domingo, setembro 30, 2012

Dia D

Estou num tempo de muita reflexão. Envelhecer tem-me feito bem em muitos aspectos. Estou mais aluna e menos professora, mais consciente do quanto não sei do que de tudo o que sei e isso me enche de expectativas - há muito mais a aprender do que já aprendi até agora; a vida é realmente fascinante! Lembro-me das inúmeras vezes em que era repreendida pela minha mãe e, antes que ela terminasse de falar, eu respondia: "Já sei, já sei". Não sabia mesmo.

Até pouco tempo, a vida se me parecia uma sucessão de acontecimentos. Se tivesse de desenhá-la, a representaria como uma agenda repleta de compromissos. Estive ocupada, muitíssimo ocupada durante muito tempo e foi perfeito. Conquistei muita coisa e isso me dá certa tranquilidade para esta fase da minha vida em que não estou disposta a conquistar "muita coisa", mas a conquistar "muitas pessoas".

Estou aprendendo a amar a vida e não apenas a vivê-la. Escrevo frequentemente num caderninho - você tem visto como gosto de escrever, não é? -, onde registro as vitórias e derrotas de cada dia e hoje estava pensando em como Deus tem sido maravilhoso comigo. Tenho inúmeras vezes mais motivos para comemorar do que coisas de que me queixar.

O texto do meu coração hoje é: "Pois, quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal” (I Pe 3:10-12).

Não sei como você acordou hoje: se com aquela alegria indizível de estar vivo ou com aquela tristeza só de pensar que está diante de mais um dia em que tudo parece igual. Só sei que, para viver bem, é preciso amar a vida. Não basta viver, não basta enfrentar os dias que se sucedem; é imprescindível amar a vida. E como completa o texto aí de cima: podemos ver dias felizes, quer dizer, estar sempre cheios de grandes e boas expectativas.

O apóstolo Pedro dá alguns conselhos para quem quer amar a vida e viver dias felizes. O primeiro deles é: guarde as suas palavras. Confesso que sempre relacionei esse texto, quando o lia, às minhas conversas com os outros. Pensava: para viver bem, preciso ter muito cuidado ao conversar com os outros. Mas não converso tanto assim com os outros. Na maior parte das vezes, converso é comigo mesma. Segundo a psicologia, temos cerca de seis mil pensamentos por dia. Falo comigo cerca de seis mil coisas por dia. Então preciso ter muito cuidado com o que estou contando a mim mesma durante todo o tempo, porque esses pensamentos ou estão me animando ou me deprimindo.

O segundo conselho de Pedro é: afaste-se do mal e junte-se ao bem. Se é possível, afaste-se de tudo o que o faz sofrer, se ainda não é possível concentre-se em meios de fazê-lo. Não nascemos para sofrer. A vida é um presente, mas é breve, por isso devemos sorvê-la lenta e prazerosamente. E em grande medida o sofrimento que enfrentamos tem muito mais a ver com o que causamos a nós mesmos ou permitimos que nos causem do que com as atitudes de outros em relação a nós.

Depois Pedro aconselha - lembrando: todos esses conselhos são para aqueles que querem amar a vida -: busque a paz."Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens" (Rm 12:18). Não podemos responder pelos outros, por isso a sábia Bíblia nos instrui a andar em paz tanto quanto depender de nós. Respire fundo, conte até dez, até cem, até mil... Não me arrependo das broncas que não dei nos meus filhos; arrependo-me daquelas que dei e depois percebi que eram desnecessárias ou além da medida. Mas também não paro no tempo para me lamentar. Hoje é um novo dia, com novas possibilidades, com novas oportunidades de acertar: "Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama hoje” (Hb 3:13). Não dá para reviver o ontem e não adianta me lamentar. Melhor mesmo é fazer o hoje valer a pena.

Concluindo o assunto, Pedro diz: "Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal” (I Pe 3:12). Trocando em miúdos: aqueles que querem amar a vida e ver dias felizes e seguirem esses conselhos terão a ajuda de Deus. Fechou com chave de ouro. O Senhor está olhando do céu. Quem deseja o bem e está disposto a agir corretamente para alcançá-lo conta com a ajuda de Deus. E se Ele nos ajuda, de que mais podemos precisar?

"Que diremos, pois, diante dessas coisas [oposiçōes, problemas, necessidades]? Se Deus é por nós, quem será contra nós?  Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?  Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.  Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.  Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?" (Rm 8:31-35).

Ei, Deus está disposto a ajudá-lo a fazer do dia de hoje o Dia D.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário