segunda-feira, janeiro 09, 2012

Pessoas: bênção ou maldição.

Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo. (Gênesis 12:3).

Não sei se conseguirei traduzir aqui o que entendi do texto aí de cima, mas vou tentar.

Tudo o que Deus resolveu fazer na terra confiou a homens. A própria Bíblia diz que os anjos desejaram fazer a obra de Deus, mas a responsabilidade é nossa: "Os céus pertencem somente ao Senhor,
mas a terra ele deu aos seres humanos" (Salmos 115:16). O que Deus dá Ele não toma, não transfere a outro e não se "intromete" a não ser em casos extremíssimos ou sempre que solicitado.

Quando se fala em bênçãos, tem-se em mente coisas. Você já pensou que as bênçãos são as próprias pessoas e que estas usam as coisas que Deus lhes simplesmente como um mimo?

O texto acima é uma palavra que foi dada a Abraão. O Senhor disse que abençoaria os que o abençoassem e, continuando o texto, a bênção seria ele mesmo, o próprio Abraão. "Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo" (Gênesis 12:3). Preste atenção no termo: por meio de Abraão.

Isso me lembra o texto que diz: Os olhos são a candeia do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o seu corpo será luminoso...

Está parecendo meio confuso? É difícil mesmo de explicar. Pessoas podem ser bênçãos, pessoas podem ser maldição. No fundo, para quem tem discernimento, entendimento, são sempre "bênçãos", mesmo os inimigos, pois eles nos desafiam a crescer, provocam em nós mudanças indispensáveis. E os amigos são o nosso bálsamo, a nossa alegria, a nossa força, nosso descanso.

Deus resolveu fazer de Abraão uma bênção para o mundo. Quem se aproximasse dele seria naturalmente abençoado. Poderia usufruir da sua sabedoria, dos seus bens, da sua visão, da sua comunhão com Deus e aprender. E aqueles que amaldiçoavam a Abraão, ou seja, que o consideravam uma maldição, recebiam eles próprios a maldição. Lutou contra Abraão, lutou contra Deus, portanto, perdeu. Falou mal de Abraão, falou mal de um filho de Deus, portanto, descobrirá como Deus defende Seus filhos e por aí vai.

No fundo, é bem assim: o que você deseja ao outro é exatamente o que vai voltar para você. Deseja bênção? Receba bênção. Deseja maldição? Seja amaldiçoado.

Quando olhassem para Abraão, as pessoas deveriam vê-lo como bênção, respeitar, considerar e assim ele seria de fato uma bênção para elas. Lembra do ditado: diga-me com quem andas e te direi quem és? Anda com bênção é bênção. De outro lado, se o vissem como um problema, teriam realmente um grande problema, pois tudo o que Abraão intentava fazer Deus se encarregava de cooperar. Desejou o mal dele? Espere até ele saber disso e vir contra você.

Espero que tenha captado, que você me veja como uma bênção, que eu seja uma bênção e que, por minha causa, todos os povos da terra sejam abençoados - sem falsa modéstia, apenas copiando Abraão. Hoje estava apenas pensando alto. Espero que tenha entendido o que eu quis dizer. Continuarei pensando no assunto. Acho que isso responde algumas das minhas perguntas.

Só para fechar e deixar uma pulguinha atrás da sua orelha quero reproduzir aqui o que diz o sábio Pr. Mike Murdock, de quem gosto muito: "Quando Deus quer abençoá-lo, envia uma pessoa à sua vida e, quando satanás quer derrotá-lo, envia uma pessoa à sua vida".

Reconheça aqueles que Deus enviou, ande com eles e não permita que saiam de perto de você.

Beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário