segunda-feira, setembro 09, 2013

O Lugar Importa

Deus fez os lugares antes de fazer as pessoas. Por que será? Não só para preparar o ambiente para o homem, mas também porque este influencia nas suas ações e nas suas emoções. O lugar onde estamos pode fazer crescer o melhor ou o pior de nós.

Nunca me liguei muito para essa história do lugar. Na verdade, nunca achei muito relevante. Pensava que as pessoas faziam o lugar, e não o lugar as pessoas. Mas não é bem assim.

Na minha devocional de hoje, li I Crônicas 8 e 9 e fiquei impressionada com este texto: "O povo de Judá havia sido levado prisioneiro para a Babilônia como castigo pelos seus pecados" (I Cr 9:1b).

Conforme a Bíblia ensina, existe o lugar da bênção e existe o lugar da maldição ou da correção. Deus poderia ter disciplinado os israelitas na sua própria terra? Poderia. Mas não o fez. E por que será? Simplesmente porque existe o lugar da correção. De acordo com o texto acima, o lugar onde o povo seria castigado, entenda castigo como correção, era a Babilônia.

Existem lugares onde gosto muito de ficar na minha casa e outros em que mal entro. Gosto de orar apenas em três lugares, e um deles é o meu predileto: o quarto do Toquinho. Na hora de disciplinar as crianças, também há um lugar específico: o banheiro. Imaginem o que aconteceria se eu colocasse os meninos de castigo na sala de televisão! É claro que isso não ia dar certo. Está vendo como o lugar importa?

Como eu disse, eu não corrijo os meus filhos em qualquer lugar. É claro que quem ficou na terra prometida também foi corrigido, mas a Babilônia foi eleita como o local onde o povo seria duramente castigado - e que castigo!

As leis de Deus são universais e atemporais. Por isso o que serve para uma coisa aplica-se também a muitas outras. Essa questão do lugar não se aplica apenas a pessoas. As plantas sabem disso muito bem. Existem terras onde simplesmente reverdecem e ficam mais bonitas, mais fortes e produzem muito fruto. Em outros locais, simplesmente murcham ou nunca ficam suficientemente viçosas. Viu como existem lugares e lugares?

Em alguns lugares ficamos nervosas, agitadas, falamos bobagem até sem querer. Em outros, ficamos mais contemplativas, mais tranquilas, até mais simpáticas.

Toda essa reflexão pode parecer dizer respeito apenas a um lugar físico, mas não somente. Tem tudo a ver com o lugar físico, sim. Trabalhar no lugar errado nunca vai nos proporcionar o que poderíamos ter no lugar certo, naquele em que os nossos talentos são apreciados, em que somos requisitados e bem-vindos, onde o melhor de nós está visível. Mas existe também um lugar espiritual, que é o principal. Qual é o seu lugar espiritual hoje? Será que está no centro da vontade de Deus?

Só para não deixar passar essa questão, quero lhe dizer que Deus determinou um lugar espiritual para você estar: assentado com Ele nas regiões celestiais, tranquilo, suprido, sabendo que, nas batalhas da vida, você conta com uma ajuda poderosa.

Passei o dia pensando ontem nos lugares por onde tenho passado. Será que tenho ido aos lugares certos ou aos lugares errados? Até para fazer compras há lugar certo. Em alguns mercados a gente gasta horrores, em outros, só um pouquinho. Será que tenho andado nos lugares certos? Infelizmente nem sempre.

Um versículo de Provérbios 3, diz: "Reconhece-O [o Senhor] em todos os teus caminhos". Será que Jesus andaria por onde ando, iria aonde vou? Lembro-me de quantos versículos li que falam sobre caminhos. Um em especial diz: "Há caminhos que ao homem parecem direitos, mas, ao final, são caminhos de morte". O lugar importa, o caminho importa. 

Todas essas considerações me fazem refletir também sobre a importância da igreja. Em nenhum outro lugar encontraremos um ambiente de fé, de milagres, de unção e de revelação como naquele onde os justos se reúnem. Como é gloriosa a igreja de Jesus! Amo ir aos cultos! Não posso perder essas oportunidades. Como disse no início, o ambiente afeta o que cresce em nós. Quero que cresça a minha fé, a minha alegria, a minha paz, a minha longanimidade, e não a minha carne.

É duro pensar estar no lugar certo e não estar. Quantas vezes já me perguntei: o que é que eu estou fazendo aqui?

Se eu tivesse aqui alguma música, deixaria no blog aquela da Nívea que diz: "Existe um lugar, eu sei, no centro da Tua vontade; existe um lugar, eu sei, feito só para mim e é nesse lugar que eu quero estar"...

Analise o lugar onde você está fisicamente e espiritualmente e peça a Deus para conduzi-lo por caminhos planos. É isso o que peço para mim hoje.

Que Deus nos leve aos lugares corretos e não nos permita ir aonde não deveríamos! Da minha parte, estarei atenta. Fazer as escolhas corretas é fundamental.

Escolha hoje andar com a consciência de que aonde você for o Espírito Santo, que habita dentro de você, o acompanha e seu dia será glorioso, sua viagem - esta vida é uma viagem - tranquila e agradável. 

Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário