quinta-feira, maio 03, 2012

Nas nossas mãos

Definitivamente orar não é uma disciplina das mais fáceis. Parece uma atividade solitária e quieta demais para quem vive num mundo tão frenético. Para nós que nos comunicamos com o mundo através do computador ainda mais. Eu teclo, minha amiga de outro país me responde na hora. Que estímulo temos para orar então se não fica audível e imediato o diálogo?

Um dos maiores óbices à oração é a falta de intimidade. Ontem me encontrei com uma pessoa que me perguntou: "Irmã, é você que canta lá na igreja, não é"? Eu disse que sim. Iniciou-se um diálogo tímido, que acabou rapidamente, porque, na verdade, não nos conhecemos. Não sabemos o que temos em comum, não sabemos o papel de uma na vida da outra, não sabíamos sobre o que falar.

Nossos momentos com Deus se parecem com isso muitas vezes. "Oi, Senhor. Tudo bem aí no céu? Muito trabalho? Como vai a família? Bom, estou com um pouquinho de pressa. Depois a gente se fala".

Realmente é difícil conversar com alguém com quem não temos intimidade. E por que não temos intimidade com Deus? Simplesmente por que não queremos. A intimidade surge com o conhecimento. Quanto mais familiarizado, mais íntimo. E é exatamente para isso que a Bíblia está disponível. Ela nos revela Deus.

Ontem estava lendo este texto aqui: "Antes de tudo, peço que sejam feitas súplicas, orações, pedidos e ações de graça a favor de todas as pessoas. Façam isso especialmente a favor daqueles que governam e de todas as autoridades, para que possamos viver uma vida tranquila e cheia de paz, com toda devoção e respeito a Deus" (1 Timóteo 2:1,2).
Culpamos Deus de muita coisa, mas deveríamos primeiro olhar para nossa obediência a Seus preceitos para só então acusar - nem encontraríamos motivos para fazê-lo.

Veja outra vez o texto. A proposta é: Deus quer para nós uma vida tranquila e cheia de paz. Para consegui-la, é preciso que as autoridades que estão sobre nós nos governem com sabedoria. E que autoridades são essas? Todas: pais, chefes, governadores, ministros, guardas de trânsito etc. Então, com base no versículo, por que muitas vezes não vivemos uma vida tranquila? Seria por culpa das autoridades? Deus colocou a nossa paz nas mãos de gente que nem conhecemos? De maneira alguma. Ele disse: ore pelas autoridades para que você viva uma vida tranquila. Não disse: procure as autoridades, fique amigo delas, vote em cristãos. Nada disso.

Muita coisa está nas nossas mãos. Há muito poder em nós e devemos usá-lo. "A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" (Ti 5:16). Nossa oração tem muito poder. Muitos destinos estão na nossa boca. Em Deuteronômio 7:14 está escrito: "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra". A cura da nossa terra está nas nossas mãos, e não nas mãos das CPIs, do STF, do Congresso Nacional, da polícia.

Volto ao texto: ore pelas autoridades para que tenha uma vida tranquila. É possível vida tranquila diante das calamidades, das notícias horrorosas que acompanhamos pela TV, das desigualdades, da miséria.

Se soubéssemos que uma só pessoa pode fazer toda a diferença, aliás, se crêssemos de todo o coração no que diz a Bíblia, faríamos a revolução do amor e o mundo seria feliz. "E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei" (Ez 22:30).

Eu me disponho, Senhor. Conta comigo!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário