segunda-feira, julho 16, 2012

Tire o terceiro da relação

Foram quatro anos e meio de namoro até chegar o grande dia do meu casamento com o Ricardo. Ainda me lembro dos primeiros dias, de quando nos conhecemos. Ficávamos cercados de amigos comuns. Eles conduziam a conversa, participavam de tudo, eram totalmente necessários. Sem eles, nem nos achegávamos. Durante algum tempo, foram o nosso elo.

Mas o tempo foi passando e eles se tornando cada vez menos necessários. Aos poucos fomos abandonando um a um em prol do crescimento do nosso relacionamento, do desenvolvimento de uma intimidade totalmente necessária. Sem ela, jamais dois seriam um, como diz a Palavra: "E serão os dois uma só carne" (Gn 2.24).

Quando conhecemos a Jesus, o processo é muito semelhante ao do casamento. Paulo escreveu um capítulo no livro de Efésios fazendo um paralelo entre o mistério do casamento e o mistério do relacionamento entre Cristo e a igreja (Ef 5). A Bíblia fala que Cristo é o noivo e a igreja, a noiva. E as bodas estão sendo preparadas. Em breve nos casaremos. Como podem duas pessoas se casar sem que tenham intimidade?

Conhecemos a Jesus através de terceiras pessoas. Elas nos ajudam na caminhada, nos falam dos feitos do Salvador, que é inicialmente um ilustre desconhecido, nos animam, ajudam a nos conduzir. Mas o relacionamento precisa crescer. Precisamos conhecer a Jesus não só pelo que os outros falam dEle. O terceiro da relação precisa ir ficando de lado, a ponto de não mais precisarmos dele.

Se nosso relacionamento com Deus depende dos outros, vai muito mal. Não é normal ficarmos pedindo oração sempre; precisamos orar nós mesmos, até porque quem é sábio não abre totalmente o coração com terceiras pessoas. Precisamos ouvir Deus falar, mas não apenas através dos pastores. Precisamos saber de Deus não apenas o que os outros nos contam.

Hoje o post é para incentivar você a tirar o terceiro da relação. Nada melhor do que um papo só a dois. Aliás, muitos casamentos fracassam exatamente por isto: o espaço a dois vai diminuindo, diminuindo, a intimidade vai ficando de lado, até não se saber mais usufruir da presença um do outro. Todo casal precisa de momentos a sós. Se todo dia, melhor ainda. Por isso mesmo as devocionais são tão importantes. Todos os dias, eu e Deus. Ele me fala, eu ouço; eu falo, Ele me compreende, me suporta, me transforma, me ama.

Busque ao Senhor. "Conheçamos, prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída é certa como a alva; e ele descerá sobre nós como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra" (Os 6:3).

Humanamente falando, não há muitas garantias de que os outros queiram crescer em intimidade conosco. Quem de nós nunca sofreu a dor de uma rejeição? Mas, em se tratando de Deus, cada vez que nos aproximamos, mais Ele também se aproxima - "Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós" (Ti 4:8); "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mt 11:28); "Com amor eterno te amei; também com amável benignidade te atraí" (Jr 31:3). Posso garantir uma coisa a você: por Jesus, você jamais será rejeitado. "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" (Jo 6.37).

Se você também aguarda o dia em que se casará com Jesus, melhor tirar o terceiro da relação. Um é pouco, dois é bom, três é demais!

Bom-dia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário