domingo, setembro 09, 2012

Esconde-esconde

O evangelho é uma escola. É necessário ir passando de grau em grau, subindo degrau a degrau para compreender as coisas de Deus. E não se pode parar. Aliás, é impossível parar. Ou estamos crescendo dia a dia, ou estamos nos enfraquecendo momento a momento.

Meu maridinho um dia citou um exemplo do qual jamais me esqueci. Ele disse que andar com Deus é como tentar subir por uma escada rolante que está descendo. Imagino que você, quando criança, já brincou disso. Se pararmos, a escada nos leva lá para baixo e dá-lhe queda.

Repito o texto de Oseias sobre o qual escrevi recentemente: "Conheçamos e prossigamos em conhecer a Deus". Não basta conhecer. É preciso prosseguir na experiência da Sua presença, na busca.

Ontem aprendi um pouco mais sobre Deus. Essa lição você já sabe há muito tempo, mas virou vida para mim só ontem.

Já falei algumas vezes aqui no blog sobre como me impressiona a história dos discípulos no caminho de Emaús. Eles andaram com Jesus por um longo caminho, mas não O reconheceram. Somente quando Jesus já estava para deixá-los, seus olhos se abriram. Acho muito triste essa passagem. Quanta coisa poderiam ter perguntado, quão melhor poderiam desfrutar da presença de Jesus se O tivessem reconhecido!

Muitas vezes orei, dizendo: "Senhor, não me permita passar por Ti sem reconhecer-Te"! Repeti incontáveis vezes nos meus momentos devocionais o texto: "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas" (Pv 3:5, 6). Eu dizia: "Senhor, revela-Te; quero tanto reconhecer-Te"!

Parecia muito difícil reconhecer o Senhor. Cheguei a pensar muitas vezes que Ele brincava de esconde-esconde comigo. Por onde andava? Onde estava? Como poderia encontrá-lo em meio a uma vida tão tumultuada?

Ontem Ele me lembrou aquilo que você já sabe há muito tempo: Ele está em todo lugar, em tudo e em todos. Ele espera que eu olhe para todos, absolutamente todo mundo, e O veja. Devo servir a todos como se fosse a Ele, devo falar com todos como se fosse com Ele, devo amar a todos como O amo, devo vê-lO em todos. Nossa, assim é impossível não reconhecê-lO! “O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram" (Mt 25:40).

O versículo acima faz parte de um texto muito conhecido em que Jesus diz ter tido fome, sede, ter estado nu e alguns O ajudaram e outros não. E ambas as pessoas fazem a Ele uma pergunta muito simples: "Senhor, quando te vimos" (Mt 25:30 e 44)? Ambos não reconheceram. A diferença entre os aprovados e os rejeitados foi: ajudaram as pessoas, foram movidos de compaixão.

Hoje Jesus acordou cedo aqui em casa e foi à igreja, enquanto eu estou aqui escrevendo. No quarto ao lado, Jesus ainda está deitado. Fazendo os deveres de casa, Jesus espera a minha ajuda. E logo, logo estará com fome. Que prato prepararei para Ele?

Não sai da minha cabeça a repreensão que recebi do meu marido no dia em que fomos pagar uma conta. Entreguei o boleto na mão da menina que estava no caixa sem olhar nos olhos dela. Dei o meu cartão, digitei a senha, recebi o comprovante e sequer a olhei. Fiz tudo isso conversando com o meu marido. Eram assuntos tão urgentes, eu estava tão absorta no meu mundo! Quando saí, meu marido me perguntou como fui capaz de agir daquela maneira? Ignorei completamente a moça. Como pude? Que insensibiidade! Jamais me esquecerei disso. Jesus estava lá do outro lado do vidro.

Jesus dirige no carro ao lado todos os dias; Jesus me espera nos semáforos, vendendo balinhas; Jesus limpa a minha casa, disciplina o trânsito, me dá ordens no trabalho, Jesus governa o meu País.

Não quero dizer que todas as pessoas são de Jesus, mas Ele me mandou: "Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para as pessoas, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo" (Cl 3:23, 24).

Melhor parar este post por aqui. Jesus está ficando nervoso me esperando ajudá-lo no dever! (kkkk)

Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário