sábado, janeiro 14, 2012

Pode gastar. A herança é sua.

Dos patriarcas o mais famoso é Abraão. O judeu dá muito valor em carregar o título filho de Abraão e fazia questão de dizer que as demais pessoas não tinham direito a esse nome. Eles se diziam: filhos de Abraão, Isaque e Jacó e chamavam ao Senhor de Deus de Abraão, Isaque e Jacó, tal a importância que davam a esse antepassado. Mas Paulo traz uma nova revelação acerca do patriarca, descortinando o significado espiritual de sua vida. Conforme ele ensina, filhos de Abraão não são os nascidos do sangue, mas os nascidos da fé: "Portanto, vocês devem saber que os verdadeiros descendentes de Abraão são os que têm fé" (Gl 3:7).

Quem herda de Abraão o nome herda também tudo o que ele veio a ter, as riquezas materiais e principalmente as promessas. O material foi passando de pai para filho - Isaque, Jacó, as doze tribos de Israel... - o espiritual chegou até a mim e será repassado às minhas gerações, por isso é muito bom estudar o testamento, saber o que eu recebi.

Para ser herdeiro é necessário obedecer às condições do testador e estar unido a ele por algum vínculo legal. O vínculo já expliquei acima, agora quero falar das condições para ter direito à promessa.

Gênesis 17 é um capítulo que precisa ser estudado minuciosamente, pois ele fala de uma aparição de Deus ao Pai da fé. Nele o Senhor faz a promessa e fala das condições para alcançá-la. Como herdeiros, basta a nós satisfazermos a condição e poderemos tomar posse de toda a herança. E qual é a condição? "Quando Abrão tinha noventa e nove anos, o Senhor Deus apareceu a ele e disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Viva uma vida de comunhão comigo e seja obediente a mim em tudo" (Gn 17:1).

Já falei no blog sobre um aspecto da fidelidade de Deus que é o seu envolvimento em tudo o que nos propõe. Quando Ele nos manda fazer algo, se envolve diretamente nisso. De uma forma bem simplória é assim: "Júlia, arrume a cozinha e eu estou aqui com você e começarei por lavar os pratos". Aquilo que Deus nos manda fazer Ele faz conosco. Quando nos manda ir a algum lugar não fica olhando para ver se acertaremos o rumo. Simplesmente vai à nossa frente e nos guia até lá.

Quando Ele diz: "Viva uma vida de comunhão comigo e seja obediente a mim em tudo", providencia os meios de tornar isso possível. Primeiro, coloca a Si mesmo disponível. Só posso ter comunhão com quem quer ter comunhão comigo. E Ele quer ter comunhão comigo, por isso diz: "Clama a mim e responder-te-ei" (Jr 33.3); “Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu. Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão" (Is 43:1, 2); "Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós" (Ti 4.8). Deus nos ama, quer se relacionar conosco, está disponível todo tempo. Viver uma vida de comunhão com Ele depende de nós e não dEle.

Em segundo lugar, a garantia de receber a herança está na obediência: "Seja obediente a mim em tudo". É difícil ser obediente? Se Ele estiver fora do processo não é difícil, é impossível : "O bem que eu quero fazer eu não faço, mas o mal que eu não quero fazer, esse faço" (Rm 7.19). Mas com Ele no processo é assim: "Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir e sob as minhas vistas te darei conselhos" (Sl 32.8).

Tenho muito a dizer, mas não posso continuar. Leia o restante do capítulo de Gênesis 17. Sublinhe, arranque a página e cole em algum lugar, imprima, estude, porque a promessa que está lá é sua, dos seus filhos, dos seus netos. Leia a história de Abraão como sendo a sua, porque tudo o que Deus prometeu a ele você pode herdar e começar a usufruir agora mesmo.

Alegre-se porque você tem uma herança incalculável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário