terça-feira, outubro 09, 2012

Deus é Pai!

Dizem que só têm direito às melhores coisas os melhores. Se há uma palavra que move muita gente é esta: melhor. Não sei por que temos que ser excludentes: eu e mais ninguém. Não entendo por que temos que competir. E essa história vem de séculos.

Um dia os discípulos começaram a se preocupar com sua posição no reino de Deus. O que eles queriam saber era como fazer para ser o melhor: "Naquele momento os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram: 'Quem é o maior no Reino dos céus?' Chamando uma criança, colocou-a no meio deles,  e disse: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus" (Mt 18:1-3).

A competição não é de hoje. Esse negócio de quem é o maior, quem é o melhor, quem ganha mais é lamentável. O que ganha mais é o melhor? Ser o melhor garante o casamento mais feliz, mais sucesso na família, menos trabalho e mais prazer? Dificilmente. O que faz tudo funcionar na nossa vida não é a nossa posição, mas a nossa parceria com o Espírito Santo de Deus. A menos que não O atrapalhemos, será realizada a vontade boa, perfeita e agradável de Deus para nós.

Enquanto os discípulos perguntavam quem era o maior, Jesus iu com uma resposta impressionante: o reino de Deus não é dos maiores, mas dos que são como as crianças. Que declaração impressionante! Mais uma vez meu coração se enterneceu com a bondade de Deus. O amor dEle por nós é extraordinário mesmo!

Eu ainda não havia entendido o que Jesus queria dizer quando mandou que nos tornássemos como uma criança. Sempre pensei que o principal dessa passagem era que fôssemos perdoadores como as crianças, mas é muito mais do que isso. Esse versículo é libertador: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus" (Mt 18:3).

Falemos sobre as crianças. Crianças dão trabalho, muito trabalho. E não se espera que seja diferente. Precisam ser acompanhadas o tempo todo, vigiadas bem de perto, senão aprontam. Dizem que ter filho é "padecer" no paraíso. Alguns engraçadinhos dizem que é "pra descer" do paraíso. Brincadeiras à parte, é canseira, trabalho braçal até.

Crianças são teimosas. A própria Bíblia afirma isso: "A estultícia está ligada ao coração do menino, mas a vara da correção a afugentará dele" (Pv 22.15). A curiosidade da criança é maior do que seu desejo de obedecer. Por mais que você diga "não", basta deixar sem vigilância para ela pintar o sete, o oito, o dezoito.

Crianças precisam ser treinadas, porque lhes falta malícia, experiência, sabedoria. Você precisa ensiná-las o tempo todo, com insistência e sem descanso. Mandamos escovar os dentes e precisamos conferir o trabalho. São poucas vezes que não é preciso fazê-las voltar. Têm que ser mandadas constantemente: "Faça isso, faça aquilo. Já fez? Deixe-me conferir". Só acompanhando de pertinho.

Crianças são birrentas, insistentes, choronas, levadas. Sabe por que estou colocando apenas essas características ruins? Para que você se sinta tão livre quanto eu com essa informação. Deus espera de nós muito menos do que imaginamos. Ele sabe que somos teimosos, que vamos dar muito trabalho, que confiar não é tão simples quanto parece e nem tão fácil, que nossos desejos são muito mais fortes do que a vontade de obedecer quase sempre. Ele sabe que somos insistentes em algumas coisas que nem são tão boas, que somos infantis na hora de fazer-Lhe pedidos. Pedimos tantas coisas das quais não precisamos e tantos presentes que, se recebermos, irão nos destruir! Deus sabe que precisamos de um treinamento constante e paciente. O Senhor sabe que precisamos de vigilância todo tempo. Não é maravilhoso saber disso?

Tem muita gente por aí falando de um Deus que não existe: um ser carrancudo, nervoso, pronto a punir, mal-humorado, grosseiro. Deus nunca foi e nunca será assim.  Deus disse: "Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem" (Sl 103.13). Deus é o nosso Pai. E não é qualquer pai. É um Pai amoroso, compassivo, doce, terno, cheio de misericórdia, paciente, cheio de grandes expectativas acerca de Seus filhos. Aleluia! 

Sabe por que Deus tem grandes expectativas a nosso respeito? Porque conhece o nosso potencial, sabe que somos parecidos com Ele. E apesar de Suas expectativas, aceita com paciência nossa infantilidade, que Lhe é até agradável: "Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó" (Sl 103:14). Deus é um Pai infinitamente melhor do que nós, que lutamos tanto para sermos bons: "Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem"? (Lc 11:13).

Deus quer que sejamos como crianças: total e completamente dependentes do Pai, tranquilas em relação ao futuro, às próprias necessidades. Crianças confiam na capacidade de seus pais de cuidar delas (estou falando de crianças que têm uma boa família, como Deus planejou). Crianças não passam a noite acordada com medo de não ter leite de manhã. Vivem um dia após o outro e se divertem enquanto a vida passa.

Não aceite o peso das exigências que querem colocar sobre você. Deus é infinitamente melhor do que qualquer pai que você conheça. E está sempre pronto para nos estender a mão, para nos ensinar, nos alimentar, cuidar de nós com muito amor.

Verdadeiramente Deus é Pai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário