quarta-feira, setembro 28, 2011

De pedra ou de carne?

O texto de hoje eu amo muito. É uma promessa maravilhosa. Deus diz que tirará de nós o coração de pedra e nos dará um coração de carne. Realmente é um texto interessante: Dar-vos-ei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne (Ez 36.26).




O que eu sei a respeito das pedras? Lembro-me do ditado: "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura". Mas quanto tempo demora para isso acontecer? Ah, são muitos, muitos anos. E nós dispomos de anos suficientes para ver um coração duro ser amolecido? Acho que não.



Como é que um coração se endurece? Com a paulada. Quanto mais sofre, quanto mais é desapontado, desafiado, mais se endurece. É de corações assim que procedem palavras como: nunca mais, não perdoo, não esquecerei jamais, não quero nem saber, não estou nem aí...





Muito antes de nascer a Juju, li um livro chamado as chaves para o coração do seu filho e nunca mais me esqueci dele. Dizia que cada vez que os filhos são decepcionados, desapontados, ofendidos, machucados uma porta se fecha e que, depois de se fechar, é muito difícil abri-las novamente. Na minha jornada de mãe tenho descoberto que isso é verdade, mas graças a Deus que nos dá todos os conselhos de que precisamos e nos ajuda na árdua, mas prazerosa tarefa de educar.


É bom saber que o que vale para Deus, vale para qualquer pessoa. Se funciona com Deus, funcionará com os homens. Como assim? Como é que se abre a porta para entrar na presença de Deus. Entrai por suas portas com louvor e nos seus átrios com hinos (Sl 100.5). O que é louvar? É falar bem, exaltar os feitos. Entendeu?


Descobri que para abrir as portas do coração, para amolecer aqueles lugares que já viraram pedras, o segredo é desfazer toda palavra dura, trazendo palavras de bênção, destravar tudo pelo louvor. A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira (Pv 15:1). E funciona mesmo. Passei oito dias viajando com os meus filhos e aproveitei esse tempo para nutrir a alma deles de amor e de palavras de bênçãos. Notei que meus filhos mudaram. Até o semblante mudou.


Volto ao texto daí de cima. A promessa é receber de Deus um coração de carne. Diferentemente da pedra, a carne, quanto mais apanha, mais amolecida fica. O coração de carne sofre, também recebe pancadas, mas se torna cada vez mais flexível, mais maleável, melhor. Já experimentou bater um bife para ver como fica? O coração de carne não fecha portas, não se tranca. É esse o coração que Deus quer que tenhamos: preparado para, diante dos embates da vida, não se tornar pior. Quem tem um coração de carne ira, mas não peca; sofre o prejuízo, mas não perde a paz; é decepcionado, mas não guarda rancor; enfrenta desafios, mas se mantém esperançoso; espera da vida sempre o melhor.


Como está seu coração? É de pedra ou de carne?


Deus pode dar a você um coração novo. Peça a Ele esse coração de carne. É promessa? Então tome posse dela. Se Ele disse que vai dar, é certo que dará mesmo.


Um beijo do fundo do meu coração de carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário