segunda-feira, julho 11, 2011

Entendido?

Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento (Pv 2.6).

Ler é um dos meus hobbies favoritos. E posso dizer com muita alegria que, na lista dos tops da minha vida, a Bíblia está em primeiríssimo lugar. E como foi que isso aconteceu? Primeiro, foi quando decidi que sua leitura obrigatoriamente faria parte da minha vida, não importava se eu estaria ou não entendendo. Depois, comecei a pedir ao Espírito Santo para me revelar o que os textos ali contidos tinham a ver comigo. Lembro-me também do dia em que eu disse ao Senhor que queria parar de ler a minha Bíblia e passar a ler aquela que os grandes homens de Deus liam. O que eu queria dizer é que desejava ter a mesma revelação que os homens e mulheres de Deus têm quando a leem. Por fim, passei a usar a Bíblia como o embasamento dos meus pedidos. Assim, disse ao Senhor,sempre antes de começar a minha leitura que queria encontrar as riquezas encobertas e os tesouros escondidos e Ele começou a me dar.

É muito chato ler por ler, ler para cumprir um ritual, ler para decorar, ler sem propósito. É preciso ter em mente o que se quer aprender, o que se deseja descobrir, ler com perguntas, buscando encontrar algo novo, querendo ver em cada história a nossa própria vida.

Ler é primeiro um hábito, depois, com o exercício, se torna uma paixão. Mas a Bíblia tem uma especificidade ainda maior. Só o Espírito Santo pode nos fazer apaixonados por ela. Para isso é preciso pedir o Seu auxílio e Ele está pronto a nos ajudar.

Hoje quero compartilhar com você algo que passei muito tempo perguntando até que Deus resolveu me conceder a revelação. Está ali em Provérbios 2.6: Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. Deus usa nesse texto três termos que eu queria muito entender. Na verdade, ainda nesse capítulo há mais um: inteligência. Assim, o Senhor nos mostra quatro termos diferentes que eu não conseguia distinguir: inteligência, conhecimento, sabedoria e entendimento. Não se trata de sinônimos, mas de quatro coisas distintas.

Eu aprendi, pela leitura da Bíblia, que devemos pedir a sabedoria: E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto (Ti 1.5). Faz tempo que oro pedindo sabedoria, mas um dia estava lendo Provérbios 2.3 e me chamou a atenção o conselho de que era para eu levantar a minha voz, gritar pedindo a Deus entendimento. Fiquei pensando: por que Deus disse para eu pedir sabedoria e gritar por entendimento? Vamos lá. Vamos entender.

Inteligência é a nossa capacidade mental que pode até mesmo ser medida por um índice chamado QI. É mais ou menos o quanto de habilidade tem o cérebro. Conhecimento é outra coisa. É o quanto de informações está armazenado. Conhecer não tem nada a ver com experimentar. Você pode conhecer muita coisa, muita gente e isso não fazer a menor diferença na sua vida. Conhecer limita-se a possuir dados acerca de algo. Sabedoria vai além; é a capacidade de conhecer e tornar aquilo prático, fazer daquele conhecimento algo útil, saber manejá-lo. Dizem que o inteligente aprende com os próprios erros, o sábio com os erros dos outros. O sábio consegue obter o conhecimento e usufruir dele, transformar-se por esse saber. E o entendimento? É o mais profundo. Entendimento é a capacidade de ver as coisas como Deus vê. Profundo, não é?

Eu oro ainda por sabedoria. Como me instrui Tiago: Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos (Ti 1:22). Só o sábio pratica. O conhecedor ouve, retém e compara os dados, o inteligente armazena a informação, mas o sábio faz com que o saber o transforme. Nele se opera a metanoia. Ser entendido vai além. O entendido discerne as coisas espirituais, começa a ver tudo sob a perspectiva de Deus.

Hoje ainda oro por sabedoria, mas clamo por entendimento. Se eu conseguir ver a vida sob a perspectiva de Deus, se eu vir meus relacionamentos sob a perspectiva de Deus, se eu vir as circunstâncias sob a perspectiva de Deus, se eu enxergar em mim, no meu marido e nos meus filhos o que Deus vê, tudo vai mudar.

Peça sabedoria e grite por entendimento. Entendido?

Beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário