quinta-feira, abril 19, 2012

Vê se "te" enxerga

A Bíblia tem algumas coisas bastante esquisitas. Veja só este versículo: O ouvido que ouve, e o olho que vê, o Senhor os fez a ambos (Pv 20.12). Parece redundância escrever ouvido que ouve e olho que vê, não é? Leia isto aqui: Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça (Mc 7.16). Como assim? Existe ouvido feito para não ouvir? E mais: Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem (Mt 13.13).


Penso que você já compreendeu que os textos não estão falando de cegos e surdos, que também foram feitos pelo Senhor: E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor (Êx 4:11)? Os textos, o último principalmente, estão falando de pessoas que, apesar de terem olhos e ouvidos, não veem e nem ouvem. Poderia continuar a discorrer sobre esse assunto, até mesmo sobre os cegos e surdos feitos pelo Senhor, mas deixe-me adentrar o assunto.


Existe gente que vê e gente que VÊ. Existem olhos especializados, digamos assim. Eu poderia encontrar uma grande pedra de diamante suja, ainda bruta na rua e desprezar. Pensaria se tratar de uma simples bijouteria. Mas quem vê mesmo, quem conhece não deixaria a oportunidade passar. Faria o possível para acrescer a ela valor: polimento, limpeza, corte, brilho e sei lá de que mais precisa.


Nossos olhos e nossos ouvidos não são tão bons quanto parecem, mas especialistas podem nos ajudar um bocado. O patriarca mais famoso dos hebreus, Moisés, foi instruído pela nata egípcia, tornou-se príncipe no Egito, libertador dos hebreus, mediador da lei de Deus, o maior dos patriarcas, mas tinha um péssimo espelho. Antes mesmo de ser chamado por Deus para libertar Seu povo, veja só o que o Senhor disse a seu respeito: E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras (At 7:22). Aqui diz que, ainda quando era aluno no palácio, já era poderoso em palavras e obras, ou seja, já era O Cara. Mas não era assim que ele se via. Veja o que ele disse acerca de si próprio depois de adulto: Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! Eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua (Ex 4:10). Mesmo depois dos seus anos de deserto, dizia que não poderia ser o libertador porque não falava bem – lembre-se que Deus disse que ele poderoso em palavras, um excelente orador.


Gideão também usou um óculos meio embaçado para ver a si mesmo. Um dia o Senhor apareceu a ele e foi assim a saudação: Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso ... Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai (Jz 6:12-15). Deus o chamava de homem valente, mas ele enxergava a si mesmo como o menorzinho da sua casa.


Poderia citar outros exemplos, como Jeremias e Baraque, mas preciso continuar o assunto. O fato é que a forma como nos vemos e a forma como Deus nos vê é totalmente diferente. Vemos a nossa condição atual. Deus nos vê prontos, vê o que podemos ser, e não o que somos hoje. Ele não vê a semente, vê a árvore crescida.


Podemos desanimar quando olhamos somente a semente. Primeiro ela some, é enterrada no solo, depois dá uma folhinha tão frágil que parece muito longe de vir a ser uma grande árvore. Mas o que plantamos não é uma semente, é uma árvore. Se você aguardar, vai ser árvore, então, já é árvore – em potencial, mas é.


Onde quero chegar com tudo isso? Quero pôr um espelho na sua frente. O que você é hoje ainda não é a maravilha em que você está-se tornando – Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser (I Jo 3.2). Estamos num processo de melhora, cada dia melhores, mas ainda não chegamos ao nosso ápice. Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Pv 4.18).


Você é um diamante num processo de lapidação. Pode não ver, mas está cada dia melhor. O que você pensa a seu respeito está muito aquém daquilo que o Fabricante planejou para você. Não nascemos da vontade da nossa mãe e do pai, mas de Deus: Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (Jo 1.13). E Ele o fez extraordinário. Conhece alguém igual a você? Conhece alguém melhor do que você? Mentira. Você é diferente. Melhor em algumas coisas, pior em outras, mas, se tirar a média, verá que é apenas di-fe-ren-te.


Tenha paciência com você. Lembre-se da semente. Você está em processo. Sendo transformado a olhos nus: Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor (II Co 3.18). Repito: transformado de glória em glória na imagem de Deus. Cada dia mais parecido com Deus. Cada dia mais glorioso. Uh, uh!


Se disseram qualquer coisa diferente disso a você, deixo este texto aqui para você decorar: Seja Deus verdadeiro, e mentiroso todo homem (Rm 3.4). O que o texto quer dizer não é que todo homem é mentiroso, mas, sim, se o que as pessoas dizem é diferente do que Deus diz, fique com a palavra do Fabricante.


Vê se te enxerga!!! (kkkkk)

Nenhum comentário:

Postar um comentário