quinta-feira, julho 05, 2012

Perdas e mais perdas

O texto de hoje vai para você que tem acumulado muitas perdas ao longo do caminho, que, às vezes, se sente desanimado, desiludido com o rumo que a vida tomou, sem esperanças, sem alegria.

Ah, como a Bíblia nos ensina! E como são difíceis algumas lições! Infelizmente algumas coisas só entendemos pela experiência.

Preste atenção neste ensinamento aqui: "Porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á" (Mt 16:25).

Há quem pense que o texto está a fazer referência aos mártires, àqueles que perderam ou ainda perderão suas vidas nas guerras religiosas, na defesa da fé. Se for assim, não podemos mesmo dizer que esse texto se aplica a nós, cidadãos de países onde a liberdade religiosa é um direito. Mas não é bem assim. O texto está ensinando que quem perde a vida por amor a Jesus - à Palavra, aos princípios ensinados pelo Mestre - terá a vida verdadeira.

Muitas pessoas estão, há tempos, acumulando perdas, seja nas disputas no trabalho, no ministério, na família, em relacionamentos, por oportunidades, por espaço. A nossa geração sabe como nenhuma outra competir. Desde a escola estamos sendo treinados para sobreviver na selva de um mundo competitivo.

Perder a vida nesse contexto é simplesmente obedecer aos princípios da Palavra de um modo tão ferrenho que não sobre a que apegar-se. Humanamente falando, é parecer um otário: quando confrontado por acusações falsas, resolver não se defender, principalmente quando se sabe ter nas mãos armas para destruir a reputação alheia; assombrado pela perspectiva de más notícias, manter-se firme, sabendo que, mais cedo ou mais tarde o Redentor se levantará para auxiliar; vilipendiado, roubado, vitimado por qualquer circunstância, suportar tudo com paciência. E tudo faz para obedecer aos princípios da Palavra: não devolva o mal com o mal, não tema más notícias, não se associe às obras infrutíferas das trevas, a quem te pedir que ande uma milha ande duas, a quem te bater numa face ofereça também a outra, a quem te pedir a túnica dá também a capa.

Tudo isso parece o fim da linha. Tem horas que a vontade é botar a boca no trombone. É exatamente isso o que o adversário quer. Satanás não pode prevalecer contra nós, afinal, como diz o livro de Efésios, estamos assentados com Cristo nas regiões celestiais. Assim, ele não pode nos tirar de lá. Então espera que nós mesmos nos rebaixemos, saiamos da nossa posição elevada de mais que vencedores. Se isso acontece, ficamos desprotegidos, perdemos o escudo que nos cerca simplesmente porque Cristo não desfaz Sua própria Palavra, não ajuda ninguém que vai contra Seus princípios.

Repito: pode até parecer que isso tudo é coisa de otário, que o fato de não revidar revela que você admite ter culpa no cartório ou que o adversário é realmente uma pessoa de caráter ilibado. Pode parecer que o que dizem de você, todas as acusações falsas têm algum fundo de verdade. Pode parecer que você perdeu. Errado. Você ganhou.

Quem obedece a Deus está em outro nível. Pode se entristecer, mas em seu espírito recebe a confirmação que realmente importa: vai valer a pena, está valendo a pena, já valeu a pena. "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos" (II Co 4:8-10).

Não desista, não se rebaixe, não desça do salto, não lute com armas que não são suas. Lembre-se de que você tem a natureza de Cristo. É impossível alguém derrotá-lo. Você é mais que vencedor, por isso: "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem" (Rm 12:21). Ninguém é capaz de vencê-lo. Só você pode se deixar vencer.

Pode até parecer que você está perdendo, mas nem tudo é como parece! Aguente firme. Continue como está: mais que vencedor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário