terça-feira, junho 26, 2012

Papo muito sério

Hoje a palavra é de alerta e o texto do coração é: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar (Is 55:6-7).

Nunca duvide da bondade de Deus, mas também nunca despreze aquilo que Ele lhe tem oferecido. Como diz o próprio texto aí de cima, há um tempo em que Deus se deixa achar. Ele está sempre disponível, mas nem sempre esse relacionamento é fácil.

Temos a tendência de pensar que as coisas duram para sempre, que tudo permanecerá tal qual temos visto, mas chega a hora em que nos olhamos no espelho, vemos aquelas marcas inevitáveis do tempo e lamentamos. Por mais cuidadosos que sejamos, as rugas aparecem. Podem ser mais superficiais ou mais profundas, vir mais cedo ou mais tarde, mas é certo que virão. E o que fazer quando elas surgem? Por mais que se faça uma plástica, a idade tem sinais que se fazem visíveis.

Essas considerações servem para outras áreas da nossa vida. Eu sei que hoje Deus não está mais perto; está dentro de nós. Estamos numa situação diferente, fazemos parte de uma aliança diferente daquela dos judeus, cheia de ritos, de leis, de atitudes exteriores. Mas o texto ainda se aplica a nós. Deus não se afasta de nós, mas nós nos afastamos dEle. Às vezes, somos intensos na nossa busca; outras, totalmente descuidados.

Quero incentivar você a intensificar o seu relacionamento com o seu Pai. Um dia Jesus começou a falar aos seus discípulos sobre o fim dos tempos. Ele afirmou que saberíamos que está próximo por causa dos sinais: Aprendei, pois, esta parábola da figueira: quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas (Mt 24:32-33). Precisamos aprender a ler os sinais.

Jesus está voltando e pode ser hoje. Essa é uma mensagem que tem sido totalmente desprezada, na minha opinião. Não ouvimos as pessoas falarem que Jesus está voltando. Ouvimos pregação sobre prosperidade, sobre cura, sobre libertação e tantos outros assuntos, mas deveríamos dar uma grande ênfase no fato mais certo da existência humana: Jesus breve vem!

Quando falamos isso, muitas pessoas pensam na vinda do Senhor sobre as nuvens com os seus anjos, aparecendo para toda a terra, do oriente ao ocidente. E isso é um fato. Está cada dia mais próximo. Mas há outra vinda a ser considerada: a vinda ao nosso encontro. Está cada dia mais próximo o nosso encontro com Ele, quer pela vida, quer pela morte. Precisamos considerar que hoje é MAIS um dia na nossa existência e também MENOS um dia na nossa existência. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis (Mt 24:42-44).

Já se disse que estamos todos numa fila e não sabemos o nosso lugar. Podemos ser os próximos, podemos estar lá atrás. Só sei que precisamos estar todo tempo preparados. Jesus vem! Jesus vem! Jesus vem mesmo!

Que alegria a vinda do Senhor para quem está preparado! Será maravilhoso estar com Ele, vê-lO face a face, fazer a Ele todas as perguntas que tenho guardado dentro em mim. Sei que para alguns será um choque. Por isso volto ao texto inicial: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará (Sl 145:18-19). Talvez você só pense nessa salvação como a salvação da sua alma. Como já aceitou a Jesus como seu Senhor e Salvador, pensa estar tudo garantido. Mas o dia mal chega para todo mundo. E aí clamamos pela salvação dos nossos filhos, por sermos salvos das dívidas, das más companhias, da violência, do mau futuro, da calamidade.

Não despreze a oportunidade que você tem hoje de mudar de vida, de escrever uma história brilhante, de invocar o Senhor e ser salvo, de ser rico para com Deus. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; e ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus (Lc 12:16-21).

Hoje o papo foi sério, não é?

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário