sexta-feira, janeiro 13, 2012

Peça ajuda

Agora estou lendo a Bíblia em ordem cronológica e uma das primeiras grandes personagens é Jó. Livrinho difícil de entender, mas gostoso de ler. Um homem é citado por Deus como alguém que O teme, é honesto, justo, mas enfrenta uma disputa cósmica: Deus contra o diabo. Complicado, complicado.

Vou direto ao assunto. Fiquei revoltada com a história. Quando desliguei meu computador e fui tomar banho estava brava, muito brava com Deus. Então comecei a fazer muitas perguntas: por que o Senhor fez isso com Jó? Por que o Senhor respondeu tão vagamente as perguntas feitas por ele? Por que demorou tanto para socorrê-lo?

Muita gente não tem noção do poder da oração. Muitos não se dão conta de que Deus quer se revelar, quer que O conheçamos, que nos aproximemos. Ele diz: Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós (Ti 4.8). Você começa e Ele dá continuidade. Você se achega um pouquinho e Ele vem um pouquinho, mais perto, mais perto. Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor e os salvará (Sl 145:18, 19). Quando fazemos perguntas a Deus, basta esperar. Ele promete responder. E eu resolvi saber o que aconteceu com Jó, o porquê de tudo. Se Deus escreveu a história para que eu lesse, por certo gostaria de me explicar o que de fato estava em jogo. E como Deus responde as orações, me contou a história. 

Em meio ao meu banho, ouvi um sussurro baixinho, que mais parecia uma ideia brilhante, dizendo: "Jó não me pediu ajuda. Ele resolveu apenas reclamar". Eu pensei: não, não pode ser. Vou ter que recomeçar a leitura. Recomecei e decidi marcar, ler devagar, procurando descobrir se foi assim mesmo e fiquei surpresa. 

Jó era um homem que procurava jamais ofender a Deus. Oferecia sacrifícios por si mesmo e pelos filhos, buscando aprovação, mas não um relacionamento. Era como aquelas histórias gregas em que as pessoas procuravam aplacar a ira dos deuses e por isso faziam muitas coisas, ofereciam muitos sacrifícios. O relacionamento de Jó com Deus era muito distante. É claro que isso não tem nada a ver com tudo o que aconteceu com ele. Por que Deus permitiu que ele sofresse tanto eu não cheguei a saber. Os seguidores de Jesus quiseram saber o mesmo em certa ocasião e a resposta foi esta aqui: E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus (João 9:1-3). Se você consegue traduzir essa resposta de Jesus, me ensina aí.

Bom, se não podemos descobrir todos os porquês, a Bíblia ensina que podemos nos livrar da dor ou pelo menos amenizá-la e que todo sofrimento, no fim, resultará em grande aprendizado e terá um fim muito proveitoso. Depois de tudo, Jó o resumiu assim: Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos (Jó 42:5). Jó sofreu, se lamentou, chamou Deus de injusto, se revoltou, pediu a morte, nem mesmo reconheceu que Deus poderia ajudá-lo: Não sou capaz de me ajudar a mim mesmo, e não há ninguém que me socorra (Jó 6:13). Ele mesmo fechou as portas para receber a ajuda de Deus. Como eu já disse anteriormente aqui no blog, Deus não se move por necessidades. Há muita gente precisando de ajuda por aí, mas Ele não se "intromete". Ele se move quando é chamado. Clama a mim e te responderei. Anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes (Jr 33.3). Olha só como Jó impediu a ação de Deus: Detesto a vida; não quero mais viver. Deixa-me em paz, pois a minha vida não vale nada (Jó 7:16). Pediu para ser deixado em paz, Deus o deixou em paz.

Na Sua infinita paciência e compaixão, Deus só responde quando Jó desiste de continuar reclamando e dá a questão por encerrada. Como gostaria que alguém me ouvisse! Aqui eu termino e assino a minha defesa; que o Todo-Poderoso me responda! Que o meu adversário escreva a acusação, e, com orgulho, eu a carregarei no ombro e a porei na cabeça como se fosse uma coroa! Darei conta a Deus de todos os meus atos e na presença dele ficarei de cabeça erguida (Jó 31:35-37). Quando Jó desistiu de reclamar, Deus teve compaixão e restaurou a sorte dele, dando muitas vezes mais do que tudo o que ele já teve um dia. Na Sua resposta, o Senhor não informou o porquê de muitas questões que eu também gostaria de saber. Só informou o essencial: Ele é Deus, sabe de tudo e trabalha sempre para o nosso bem.

O fim foi proveitoso. Jó foi restaurado, conheceu o Senhor mais de perto e me contou algo que eu jamais esquecerei: Deus me ama, me cerca, me protege e, quanto mais cedo pedir Sua ajuda, mais cedo receberei o livramento. 

Mas será que alguém tornará a viver depois de ter morrido? Eu, porém, esperarei por melhores tempos, até que as minhas lutas acabem. Então me chamarás, e eu responderei; e tu ficarás contente comigo, pois me criaste. Cuidarás para que eu não erre, em vez de ficares espiando para me veres pecar. Esquecerás os meus pecados e apagarás os meus erros (Jó 14:14-17).

Tenha um bom dia e chame por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário