sexta-feira, julho 27, 2012

Antes e depois

Imagino que você tenha acordado hoje e recomeçado as suas atividades como sempre. Parece ser só mais um dia, mais uma sexta-feira, mais uma véspera de fim de semana, mais um dia de trabalho. O que pode haver de especial? Não são todos os dias uma sucessão de horas que devem ser preenchidas com atividades e mais atividades? Não somos obrigados aos mesmos rituais da sexta passada com algumas pequenas variações? O que poderia fazer de hoje o dia D, o evento do ano, o marco: antes da sexta-feira 27 e depois da sexta-feira 27?

Pequenas coisas podem transformar o dia de hoje no dia mais surpreendente deste ano. Na verdade, uma pequenina coisa. Duas irmãs conhecem bem essa história. Um dia receberam uma visita: era Jesus. A primeira delas, Maria, achou aquela visita tão especial, tão especial que não quis sair de perto. Esqueceu-se de que visitas devem ser servidas - que vexame, que descuido para uma mulher! A segunda, Marta, também achou muito importante aquela visita e resolveu preparar-lhe o ambiente perfeito. Enquanto aquelas poucas horas que a visita permanecia em sua casa passavam, ela trabalhava, trabalhava, trabalhava. A cada segundo ficava mais próxima a partida da visita, mas ela não percebia. Em vez de aproveitar as quatro horas de presença do Mestre, queria eternizar os quinze minutos em que ele comeria do seu banquete. Então o lindo Jesus nos ensina a lição espetacular que quero colocar no meu nome (coloque no seu também): "Mas respondeu-lhe o Senhor: Keila, Keila, estás ansiosa e te ocupas com muitas coisas. Entretanto, poucas são necessárias ou, antes, uma só" (Lc 10:41, 42). O que é essa uma só coisa? Desfrutar da presença de Jesus.

Talvez você me diga que era fácil para Marta fazer a escolha certa. Jesus estava lá em carne e osso, certo? Certo. E hoje? Hoje está mais perto do que nunca: Ele habita em nós. "Eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! (Mt 28:20).

Quero que você tenha uma ideia do poder extraordinário de um único momento, de um único minuto do seu dia. Certa vez um homem chamado Jabez resolveu orar. O livro que registra sua oração se chama Crônicas e o capítulo em que essa história está escrita é todinho assim: fulano gerou cicrano, que gerou beltrano, que gerou, que gerou, que gerou... As coisas se sucediam naturalmente, o capítulo estava chato - talvez seja assim também o seu dia: as horas se sucedem, o dia é chato. Mas houve um ponto no meio do caminho. E quem fez esse ponto? Jabez.

Quem era esse homem? Simplesmente mais um nome na geneaologia. Não tinha nada de especial. Aliás, o comecinho da sua história não parece nada legal: "E sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque o dei à luz com tristeza" (I Cr 4:9). Quem era Jabez? O filho da tristeza. Misericórdia! Eu não qieria ser conhecida como a filha da tristeza.

Mas esse homem notável não deixou a sua biografia ficar assim. Ele resolveu pôr um ponto na sua sina. "Jabez invocou ao Deus de Israel, dizendo: Oxalá que me abençoes, e estendas os meus termos, que a tua mão seja comigo e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha tristeza" (I Cr 4:10). Ele poderia ter se conformado: "sou filho da tristeza e vou viver na tristeza". Mas não. Ele fez o principal: orou, pediu a Deus que interviesse em sua história. E o que aconteceu? Está no mesmo versículo: "Deus concedeu-lhe o que lhe tinha pedido".

Não sei se você já pensou no poder bombástico de um minuto com Deus em oração, de um único pedido atendido. Eu não colei ali em cima, mas o primeiro pedacinho da história de Jabez, antes mesmo de dizer que ele era o filho da tristeza, é este aqui: "E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos" (I Cr 4:9). Uma oração, poucas frases que podem ser ditas em menos de um minuto, um efeito surpreendente.

Hoje quero incentivá-lo a orar, a colocar um ponto no meio do seu dia, a incluir um marco na sua biografia. Pode não parecer, mas a oração tem um efeito bombástico no mundo espiritual e no nosso mundo interior.

Muitas vezes orar parece uma disciplina solitária e ineficaz, principalmente quando nosso assunto é vazio ou quando repetimos aqueles mesmos jargões de sempre. Quem poderia imaginar que uma oração tão simples, tão desprovida de palavras bonitas poderia transformar completamente o futuro de Jabez a ponto de este merecer parar um capítilo inteiro? "A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" (Ti 5:16).

Sua vida pode ter um marco: antes da oração de hoje/depois da oração de hoje. Você não precisa ir ao monte, fazer vigília, escolher palavras, pedir ajuda, fazer um curso. Basta fechar os olhos para se libertar do mundo exterior, das coisas que querem chamar a sua atenção e atrapalhar o processo e dizer aquilo que está no fundinho do coração. E pode ser qualquer coisa, qualquer coisa mesmo. O assunto pode ser suas inquietações com relação ao futuro, a falta de paz em casa, o excesso de dívidas que assumiu e a incapacidade para quitá-las, a frustração por não ser ou ter aquilo que esperava, o seu relacionamento com alguém, a sua saúde ou a de alguém próximo. Não importa o assunto. Deus ama ouvir: "O sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o seu contentamento" (Pv 15:8).

Deus não mudou: "Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos" (Ml 3:6). O mesmo Deus que fez de Jabez o maior da sua casa, uma exceção em meio a tantas gerações, um parênteses num capítulo por causa de uma simples oração, continua vivo e atuante, disponível. Ele espera ouvir a nossa oração e tem prazer em atendê-la. Estou convicta de que Ele gostaria muito de que você soubesse que sua história está a poucas palavras, a poucos minutos de uma mudança radical se você quiser. Basta seguir o exemplo de Jabez - poucas palavras, poucos minutos, uma oração, uma única oração.

Sobre o antes, nada a fazer; mas sobre o depois, um futuro glorioso se Deus estiver envolvido, se eu fizer uma pausa no meu dia, na minha vida e clamar. "Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu; e o salvou de todas as suas angústias" (Sl 34:6).

Um coisa, uma única coisa é necessária. Uma coisa, uma única coisa pode dividir a sua história em antes e depois.

Deixe Deus ouvi-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário