quarta-feira, fevereiro 01, 2012

A experiência da fornalha

Há quem diga que quem crê em Deus deve estar levando uma vida cada vez melhor, com rendimentos crescentes, ascensão social, cada dia mais alegres e realizados. Além dos que pregam tais palavras, facilmente desmentidas pela Bíblia, há os que, em sua santa ignorância, acreditam nisso e as disseminam sem refletir a respeito e totalmente sem embasamento. Como diz a palavra: "O meu povo perece porque lhe falta conhecimento" (Os 4.6).

É claro que ninguém é obrigado a saber tudo - e isso nem é possível. Mas Jesus alertou: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna" (Jo 5:39). Não há mais motivos para sermos levados por toda sorte de doutrinas. A Bíblia está disponivel nos celulares, em livros, em bibliotecas... Recentemente comprei um exemplar por dez reais. Como pode ser tão barato?

Lembro-me agora de um elogio feito por Paulo aos crentes de Bereia: "Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo" (At 17:11). Eles ouviam e comparavam, ouviam e questionavam, ouviam e comprovavam.

Olha só o texto que estudei hoje: "Nela (a esperança) exultais, ainda que, agora, por um pouco de tempo, sendo necessário, haveis sido entristecidos por várias provações, para que a prova da vossa fé, mais preciosa que o ouro que perece, mesmo quando provado pelo fogo, seja achada para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo" (1 Pe 1:6,7). Paulo fala aqui que a provação não é um acidente de percurso que aconteceu porque Deus se afastou por um tempo. Na verdade - pasmem! -, é uma necessidade para que a fé seja fortalecida.

Quando Jó se encontrou no pior momento da sua vida, seus amigos foram "consolá-lo" com as velhas teorias ainda em voga hoje de: você pecou, você fez por merecer, por isso está sofrendo. Quase ninguém pensa que a aflição pode ser a "recompensa" necessária, repito: necessária, para quem está certo.

Na Babilônia, três homens resolveram obedecer a Deus em tudo. Deveriam então ser honrados, não é mesmo? Ao contrário. Porque decidiram não se curvar diante de um ídolo, foram enviados à fornalha de fogo ardente. Quem diria que alguém poderia ser enviado à fornalha porque estava para lá de certo? Quando você ouviu alguém olhar para uma pessoa que está sendo afligida e dizer: se ela está passando por tudo isso, pode apostar que estava certa todo tempo? Isso não é paradoxal nos nossos dias diante de tudo o que temos ouvido?

Devo encerrar antes que você perca a paciência e não queira ler o fim. Quem está muito certo pode ser enviado à cova dos leões, à fornalha, à guerra, ao banco da igreja, ao esquecimento, ao cárcere, à cruz. E embora isso possa parecer uma punição não é. Pedro disse que é uma necessidade para fortalecer a fé. Duro isso. Mas eu sempre soube, e nunca me cansarei de dizer, que isso é por amor. Porque me ama, Deus permite que coisas dolorosas aconteçam na minha vida. Porque amo os meus filhos, permito que aprendam da maneira mais difícil às vezes. Dói neles, dói em mim, mas sei que é o melhor.

A última: mesmo na aflição nunca estamos sós! "Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mt 28.20).

Aguenta firme! A aflição vai passar, você vai ser aprovado e seus inimigos "vão ter que engolir isso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário