sábado, junho 16, 2012

Entra e sai

A vida parece muito complicada para quem não tem sólidos fundamentos. Quem não tem o Espírito Santo, responsável por nos trazer sabedoria e nos fazer entender a nossa existência, só pode achar que está ao deus-dará, suscetível a tudo, jogado no mundo só aguardando o que possa vir. Mas quem tem o Espírito do Senhor entende tudo: "Não foi o espírito deste mundo que nós recebemos, mas o Espírito mandado por Deus, para que possamos entender tudo o que Deus nos tem dado (I Co 2.12).

Você entende o que está acontecendo com a sua vida? Sabe dizer aonde está indo? Entende por que está tudo como você tem visto? Se você tem o Espírito Santo, precisa estar cada dia mais sábio, cada dia entendendo mais tudo à sua volta, cada dia mais cheio de luz.

Aquilo que entra em nós nos ajuda a formar, manter ou alterar nossas convicçōes. Aquilo que botamos para dentro é o que sairá e é disso que depende a nossa saúde.

Não há nada mais desejável neste mundo - depois de Deus, é claro! - do que saúde. Pagaríamos qualquer coisa para tê-la de volta se ela estivesse ameaçada. Muita gente ficou pobre por ter que desembolsar para tentar reaver esse bem tão precioso.

Como todos sabemos, prevenir é infinitamente melhor do que remediar. Há muitas coisas que podemos fazer para investir na nossa saúde. Falando das coisas físicas, sabemos que uma boa alimentação, exercícios físicos e uma noite bem dormida fazem muito bem para o nosso corpo. Mas não somos formados apenas de um corpo. Temos uma alma que também precisa de cuidados e mais até do que o nosso corpo. O que é a alma? É o nosso mundo interior.

A saúde da alma significa a saúde do corpo. Quero trazer para você alguns textos acerca da saúde: "A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos" (Pv 17:22); "Palavras amáveis são como favo de mel - delícias para a alma, energia para o corpo" (Pv 16.24); "Um coração em paz dá saúde ao corpo, mas a inveja corrói os ossos" (Pv 14:30); "A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto" (Provérbios 18:21). Em resumo: aquilo que sai da sua boca está matando ou salvando você.

Eu já cheguei à conclusão de que definitivamente preciso mudar as minhas palavras. "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem" (Efésios 4:29). O que sai da minha boca deve ser capaz de abençoar. E sabe quem é o primeiro abençoado? O primeiro a ouvir o que você fala. E quem é o primeiro a ouvir o que eu falo? Euzinha. E quem é o primeiro prejudicado com o que eu falo? Euzinha.

Como mudar as palavras? Mudando os pensamentos. "A pessoa boa tira o bem do depósito de coisas boas que tem no seu coração. E a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. Pois a boca fala do que o coração está cheio" (Lc 6:45). A boca só traz para fora o que já estava depositado dentro. Todos temos um depósito, ou melhor, somos um depósito de crenças, de ideias, de sofismas, de convicçōes, de impressōes, de palavras. E esse depósito está ficando cada dia mais cheio. Se de coisas boas ou ruins, só depende de nós.

Você tem em casa o quartinho da bagunça? Eu tenho. Vez ou outra tiro tudo de lá e dou uma faxina geral. Depois, no dia a dia, preciso exercer muita vigilância, porque se vacilar, em um dia eu o encho de novo. Assim é o nosso coração. Precisa de faxinas tão frequentes quanto são os depósitos feitos ali. Não sei quanto a você, mas eu passo o dia inteiro enchendo o meu coração de coisas. Se ele ficar muito cheio de preocupaçōes e receios, nem consigo dormir. Então vou ao Senhor, tiro um tempo para a confissão, oração, pedido de perdão e esvazio o meu coração da mesma forma como esvazio o meu quartinho da bagunça. Mas só esvaziar não basta. É preciso ocupá-lo novamente, substituir os itens.

Como já disse, para sair coisa boa, é preciso entrar coisa boa. Não conheço nada melhor do que os mandamentos do Senhor. A Bíblia são os pensamentos de Deus. Para pensar como Deus é preciso saber como Ele pensa, pôr Bíblia para dentro. Mudando os pensamentos, as palavras mudam. Como eu gostaria de falar como Deus! Para falar como Deus preciso pensar como Deus. Então preciso ler os pensamentos de Deus escritos na Bíblia. Quando Bíblia entra, Bíbia sai; quando preocupação entra, preocupação sai; quando fofoca entra, fofoca sai; quando doçura entra, doçura sai...

Invista na sua saúde. Não sei se você já tinha esse entendimento de que das suas palavras depende a sua saúde e que ler Bíblia é investir na sua saúde. Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário