sexta-feira, julho 29, 2011

É Ele!



Hoje é sábado. Você pode demorar um pouquinho mais no computador para aprender sobre Deus. Por isso colo aqui um texto que talvez você diga: "De novo"? O que posso eu fazer se o Senhor quer nos ensinar as mesmas coisas? Não posso é inventar assunto, falar de coisas que não sei, colar textos dos outros aqui e fingir que são meus. Preciso compartilhar o que Deus está dizendo a mim e tenho certeza de que isso vai abençoá-lo. Então, calminha. Vamos à leitura do texto de Lucas 24.13-31:

E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús; E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles; Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando trocais entre vós, e porque estais tristes? E, respondendo um, cujo nome era Cleofas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi varão profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram. E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade que também algumas mulheres de entre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém a ele não o viram. E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. E chegaram à aldeia para onde iam e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.

E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu, e lho deu. Abriram-se-lhe então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?


Você já sabe como esse texto me impressiona. E por que tanta fixação com ele? Porque me reconheço nessa história. Jesus disse: "Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos". E se existe alguma coisa impossível é que Ele minta. Ele está aqui e agora, aí e agora, todo tempo, todo dia, em todas as circunstâncias, mas muitas vezes eu pergunto: onde? Cadê?


Eu já pensei que talvez Jesus estivesse diferente naquele dia, com uma outra aparência, mas Ele era o mesmo. Até mostrou as marcas das mãos e dos pés furados a Tomé. Então porque não O reconheciam? Explico aqui embaixo.

Acho que a palavra mais problemática do evangelho não é insubmissão, desobediência, rebeldia; é FÉ. Sem ela, é impossível agradar a Deus, sem ela não conseguimos reconhecê-lO, sem ela não vemos Seu agir, sem ela nos sentimos sós.

Jesus chamou esses discípulos de néscios e tardos de coração para crer no que disseram os profetas. Então eu pergunto: "será que eles sabiam o que disseram os profetas? E essa é a parte crucial: deviam saber. Eu e você devemos saber o que diz a Palavra em cada circunstância. Deus não enfia conhecimento goela abaixo, mas permite que soframos por não tê-lo. Ele disse: "Errais porque não conheceis as Escrituras nem o poder de Deus". O homem perece porque lhe falta conhecimento. Fazer o quê? Se deseja ser ignorante, que o seja, mas não espere reconhecer Deus.

Faltava a esses homens reler os profetas e comparar tudo à luz da Bíblia. Então Jesus traz a história desse discípulo para mim e para você. O primeiro erro deles era não conferir o que aconteceu e o que disseram os profetas para verificar se tinha ou não tinha acontecido o que eles falaram, se Jesus era ou não o Messias, se a Bíblia estava ou não se cumprindo.

Lição número 1: o que Deus diz acerca da minha vida, dos meus desafios, do mundo, da igreja, de tudo? Devo conferir coisas espirituais com coisas espirituais. Saber o que Deus diz é o básico do básico.


O segundo fato que os impediu de ver Jesus foram suas expectativas. Eles esperavam que Jesus agisse de um modo, mas Ele agiu de outro. Lá em cima, no texto, diz assim: "Nós esperávamos que fosse ele que remisse Israel". E remiu. Mas eles esperavam que fosse do jeito deles e não do de Deus. É como muitos que dizem: "Eu esperava não passar pela cirurgia" e Deus resolveu agir através do médico.


Segunda lição: Deus sempre age, mas é do jeito dEle. Devo apenas crer. Minhas expectativas não importam, a forma como O espero não importa. É melhor perguntar todo tempo: "Será que é Ele"? Aliás, melhor ainda é dizer: é Ele, é Ele, é Ele. "Toda boa dádiva, todo dom perfeito vem do alto, do Pai das luzes, em que não há mudança nem sombra de variação".

Terceira lição: Ele virá, nos fortalecerá, mas podemos apressar o processo. Os homens estavam decepcionados com o que tinha acontecido. Deus não os deixou para lá. Ele não nos esquece. Quer se revelar, mas não tinha sobrado a eles nem uma pontinha de fé em que pudessem se apoiar. E como ter fé? Como acelerar o processo? Como se preparar para receber a revelação? Fazendo todo o possível para alimentar sua fé: lendo a Bíblia, andando com gente de fé, indo à igreja, cantando, lendo livros... Ih, a gente pode fazer tanta coisa! Jesus foi alimentando a fé deles, falando do que diziam os profetas, do que constava da palavra e pouco a pouco seus olhos foram sendo abertos. O Salmo 119 diz que a exposição à palavra de Deus dá luz. Os olhos foram ficando menos embaçados até a hora em que estavam preparados para a revelação total.

Muitas vezes a revelação ainda não veio porque não estamos prontos para a revelação total. E o que aconteceu quando reconheceram Jesus? Ele pôde "desaparecer". Como assim? Se você precisa ver para crer, não poderá andar com Deus. Ele resolveu que o justo andaria por fé e não pela vista. É preciso que cheguemos ao nível que Ele quer: crer, crer, crer, sem ver, sem ver, sem ver.

Trabalhe pela sua fé, esqueça suas expectativas, observe tudo à luz da Palavra e considere sempre: é Ele, só pode ser Ele, vem dEle, é por Ele e para Ele.

Poderia escrever mais um quilo, mas não dá mais.

Espero que este post tenha aberto um pouquinho mais os seus olhos.

Ótimo fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário