nem vou continuar porque a lista de perguntas é interminável. Viu como são dias difíceis? Viu como nossa missão é desafiadora?

Passemos à palavra mais importante do versículo: graça. Deus nos deu uma graça na mesma medida do dom, uma graça na mesma medida do desafio. O que é isso?

Muita gente entende a graça apenas como "um favor imerecido". Isso mesmo, mas é uma definição um tanto teórica, que não ajuda muito. Dizer que Deus me deu favor na mesma medida da missão não esclarece muito. John Bevere escreveu um livro sobre a graça que deixou a questão muito mais clara para mim. Segundo ele, a graça é uma dose de poder disponível para ser exercitado naquilo que Deus nos legou. 

Voltando ao texto: Deus me deu um poder para agir na mesma medida daquilo que me concedeu fazer. Ele me deu filhos? Tenho todo o poder necessário para ser mãe. Aliás, pausa para contar um fato que é um bom exemplo. Lembro-me de um dia em que fui com minha filha ao pediatra. Ela era pequenina, eu, mãe de primeira viagem, extremamente insegura. Percebendo isso, o doutor me disse uma coisa de que nunca me esqueci: "Siga o seu instinto, ele vai te dizer o que fazer, lá no fundo você sabe o que deve fazer". Fato. A partir do momento em que engravidamos algo muda dentro 
de nós. Nem precisamos saber que estamos grávidas para sentir algo diferente. É maravilhoso! A gente muda sem explicação. É a graça, o poder para fazer o que Deus nos legou.

Esse poder vem acompanhado de um instrutor que é, na verdade, a fonte: Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo (At 1.8) Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas (Jo 14.26). A fonte do poder, o Espírito Santo, habita em nós e nos ensina como usá-lo.

Tudo isso é para dizer a você: não desanime, não desista, não fique triste, você é capaz de lidar com todos os seus desafios. Há dentro de você um poder disponível. Use-o agora mesmo.

Um extraordinário homem de Deus chamado Paulo estava passando por um desafio terrível. Orou, orou, orou, pedindo livramento, mas o livramento não veio. Um dia recebeu uma resposta de Deus: Três vezes orei ao Senhor, pedindo que ele me tirasse esse sofrimento. Mas ele me respondeu: “A minha graça é tudo de que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco.” (II Co 12.8,9). Em outras palavras: o que você precisa mesmo não é de se livrar do desafio, não é de resolver esse problema, é da graça, que o fortalece e capacita para encarar o que vier, e é justamente na hora difícil que esse poder se torna ainda mais forte em você.

Utilize esse poder disponível agora mesmo. Como? Pergunte ao Espírito Santo e Ele certamente vai ensinar. Leia a Bíblia e a instrução virá. Louve e ore e se sentirá fortalecido, ficará mais cheio do Espírito Santo. Quanto mais poder você usar, mais poder terá. Esse poder é como um músculo: quanto mais exercitado, mais forte se torna.

Porém continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (II Pe 3:18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário