sábado, julho 07, 2012

O mais e o menos

O que você acha melhor: ser muito sábio e, por causa disso, enfrentar provas muito difíceis, ter muitas cobranças e saber que de você muito será exigido ou não ser nada sábio, mas viver confortável com a mediocridade - uso essa palavra não no sentido pejorativo, mas de mediano?

Por que estou tratando desse assunto? Bom, estava no salão de beleza ontem de manhã. Como sempre, tirei da minha bolsa o livro da vez e comecei a ler. Qual era o livro? Um pequenino exemplar dos evangelhos, daqueles que os Gideões dão por aí. O meu inclui os livros de Salmos e Provérbios.

Enquanto a cabeleireira cortava o meu cabelo, o Espírito Santo me dava aulas no livro de Romanos, até que fui interrompida pela pergunta: "Esse seu livrinho é dos evangelhos"? Eu disse que sim e iniciamos uma conversa. Então ela me disse: "Cuidado com esse negócio de ficar lendo muito a Bíblia; a quem muito é dado muito será cobrado". É.. Como muitos, ela "sabe" Bíblia: "Assim será pedido muito de quem recebe muito; e, daquele a quem muito é dado, muito mais será pedido" (Lc 12:48).

Engraçado, nunca ouvi alguém dizer: "Cuidado com esse negócio de ganhar muito dinheiro; você pode ter de administrar muitos bens". Por que será, então, que tantos se preocupam com o quanto se sabe de Deus, que é a própria essência da sabedoria?

Quero expor o que penso sobre o assunto. Primeiro, a visão que as pessoas têm de Deus é péssima. Ainda veem o Senhor como um carrasco. A Parábola dos Talentos mostra isso fielmente: “Eu sei que o senhor é um homem duro, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Fiquei com medo e por isso escondi o seu dinheiro na terra. Veja! Aqui está o seu dinheiro" (Mt 25.24,25). Três homens ganharam quantidades diferentes de dinheiro. O que ganhou mais produziu e multiplicou mais, o que ganhou menos guardou e nem teve coragem de investir. Por que um ganhou mais e outro ganhou menos? "E lhes deu dinheiro de acordo com a capacidade de cada um" (Mt 25:15). Deus nunca é injusto. Cada um tem o que pode ter. Aumente a capacidade e aumentará a colheita.

Todos nós recebemos certa "quantidade" de sabedoria, uns mais e outros menos. Mas há sabedoria ilimitada à disposição de quem quiser. Podemos buscar: "Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos" (Ti 1:5).

A sabedoria tem muita utilidade. Capítulos inteiros são escritos sobre o que ela traz no livro de Provérios. Ela enriquece, alegra a vida, dá saúde, traz honra, prosperidade e muitas outras coisas boas. Como pode alguém preferir não saber? Deus é bom. Faz parte do Seu caráter ser bom, por isso, não deveríamos jamais temer essa cobrança. Muito será cobrado, mas muito mais condições teremos de ser aprovados.

Segunda consideração: quem prefere ter uma "cobrança menor" desconsidera a necessidade da sabedoria para a vida. O que é melhor: ter terceiro grau completo ou só o primeiro? Quem tem só o primeiro tem menos cobranças de um lado, faz provas mais fáceis, mas, ao mesmo tempo, a vida para ele é mais dura, as oportunidades são menores. Ele só pode ocupar a vaga de empregos para os quais só o primeiro grau é exigido. Quem tem terceiro grau, no entanto, pode ocupar as vagas de empregos para os quais se exige primeiro grau, segundo grau ou terceiro grau. Tem mais oportunidades, não é mesmo?

A sabedoria é um artigo vital para sermos bem-sucedidos. O sábio Mike Murdock já disse que nós não temos problemas. Temos, sim, falta de sabedoria para lidar com as questões da vida. Assim: não temos problemas nas finanças; temos falta de sabedoria para lidar com dinheiro. Não temos problema no casamento; temos falta de sabedoria em lidar com questões relativas a relacionamento conjugal e assim por diante. Concordo totalmente com ele.

É preciso considerar a sabedoria como uma necessidade. "A sabedoria é a coisa principal" (Pv 4:7). Se a Bíblia diz que ela é a coisa principal é porque é a principal. E acrescenta: "Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela" (Pv 8:11).

Não posso encerrar este post sem dizer algo muito importante: o mais atrai o mais e o menos faz perder tudo. "Porque aquele que tem muito receberá mais e assim terá mais ainda; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele" (Mt 25:29). Quem tem receberá mais e mais; quem não tem estará cada dia mais enrolado. Esse é um princípio bíblico fantástico e facilmente comprovado.

Você certamente já ouviu dizer que dinheiro atrai dinheiro, não é? Pois é. A quem tem será dado. Quanto mais rico, mais benesses tem. Quem tem um excelente cartão de crédito e paga contas altas nele recebe pontos como benefício e estes podem ser convertidos em inúmeros produtos, inclusive passagens de avião, salas vip (onde o ambiente é maravilhoso e a comida de graça), cortesias em muitas coisas. É o dinheiro atraindo dinheiro.

O princípio continua: a quem não tem até o que tem será tirado. Você já viu gente que começa a gastar, se endivida e o banco começa a tirar, tirar, tirar, aumentar, aumentar, aumentar a dívida de forma que, no final, a pessoa paga o que deve e ainda mais duas vezes o valor, ou seja, paga também o que não devia?

Se é para ter medo de alguma coisa, melhor que seja do menos do que do mais. É melhor ter muito e ser muito cobrado do que ter pouco e ver o pouco se esvaindo. E quando se trata de sabedoria então... Quando se trata de conhecimento de Deus, nem se fala.

Não tenha medo da cobrança de Deus. Davi desobedeceu a Deus certa vez e Este propôs a ele duas formas de ser corrigido: por Deus ou pelo homem. Sabiamente Davi escolheu cair nas mãos de Deus: "Então, disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu" (II Sm 24:14).

Queira saber muito, queira crescer em conhecimento diante de Deus e diante dos homens, queira mais! Acredite que, quanto mais você souber, mais respostas certas dará. E olha que a vida faz perguntas, viu? Quantas perguntas!

Prefira o mais e não o menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário