sexta-feira, maio 11, 2012

Ligue os pontos

Há algum tempo tenho olhado a vida sob a perspectiva do cuidado de Deus. Já pensei em outros tempos que algumas coisas fossem fruto da coincidência, que simplesmente aconteciam. Mas não posso continuar acreditando naquilo que a Bíblia não diz. E ela é enfática ao afirmar: "Reconhece-o em todos os teus caminhos" (Pv 3.6). Reconhecer quem? O Senhor. E onde? Em todos os meus caminhos, não em alguns lugares por onde passo, não apenas na igreja; em todos os meus caminhos, em cada um deles.

Há duas semanas, ou um pouco mais, o Ric voltou para casa com um livro. O nome é: Amor - O Caminho para a Vitória, do Pr. Kenneth Hagin. Poucos dias depois, ouvi um pastor pregar e ele falava: "Não recebemos muitas bênçãos e nossa fé muitas vezes não opera, porque não andamos em amor". A base bíblica para isso é: "A fé atua pelo amor" (Gl 5:6b).

Não sei se você é daqueles que ficam buscando uma conexão entre as coisas, procurando entender tudo, mas eu sou. Quando as coisas começam a correr para um mesmo lado, quando os assuntos começam a se repetir, me ligo. Peguei o livro então, e comecei a ler. Quantas respostas para questões que havia feito recentemente, inclusive em conversas informais com meus amigos. Quantos conselhos para a época que estou vivendo. Parece que esta fase da minha vida está totalmente retratada nesse livro. Na verdade, o Ric deve ter comprado para mim e não para ele.

Descobri a importância de andar em amor. Aí você vai me dizer: "Fala sério, Keila, passou de anos na igreja e foi descobrir isso só agora"? Tem conhecimentos que é preciso maturidade para entrarem no coração. Às vezes, sabemos muita coisa na teoria, mas chega a hora de aplicá-la. Então temos que novamente pegar os livros e descobrir como é mesmo, rever o que até então não passava de conceito.

Todos nós queremos respostas para as orações, todos queremos mais intimidade com Deus, todos queremos que nossas declarações de fé produzam resultado. Pegamos a nossa Bíblia, lemos o texto que diz: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque todo o que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre" (Mt 7:7,8) e fazemos os nossos pedidos aguardando o resultado. Funciona? Claro que sim. Mas há, além disso, outras coisas que precisam ser feitas. É preciso ligar os pontos para ver a imagem completa.

Certa vez, os discípulos tentaram repreender um demônio e não conseguiram. Então perguntaram a Jesus: por que não conseguimos? "E Jesus lhes disse: Por causa da vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá - e há-de passar; e nada vos será impossível" (Mt 17:20).

Investimos na nossa fé, fazemos as declarações corretas e vemos que, ainda assim, as coisas não acontecem. Pode a Palavra de Deus falhar? Se ele disse que com uma pequena fé até mesmo os montes nos obedeceriam, por que isso não acontece? Porque faltou ligar um pontinho que completa esse daí: a fé atua pelo amor, ou seja, sem amor a fé não opera.

Já ouviu dizer que uma coisa puxa a outra? Pois é assim mesmo. Quer comprar um carro? Pague o preço. Quer pagar o preço? Arrecade o dinheiro. Quer ganhar dinheiro? Trabalhe ou consiga uma pessoa generosa que o dê a você. Poderia continuar puxando esse fio, mas acho que você já compreendeu.

O fato é que, sem amor, a fé fica inoperante. Preste atenção neste exemplo: certa mulher fervorosa na oração padecia muito com seu marido incrédulo. Além de sofrer agressões por parte dele, principalmente quando estava bêbado, era impedida de ir à igreja. Com base em tudo o que pensava ser correto, essa mulher iniciou uma campanha pedindo a Deus que levasse seu marido, já que todas as tentativas possíveis para que ele se convertesse tinham sido feitas por ela. Deus atenderá esse pedido? É claro que não. Mesmo que ela tenha fé que Deus pode fazê-lo, saiba que Ele não gosta que ela apanhe, que deseja que ela faça Sua obra, esse pedido não está baseado no amor. Então sua fé não pode operar. Além do mais: "Porque isto [que oremos] é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade (I Tm 2:3, 4). Deus não quer que aquele homem morra antes que seja salvo.

A fé me garante que tudo o que eu pedir vou receber, não é mesmo? Sim. "Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis" (Mc 11:24). Esse texto é verdadeiro? Claro. Talvez você diga: "Eu acreditei com todo o meu coração em algo que não se realizou. E aí"? A Bíblia responde. Ligue os pontinhos.

Certas orações são totalmente inúteis, simplesmente porque vêm acompanhadas de intenções erradas: "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites" (Tiago 4:3). Outras não são respondidas porque, embora acompanhadasa de fé, são desacompanhadas de amor. Outras ainda não são respondidas porque as orações não estão subindo aos céus. Como assim, Keila? A Bíblia fala de casos em que a falta do exercício do amor faz com que as orações fiquem interrompidas, principalmente pela falta de amor em casa.

Quero encerrar este post incentivando você a andar em fé, porque ela funciona sim. Pedindo que mantenha a esperança, porque ela é fundamental principalmente para a sua saúde e, por fim, e mais importante, que ande em amor. "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor" (I Co 13:13).

Vou tentar continuar nesse assunto no próximo post. Andar em amor é mais fácil do que parece e eu quero ajudar você a fazê-lo, porque a força do amor é bombástica. De qualquer sorte, incentivo você a comprar o livro acima mencionado. Além de não se arrepender, você vai descobrir cada coisa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário