terça-feira, janeiro 01, 2013

Comece bem!

Tudo novo. Pelo menos é assim que se apresenta o primeiro dia do primeiro mês do novo ano - 01/01/2013. Parece apenas mais uma terça-feira e, ao mesmo tempo, um grande começo.


Convido você a, neste ano, colocar entre os seus alvos o conhecer a Deus mais de perto. Nada se compara a conhecer ao Senhor, a andar mais perto dEle, a deixar sobre Ele toda a nossa ansiedade, todas as nossas expectativas, a viver a Sua boa, perfeita e agradável vontade.


Muito se fala sobre novas metas neste começo de ano. E isso é maravilhoso. É ótimo e bíblico repensar. Há um texto muito lido na ceia que custou-me entender: "Se julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados;  mas sendo julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo" (1Co 11:31, 32). O que a Bíblia nos mostra é que, se nos julgássemos, se examinássemos sempre a nossa conduta e fizéssemos os reparos necessários, nem precisaríamos ser corrigidos, afinal, pai não tem prazer em disciplinar seu filho, mas, sim, em vê-lo andar em obediência.


Convido você a iniciar este ano cheio de grandes e boas expectativas. Esqueça o que foi ruim, o que não funcionou, as situaçoes que o fizeram sofrer ou que querem fazê-lo ainda preso a um ano que acabou. Não deixe sua mente em 2012. "Mas agora o  Senhor  Deus diz ao seu povo: 'Não fiquem lembrando do que aconteceu no passado, não continuem pensando nas coisas que fiz há muito tempo" (Is 43.18,19).


Ainda hoje, muitos pensam que os milagres e maravilhas que Jesus operava no passado eram só para aquele tempo. Talvez a questão nem seja o que a Bíblia relata que Deus fez, mas o que se viveu algum dia. Jamais se esqueça desta lição: "Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque nunca com sabedoria isso perguntarias" (Ec 7:10).


Liberte-se da pior prisão em que alguém pode estar: a da consciência. Se você errou, perdoe a si mesmo; se ficou decepcionado com algo ou com alguém, "bola pra frente". Ainda há tanto a acontecer, tanto a viver, tantas coisas boas nos aguardam!


Quero encorajá-lo, lembrando sobretudo que há poucos dias celebramos o nascimento daquEle que se chama Emanuel, ou seja, Deus conosco. Deus nos ama e está disposto a nos ajudar a cada dia, a fazer da nossa vida dias de glória!


Não posso deixar de continuar o texto que citei acima. Beba cada uma das palavras que estão aqui: "Pois agora vou fazer uma coisa nova, que logo vai acontecer, e, de repente, vocês a verão. Prepararei um caminho no deserto e farei com que estradas passem em terras secas.    Serei louvado pelos animais selvagens, pelos chacais e pelos avestruzes. Pois farei com que jorrem fontes no deserto e com que rios corram pelas terras secas, para dar de beber ao meu povo escolhido.    Este é o povo que criei para que fosse meu a fim de que desse louvores ao meu nome" (Is 43.19-21).


Deixe-me ainda conversar com você um pouquinho sobre o texto. O Senhor diz a nós hoje: "Vou fazer uma coisa nova". Prepare-se: Deus vai surpreendê-lo. Podemos até nos repetir, mas Ele decidiu fazer algo novo para nós, por nós, em nós. Deus não se cansa. Ele continua trabalhando por mim e por você.


E o que será que Ele vai fazer? Até onde está disposto a ir? Até às últimas consequências. Ele diz: "Abrirei caminhos no deserto e fonte na terra seca". Imagine o que é um caminho aberto no deserto! A paisagem é sempre igual, parece não ser possível abrir caminho num lugar onde a cada ventania a areia volta para onde estava. Marca-se o caminho, quando se olha para trás, onde está? Já foi. A areia não respeitou a marcação. Lembre-se de que aquEle que fez o deserto pode fazer um caminho lá quando quiser. Para Ele é fácil, fácil. Se alguma área da sua vida parece um deserto, se você não sabe onde vai dar alguma situação, não se preocupe: "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará" (Sl 37:5).


Último realce: "Abrirei rios em terra seca". Só Deus mesmo para fazê-lo. Como pode água jorrar numa terra seca? O natural não seria a terra absorver essa água antes que jorre? Deus pode. Seu coração pode estar completamente seco, suas finanças, seus relacionamentos, suas esperanças... Não importa! Deus está disposto a fazer jorrar rios onde você precisar.


Para encerrar, deixo a Bíblia responder à pergunta que você talvez queira fazer: "Como"? O endereço do texto é o mesmo: Isaías 43. "Aviva-me a memória, e juntos entremos em juízo; apresenta a tua causa, para que sejas justificado" (Is 43:26). Clame. Faça o Senhor lembrado das Suas promessas. Creia.


Viva o melhor ano da sua vida, vivendo seu melhor dia a cada amanhecer, tendo sempre as melhores expectativas, fazendo coisas novas. Não espere pelo melhor para amanhã. O melhor é para hoje, para agora. Deus é o nosso melhor; Deus faz para nós o melhor! Então, prepare-se para o melhor!


Um magnífico 2013!

Nenhum comentário:

Postar um comentário