quarta-feira, fevereiro 06, 2013

O Segredo da Semente

Confesso que não era das mais apaixonadas por ler as parábolas de Jesus. Prefiro o discurso direto, a mensagem clara e óbvia, sem rodeios. E as parábolas não são isso. Elas dizem sem dizer. Como Jesus afirmou, para aqueles que não estavam disponíveis para aquele tipo de ensino o efeito delas era este: Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados (Mc 4:12). Talvez você queira entender o que Jesus realmente quer dizer. Como podia Ele não querer ser entendido? Por que não queria que os pecados de alguns fossem perdoados? Há outro texto que explica melhor: Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure (Mt 13:15). Quer dizer, aquele que fecha o coração para Deus terá o seu coração ainda mais endurecido por Ele.

Ontem, no meu estudo do Comentário Bíblico do livro de Marcos, cheguei ao capítulo das parábolas. Desanimei. Mas sou daquelas que quando começa um livro não pula uma página. Resolvi encarar e me apaixonei por esta parábola que quero comentar agora.

E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como. Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga. E, quando já o fruto se mostra, mete-se-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa (Mc 4:26-29).

Todo cristão sabe que: Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele (Mt 11:12). Quando pensamos nesse texto, muitas vezes nossa concepção é de um domínio político que precisa de guerra para se estender. É como se o reino de Deus fosse um governo que, para ampliar suas fronteiras, precisa de que seus cidadãos empreendam um luta ferrenha. Mas quando Jesus está a falar do reino de Deus não se refere a um lugar, a um governo. Os fariseus não compreenderam isso, mas, graças a Deus, tiveram a coragem de perguntar o que Jesus queria dizer e a resposta foi esta: Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem de modo visível, nem se dirá: ‘Aqui está ele’, ou ‘Lá está’; porque o Reino de Deus está dentro de vós" (Lc 17:20-21).

O crescimento do reino de Deus começa no interior de cada homem e se expande entre todos porque ao mesmo tempo em que somos únicos, se estamos ligados ao cabeça que é Cristo, somos apenas um, uma parte do Seu corpo. Assim, o reino cresce dentro, no interior de cada homem, e fora, entre todos nós.

A parábola fala que o crescimento do reino de Deus é comparável a um homem que lança a semente à terra. No mesmo capítulo, um pouco antes, Jesus já havia explicado aos discípulos o que significava essa semente: O semeador semeia a palavra (Mc 4:14). Então para que o reino de Deus cresça dentro de nós, é necessário que nós semeemos em nós mesmos a Palavra.

Muitos pensam que a salvação é o ponto de chegada de todo homem. Recebemos a Jesus e, no final, seremos salvos para ir ao céu. Isso é um engano. A salvação é simplesmente o ponto de partida. Quando recebemos a Jesus, somos salvos. E o que quer dizer isso? Somos libertos do jugo da escravidão, da força do pecado, recebemos de Deus provisão, proteção, promoção, plenitude e cura. A salvação é só o começo e traz conjuntamente uma obrigação: Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor (Fl 2:12). A salvação precisa ser desenvolvida, o reino precisa crescer dentro de nós, a Palavra precisa crescer em nós.

Aqui vem a parte de que mais gostei da parábola. O semeador, que Jesus disse ser o homem, eu e você, tem a obrigação de semear a Palavra. Pegamos a nossa Bíblia, lemos, meditamos, aplicamos e pronto. Está feita a nossa parte. Aparentemente nada mudou. Não conseguimos ver a Palavra crescendo dentro de nós. Muitas vezes parece que nem está lá, quando somos pegos de surpresa em situações que nos fazem titubear na nossa fé. Então, aparentemente, nada aconteceu. Não é assim que nos sentimos muitas vezes? Não parece que a leitura bíblica não está valendo de nada, não passa de mais uma obrigação?

Quando o semeador lança a semente ao solo, a impressão é a mesma. Foi feito um buraco, aplicada a semente, jogou-se terra em cima e quem pode ver o que está acontecendo naquele solo? Quem pode dizer se aquela semente morreu ou está brotando? Quando isso vai ser revelado? Resposta: o tempo e a fé. Isto mesmo: o tempo e a fé.

O que a fé tem a ver com isso? A fé que o semeador tem de que aquela semente está brotando o faz tomar todos os cuidados necessários. Ele rega a semente uma, duas, três vezes por dia, seis ou sete vezes por semana, limpa o terreno, não abre a terra novamente. Ele acredita que aquela semente tem dentro dela a força que carregam todas as sementes, o segredo da semente: a produção de acordo com a sua espécie.

Amigo, se a semente tem um poder bombástico de fazer brotar um fruto que não parece em nada com seu estado inicial – Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga (Mc 4:28) –, poder ainda maior tem a Palavra de Deus: Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei (Is 55:11).

Na parábola Jesus explica claramente que o responsável pelo crescimento dessa semente não somos nós; é Deus. Paulo também disse isso: Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento (I Co 3:6). Ou seja, uma pessoa pode, e deve, plantar, regar. E deve aguardar, pois Deus dará o crescimento. Ah, se dará!

Não se preocupe com os resultados exteriores, com o que é visível. Plante a Palavra no seu coração todo dia, dia após dia, com sol, com chuva, andando pelo caminho, assentado, ao levantar – Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares (Js 1:8-9). Nossa obrigação é apenas plantar a semente. Como diz o versículo: "Esforça-te e tem bom ânimo”. E não se preocupe, porque Deus está dando o crescimento. Pode ser que a semente esteja tão enterrada no solo do seu coração e seja ainda tão nova que não dê para ver nada. Pode ser que você já consiga ver uma erva, uma espiga, grãos maduros na espiga. Não pare.

E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará (II Co 9:6).

Colheita farta para você!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário