domingo, janeiro 15, 2012

Pegue a beirinha

Continuo interessada em estudar a vida dos personagens bíblicos. Tento me ver neles, aprender com eles, pergunto a mim mesma: o que será que estavam pensando? Como se sentiram? Por que tomaram tal e tal atitude? E a pergunta que nunca cala: por que foram citados na Bíblia?

Creio firmemente que a Bíblia é a Palavra de Deus, o manual para quem deseja viver "bem" nesta terra de modo a alcançar o céu. Na verdade, me apaixonei por ela. Leio sempre, leio muito, decoro, repito em voz alta, espalho versículos por toda parte.

Vou contar a você agora o que aprendi com Ló.

O livro de Gênesis descreve em muitos capítulos a história de Abraão, homem de fé, chamado de amigo de Deus. Ló está inserido nesses capítulos. Parece até um deslize, como se Deus quisesse falar apenas de Abraão, mas teve que inserir Ló. E como é que ele surge? Como um agregado de Abraão, um parente que se deu bem por ser amado por seu tio. "Abrão tinha setenta e cinco anos quando partiu de Harã, como o Senhor havia ordenado. E Ló foi com ele" (Gn 12:4).

Deus falava com Abraão, tinha promessas para Abraão, mas, como Ló estava junto, pegou a beirinha. Sabe o que é beirinha? É um privilégio de quem está perto de alguém que tem algo a oferecer. Tenho certeza de que você já ouviu piadinhas a respeito, por isso não vou repetir aqui.

Enquanto estava perto de Abraão, Ló se deu muito bem. Suas posses cresceram a ponto de não poderem ficar juntos - "Não havia pastos que dessem para os dois ficarem juntos, pois eles tinham muitos animais" (Gn 13:6). Os empregados de ambos começaram a brigar e a riqueza, em vez de ser motivo de alegria, passou a ser motivo de conflito. Melhor separar.

É nesse ponto da história que o coração de Ló começa a ser revelado. Abraão diz a ele que precisavam se separar e pede a ele que escolha aonde ir. Ele escolhe o "melhor" lugar - "Ló olhou em volta e viu que o vale do Jordão, até chegar à cidade de Zoar, tinha bastante água. Era como o Jardim do Senhor ou como a terra do Egito. O vale era assim antes de o Senhor haver destruído as cidades de Sodoma e de Gomorra" (Gn 13:10). De um lado, deserto; de outro, uma campina maravilhosa. Ló decide: que Abraão fique no deserto. Ele se esqueceu de que o justo, quando passa por um vale árido, faz dele um manancial. A pessoa faz o lugar. Onde o justo está o lugar é abençoado.

Bom, continuemos. Ló começa no vale e termina dentro de uma cidade podre, onde ele todos os dias afligia a sua alma. Olhe só o que Pedro disse a respeito: "E Deus livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis (porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, pelo que via e ouvia sobre as suas obras injustas)" (II Pe 2:7,8).

Enquanto andava com um homem abençoado, estava bem e muito rico. Quando se afastou do homem abençoado, seus bens diminuíram a ponto de, quando o Senhor decidiu destruir Sodoma e Gomorra, ele estar morando dentro da cidade. Onde foram parar os bens que de tantos o impediram de continuar perto de seu tio abençoado? Por que ele não voltou para perto do seu tio?

No meio dessa história toda ainda acontece de um dia a cidade ser invadida, ele ser levado como escravo, perder todos os bens e Abraão reunir um exército de 318 pessoas e salvar a ele e tudo o que tinha. Derrota após derrota e nada dele voltar para perto da bênção.

Como termina essa história? De um jeito muito triste: pobre, viúvo e com as duas filhas grávidas do próprio pai. E sabe por que ele não morreu na destruição de Sodoma? Olha só a resposta: "Foi assim que Deus destruiu as cidades do vale. Mas ele pensou em Abraão e fez com que Ló escapasse da destruição das cidades onde havia morado" (Gên 19:29). Não fosse por seu tio, tadinho dele. Escapou porque Deus pensou em Abraão.

Moral da história: jamais se afaste das pessoas abençoadas que Deus colocou na sua vida. Descubra quem são. Não permita que se afastem de você. Honre-as, ame-as, invista nelas, fique perto. Se você ficar junto, poderá pegar a beirinha da bênção que está sobre elas.

Bom finalzinho de domingo para você. Hora de encontrar com meus amigos abençoados da igreja. Também quero uma beirinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário