quinta-feira, dezembro 22, 2011

Coma muuito!



Terminei ontem um propósito de leitura da Bíblia em noventa dias (na verdade, levei 94 dias). Já ouvi dizerem que é besteira fazer uma leitura assim corrida, de tantos capítulos por dia. Não concordo. Às vezes, temos tempo para sentar e saborear uma refeição devagar, pedacinho por pedacinho. Em outras, precisamos muito nos alimentar rapidamente. A fome aperta, as necessidades são muitas e é preciso correr. Pode ser algo gostoso, preparado num drive, comido dentro do carro rapidinho, pode ser um arrozinho com tomate, que se faz em cinco minutinhos. E faz bem. Alimenta, resolve o problema imediato da fome e até alegra, sabia? Tira o nervoso que a fome dá na gente.


Cada comida tem um sabor e o nosso corpo sabe bem de que vitamina precisamos. Você já acordou com vontade de chupar uma laranja? Tem horas que o meio do nosso corpo dizer que precisa de vitamina c é fazendo você salivar só com o pensamento de uma laranja geladinha descascada. A sede, a fome, o frio, tudo isso mostram que o corpo está necessitando de cuidados específicos.

A Palavra é um alimento. Sem ela, a alma sofre, morre mesmo. Tem muito zumbi por aí. E esses zumbis cuidam de tentar infernizar a vida daqueles que têm alma. Eles fazem a nossa existência sofrida. É impossível não encontrá-los no trabalho, na faculdade, na rua e, pasmem, na igreja. Estão por toda parte. A televisão conta muitas histórias sobre eles. Não têm compaixão de pessoas nem de animais, não pensam que há Deus, são insensíveis, incapazes de desejar o bem. Veem o mal em tudo e em todos. Sua filosofia é: quanto pior, melhor. Para eles, o mundo caminha para o caos. Salve-se quem puder.


Quem tem a alma viva é diferente. A Bíblia conta de um homem chamado justo por Deus. Seu nome era Ló. Ele morava no meio de uma cidade tão cruel que precisou ser destruída: Sodoma. E o livro de II Pedro 2.7,8 conta essa história da seguinte maneira: E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis, porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, pelo que via e ouvia sobre as suas obras injustas.


Nossa alma sofre com injustiças, com a maldade, com a insensatez, a frieza, a corrupção, com toda obra do mal. E não há como ficar imune, porque habitamos num mundo com bilhões de pessoas maravilhosas e crueis, simples e complicadas, bondosas e malignas, amigas e destruidoras.


O que fazer para não morrer pela falta de esperança? Alimentando a alma. Ó Deus, tu és o meu Deus forte, eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água (Sl 63:1). Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome; refrigera-me a alma (Sl 23.3).


De que se alimenta a alma? De informações, impressões, pensamentos que se transformam em sentimentos. A Bíblia se refere à alma também como coração e nos manda termos cuidado com ele: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida (Pv 4:23).


Ninguém é capaz de nos fazer comer - pelo menos se não somos mais crianças. A gente come o que quer, quando quer. Ninguém é capaz de me fazer descer goela abaixo um queijo minas, porque eu odeio queijo. Com relação ao alimento da alma, é a mesma coisa. Ninguém é capaz de fazê-lo comer uma porção saborosa do livro de Eclesiastes. Você tem que decidir quando e como fazê-lo. Por outro lado, ninguém é capaz de fazê-lo também engolir uma ira, uma inveja ou um ressentimento. Você é que decide colocar isso para dentro ou simplesmente cuspir.


Talvez você queira me dizer: "Keila, você está redondamente enganada. Muitos dizem que é sábio engolir um insulto". Não é bem assim. Engolir a ira e continuar irada, engolir sapo e ficar magoada, engolir um tapa e planejar a vingança é tolice. Quem bebe veneno vai morrer se não fizer lavagem estomacal. Quando Jesus disse que a quem batesse na sua face era para oferecer o outro lado, não queria dizer apanhe até morrer. Oferecer a outra face é para pessoas que estão bastante avançadas na escolinha de Jesus. Quando Ele fez isso, foi capaz de dizer com amor e não com mágoa: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem". Ele não se deixou contaminar. No fundo, oferecer a outra face faz mais bem a você do que ao ofensor. Quem o faz está indiretamente dizendo: você é incapaz de me machucar. Estou preparado para tudo.


Bom, já estou demorando demais neste post, mas estou para terminar. Leia este texto aqui: A alma farta pisa o favo de mel, mas à alma faminta todo amargo é doce (Pv 27:7). A alma alimentada sabe escolher o que mais precisa comer. Pode escolher entre três sobremesas. A alma faminta come de tudo. Até o que não presta lhe parece bom. A alma alimentada não deixa os elogios lhe subirem à cabeça, o orgulho ocupar seu coração, a vaidade contaminá-lo. A alma faminta aceita alimentar-se do pecado, da fofoca, da intriga, dos maus pensamentos...


Coma hoje mesmo o alimento mais nutritivo que existe: a Palavra de Deus, não importa se só um pedacinho ou se uma dose concentrada, como fiz nos últimos dias. É o único alimento que contém absolutamente todas as vitaminas de que o corpo precisa. Quem dela se alimentar nem vai ter vontade de comer as porcarias que o mundo oferece, não vai se ocupar de contar as notícias tristes do dia, as tragédias acontecidas na família de cicrano ou beltrano, as fofocas a respeito de um ou de outro. Na verdade, quem come Bíblia transmite uma sabedoria inigualável e só tem assunto bom para compartilhar. Quem come Bíblia é um revolucionário, está pronto para coisas extraordinárias: O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado, a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado (Isaías 61:1-3).


Esse último texto é uma sobremesa das melhores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário