quarta-feira, setembro 05, 2012

Muito simples

Frequento a igreja desde antes de me entender por gente, amo ler a Bíblia, era assídua na escola dominical e tudo isso me fez aprender muito sobre Deus e crescer nas disciplinas espirituais. Mas algumas coisas a gente só aprende quando o Espírito Santo resolve revelar.

Ouvi pregaçōes sem conta com base no texto seguinte: "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (Jo 4.23). Explicaram-me que se Deus precisa procurar adoradores é porque não são fáceis de achar, que se a Bíblia fala de verdadeiros adoradores é porque existem os falsos, que os verdadeiros adoradores têm marcas especiais, mas nunca consegui entender o que queria dizer adorar em espírito e em verdade.

Por não saber exatamente do que o texto está a tratar, cheguei a orar dizendo: "Senhor, ensina-me a adorar em espírito e em verdade", ansiando por entender o que realmente isso significava.

"As coisas ocultas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas são para nós e nossos filhos para sempre” (Dt 29.28). Existem coisas que devemos compreender e outras que devemos esquecer. Entendo que o objetivo primordial da Bíblia é nos revelar Deus, ensinar-nos a nos relacionarmos com Ele. Se assim o é, aquilo que está escrito na Palavra só consta dela porque Deus tem interesse em que saibamos. Por isso não me conformo quando não consigo entender algo.

Nessa minha busca por entender esse texto, pedi ao Espírito Santo que me explicasse e ouvi a resposta na boca de um professor durante uma aula.

O que é adorar em espírito? É a adoração daqueles que nasceram de novo. Antes disso, estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Mas desde que aceitamos a Jesus, fomos vivificados em nosso espírito, o que quer dizer que o nosso espírito reviveu e mais: passamos a ser espírito - "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito” (Jo 3:6). Entendeu agora? É muito simples: Deus estava esperando pela adoração que seria promovida por todos os que nasceram de novo, que aceitaram a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, que têm o Espírito Santo morando dentro deles. E por quê? Porque esses se tornaram um com Ele: "Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele" (I Co 6:17). Quem é espírito não pode adorar sem ser no espírito.

É muito bom ser amigo de muita gente, ter comunhão com o povo de Deus, mas não há nada melhor do que um relacionamento em que há intimidade, em que você pode estar de alma desnuda, sem reservas, sem formalidades, totalmente à vontade. Deus ansiava por um relacionamento assim, o que era impossível aos homens da velha aliança, pois apenas pouquíssimos - reis e sacerdotes - tinham acesso a Ele e nem era um relacionamento tranquilo; tinha muitos requisitos, muitas formalidades.

Hoje podemos ter intimidade. Temos o próprio Deus, na pessoa do Espírito Santo, morando dentro de nós. Quer mais intimidade? Não precisamos orar para adorarmos em espírito; somos o próprio espírito vivificado em quem Deus tem prazer. Tão simples, não é?

Agora vem a segunda parte. Não basta apenas adorar em espírito; é preciso fazê-lo em verdade. É aí que mora o problema.

Tenho observado como somos falsos, descuidados, vazios na hora de adorar a Deus. Quantas oraçōes desprovidas de vida, assuntos repetidos, fala acelerada, parecendo apenas o cumprimento de um ritual que precisa acabar rapidamente, afinal, o prato está esfriando, a cama convidando ao sono, os participantes do momento impacientes?

Não são poucas as vezes em que cantamos coisas absurdas, totalmente sem base. Parecemos macacos de auditório: levante as mãos, e levantamos; dê um grito, e damos; pule, e pulamos; dê uma forte salva de palmas, e aplaudimos. Sequer pensamos no que estamos fazendo, sequer desejamos fazê-lo, mas estamos na massa: ou acompanhamos o todo ou somos devorados pelos fofoqueiros de plantão, que dizem: "Nossa, como você é frio"! Eu já cantei: "Quer vitória? Vá chorando, geme e chora". Por que precisamos gemer e chorar? Onde foi mesmo que Deus me mandou fazer isso para conseguir alguma coisa?

E a nossa leitura bíblica? Quantas vezes já pensamos: tomara o capítulo de hoje seja pequeno!

Adorar em espírito é fácil; está no sangue - graças a Deus fomos lavados pelo sangue de Jesus! Adorar em verdade também é fácil: basta querer e deixar-se envolver.

É isto o que o Senhor espera: a adoração de quem O ama mais do que a tudo, mais do que a todos, um relacionamento com alguém que seja verdadeiro. Pode escancarar. Ele tudo sabe, tudo conhece, tudo vê. E nos deixou um versículo chocante: "Eis que amas a verdade no íntimo" (Sl 51:6). Ele ama a verdade, mesmo que esta não seja lá tão agradável.

Adorar em espírito é um estado - quem é espírito não pode deixar de sê-lo, portanto não pode adorar de outra forma. Agora, adorar em verdade é uma decisão. Decida-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário