quinta-feira, agosto 16, 2012

Descasque o abacaxi

Nestes tempos de provas na escola, o que mais ouço meus filhos dizerem é que gostariam muitíssimo de que a escola não existisse. Choro de rir. Falam que odeiam matemática, português, dever de casa, estudar para a prova. Não é verdade que "odeiam". Essa palavra é pesada. A verdade é que amam gastar o tempo com outras coisas como videogame, bicicleta e futebol - mais com o videogame do que com os outros dois.

Há uma difença gritante de proveito entre uma e outras coisas. A escola trará benefícios que nem de longe conseguem entender. Se soubessem a importância de aprender o máximo no mínimo de tempo, priorizariam os estudos. Mas eles não têm maturidade para entender o caminho do sucesso: "Quem presta atenção no que lhe ensinam terá sucesso; quem confia no Senhor será feliz" (Pv 16:20).

Meus filhos são novos. Nem que seja na marra, passarão de ano, pois eu, mais do que ninguém, decido guiá-los nesse caminho.

Sorte diversa têm os alunos da escola do Espírito Santo. Quantos de nós, apesar de anos frequentando a igreja aos domingos, não temos amadurecido e continuamos a priorizar o que não é prioridade, a nos comportar como crianças, "odiando" ou desprezando o que nos é extremamente útil e amando aquilo que é fútil?

Hoje estava meditando no livro de Tiago, quando fui parada no seguinte texto: "Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos" (Ti 1:5). Que coisa maravilhosa pedir sabedoria e receber sabedoria não é mesmo? Eu lia esse texto e pensava assim: é como pedir um carro e encontrar o carro zerinho lá na garagem. Que maravilha! Então fui surpreendida com um pensamento muito estranho que já vou contar.

Seria muito bom se Deus agisse como uma fada com varinha de condão. Você pede paciência e ganha paciência; pede amor e ganha amor; pede dinheiro e ganha dinheiro... Acho que eu me especializaria na oração. Peço e recebo, peço e recebo? Beleza. Vamos orar, comer e dormir. Mas Deus se parece comigo - aliás, eu que quero me parecer com Ele: meus filhos pedem ajuda no dever de casa e eu respondo que vou corrigir e ensinar aquilo que errarem. Já não está bom?

A questão é que os presentes de Deus vêm dentro de umas embalagens que, às vezes, são dificílimas de abrir. A fruta de que mais gosto, o abacaxi, vem dentro de uma casca que machuca; o sol que me bronzeia também pode me queimar; a água que nos refresca é preciso furar um poço para encontrar; as frutas e verduras com que nos deliciamos precisam ser plantadas, regadas, adubadas, demoram a crescer e dão um trabalhão.

Não é porque os presentes não vieram como desejamos que Deus não nos respondeu, não nos ouviu ou não cumpriu a Sua Palavra: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre" (Mt 7:7, 8). O problema mesmo é nossa preguiça de abrir a embalagem.

Voltando ao versículo lá de cima, eu pensava que pedia a Deus sabedoria e ele injetava um pouquinho na minha mente. Assim, pedi e recebi. Terminei a minha oração? Creio que Ele me atendeu, afinal: "Peça-a [sabedoria], porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. (Ti 1:6, 7). Peço com fé e, se creio, recebo.

Hoje orei, pedindo sabedoria. E a impressão que tive é que Deus pegou um livro pesado e colocou no meu colo. Como assim? Exatamente desse jeito. Já pensou em chegar para a professora da escola e dizer: "Professora, você pode me dar um dez"? E ela responde: "Claro. Estude os dez primeiros capítulos do livro e tirará dez".

Os presentes de Deus são mais ou menos assim: quer sabedoria? Pegue a Bíblia e comece a aprender, fale com o Espírito Santo e ouça o que Ele tem a dizer, pratique o que aprendeu, conviva com gente sábia, leia especialmente o livro de Provérbios e por aí vai. Em outras palavras: descasque o abacaxi e tire o mel de dentro.

Deus não é uma fada com uma varinha mágica. Ele já nos deu tudo de que precisamos: "Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude" (II Pe 1:3). Agora extrair o diamante no garimpo, extrair o mel do abacaxi, crescer em paciência em meio a um mundo estressado é obrigação nossa.

O que Jesus falou é verdade: "Está consumado" (Jo 19.30). A parte dEle está prontinha. Falta a nossa. Quer sabedoria? Quer mesmo sabedoria? Pague o preço, abra a embalagem, descasque o abacaxi. Não adianta ficar esperando a "mamãe" mandar estudar. Sejamos maduros. Só falta fazermos a nossa parte.

Em tempos de provas - e quantas provas! -, melhor estudar, concorda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário