segunda-feira, julho 23, 2012

Cresça e apareça!

Eu já perguntei, ouvi outros perguntarem e estou quase certo de que você também já fez a seguinte pergunta: qual é a vontade de Deus para a minha vida? Já cheguei a ter muito medo de deixar o tempo passar sem estar fazendo aquilo que Deus quer. Pensava: já pensou que caos seria chegar ao céu e descobrir que Deus tinha planejado para mim coisas extraordinárias e eu estraguei tudo?

Já disse que resolvi acreditar na Bíblia de todo o meu coração. Procuro não duvidar de absolutamente nada. Para mim é assim: está escrito? Então é verdade, vai-se cumprir, pronto e acabou. Não tem essa de: será que é assim mesmo? Será que isso ainda vale para hoje? Deus escreveu, selou e eu acredito e ando nessa verdade.

Se é assim - e é para mim - estou sendo conduzida dia a dia para mais perto de Deus, estou sendo guiada pela Sua boa mão, minha vereda está brilhando cada dia mais, Ele não permitirá que o meu pé vacile, todas as coisas cooperam para o meu bem, em todas as coisas sou mais do que vencedora, ainda que a figueira não floresça, não haja fruto na vide... (não haja sinais externos de que as promessas vão se cumprir) todavia eu me alegrarei no Senhor. Não vou continuar a escrever aqui os textos que vêm ao meu coração, mas sei que você sabe muitos outros e poderia completar o que digo aqui com facilidade. A Bíblia diz que é assim? Então é.

A única pessoa que pode impedir os planos de Deus, a Sua vontade boa, perfeita e agradável de se realizar em minha vida sou eu mesma. Tenho livre arbítrio, ou seja, plena liberdade para deixar ou não Deus me conduzir. Deus optou por criar apenas seres livres. Ninguém Lhe obedece por obrigação. Lúcifer optou por desobedecer, um terço dos anjos optaram por segui-lo e ainda hoje muitos optam por negar a Deus. Somos livres. Não somos robôs, nem um projeto feito em série.

Nessa vontade boa, perfeita e agradável tenho muitas opções. Posso escolher bons caminhos e contar com a bênção de Deus. Não creio que está tudo definido. Creio, sim, que Deus abençoa muitas das minhas escolhas. Por exemplo: não creio que o Senhor tenha escolhido uma pessoa para cada pessoa. Deus não escolheu o Ricardo para mim. Eu o escolhi e Ele abençoou sobremaneira. Deus não escolheu a Dilma para governar o Brasil. Nós brasileiros a escolhemos e o Senhor permitiu que ela tomasse posse e assumisse o governo e quanto mais nós, povo de Deus, orarmos pelo seu governo, melhor será para nós todos.

Sabe por que estou dizendo tudo isso? Porque temos a liberdade de escolher muitas coisas e somos responsáveis por essas escolhas. Lembro-me agora de um texto que diz: "De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados" (Lm 3.39). Quexamo-nos de Deus quando estamos apenas colhendo do que plantamos: "A falta de juízo é o que faz a pessoa cair na desgraça; no entanto ela põe a culpa em Deus, o Senhor" (Pv 19:3). Repito: somos responsáveis pelas nossas escolhas.

Sei também que uma coisa é fato: ninguém pode fazer uma escolha certa se não sabe o que é o correto. Por isso, saber o que a Bíblia diz é essencial. Nela está revelado tudo o que é vontade de Deus, tudo o que pode nos levar a um bom futuro. Muitas coisas essenciais para o nosso sucesso estão escritas ali e muitos alertas com respeito ao que evitar.

Algumas coisas definitivamente são vontade de Deus e nos conduzirão a um caminho de paz, de sucesso e de realizações. Saber quais são elas é, então, uma condição "sine qua non" para quem quer não se arrepender no futuro das próprias decisões.

Para você que um dia orou como eu, perguntando: "Senhor, qual é a Sua vontade para a minha vida"?, exponho aqui uma das respostas - sei que há várias outras, mas quero falar desta: "E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Crescei, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai" (Gn 1:28).

Logo que Deus fez o homem, este foi o primeiro "conselho" dado a ele: crescei.

Crescer faz parte do processo natural da vida. A menos que haja algum problema, alguma doença ou condição desfavorável, o normal é que as pessoas cresçam. Mas com uma parte desse processo temos que colaborar: alimentação, exercícios, cuidados básicos.

O mesmo acontece espiritualmente. Está escrito em II Pedro 3.18: "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo", isto quer dizer: faça as disciplinas básicas para que possa crescer, alimente-se da Palavra, vida uma vida piedosa, obedeça aos mandamentos, exercite-se no amor... Pedro disse que nós precisamos desejar tomar o leite espiritual para crescer: "Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo" (I Pe 2.2). Tem gente que não está crescendo simplesmente porque não quer se alimentar de Deus.

Se há algo com o que devemos nos preocupar é com o nosso crescimento espiritual. É anormal ver gente que diz andar com Deus, conhecer a Deus não saber andar com seus próprios pés, não saber embasar sua crença, deixar-se ser levado por toda sorte de doutrinas. Paulo fez um elogio maravilhoso aos tessalonissenses, dizendo: "Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é de razão, porque a vossa fé cresce muitíssimo, e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros" (II Ts 1:3). Cada dia a igreja estava mais madura, mais sarada, mais amorosa, por quê? Porque a fé crescia.

Como está você: cada dia mais feliz, a despeito das circunstâncias? Em paz, mesmo em meio à tormenta? Crendo, apesar de nada ver? Sabendo responder a todo o que pergunta a razão da sua fé?

Tudo de que precisamos para crescer é andar na Palavra de Deus, deixá-lo trabalhar em nós, ajustar-nos. Se estivermos assim, não tem erro: vamos crescer e aparecer! "No qual [em Jesus] todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor" (Ef 2.21). Quando Deus é conosco, não tem erro: crescer é mais que natural. Basta nos alimentarmos de Deus todo dia.

Cresça e apareça!





Nenhum comentário:

Postar um comentário