quarta-feira, junho 15, 2011

Você decide

Os filhos se parecem muito com os pais. As semelhanças externas são visíveis a todos e quase sempre são a primeira consideração feita pelos outros a nós. Quem nunca ouviu alguém dizer: "Você é a cara do seu pai (ou da sua mãe)?

Espiritualmente não somos órfãos. Somos filhos de um Pai que os fez à Sua semelhança. O Senhor disse em Gênesis 1: Façamos o homem à nossa imagem. Assim Ele olhava para Jesus e ia nos moldando, a ponto de dizer que somos Sua imagem e Sua semelhança. Quanto mais andamos com Ele mais nos parecemos. Quanto mais íntimo de Deus, mais fala como Ele, sente como Ele, anda como Ele...

A experiência da maternidade tem feito com que eu entenda muitas coisas que não compreendia antigamente. Acho que as mães são os seres mais semelhantes a Deus nos sentimentos. Que outra pessoa é capaz de se dizer sem fome somente para que sobre mais bife para aquela criaturinha? Mais se doam naturalmente, mães amam intensamente, mães sofrem caladas, mães choram e oram, choram e oram, choram muito mesmo.

Um dia ouvi um pregador dizer que a maior dor de Deus está em ser desacreditado. Isso não causou nenhum impacto em mim. Na verdade, as palavras só viram vida em nós quando elas são traduzida pelo Espírito Santo e se transformam em lição prática ou em respostas aos nossos dilemas. Aquela consideração precisava ser mais explicada para que eu viesse a entender. Agora a compreensão chegou.

Deus quer facilitar a minha vida, da mesma maneira como eu quero facilitar a vida dos meus filhos. Para isso, dou a eles muitos conselhos que, às vezes, vêm vestidos de ordens, noutras, de uma suavidade que soa como mera palavra ao vento quando não querem obedecer. Os anos de experiência nos ensinaram muitas coisas. Queremos muito repassar todo esse saber de forma a tornar a vida dos nossos filhos menos dura, mas falta a eles a fé, o discernimento, a sabedoria para ver que queremos o seu bem, que quando mandamos desligar a televisão e cumprir um tempo de estudo não estamos querendo retirar da vida deles qualquer prazer, mas, sim, retirar de seu caminho as pedras que podem machucá-los muito na caminhada.

Deus age da mesma forma. Está escrito na Bíblia que os mandamentos do Senhor não são penosos, e não são mesmo. Em Sua infinita sabedoria, Ele fez todo o possível para facilitar a minha vida. Escreveu quais são os caminhos que devo tomar, com que tipo de pessoas andar, que tipo de palavras falar, que comportamentos adotar, o que fazer e não fazer para que eu possa ter uma vida facilitada aqui na terra. Para muitos pode parecer que o que Ele desejava de fato era retirar todo tipo de prazer que alguém pode desfrutar aqui e agora, mas só as mães sabem o preço de uma hora de videogame quando o dever de casa está esperando, o preço de uma reprovação perto de uma hora de brincadeiras na rua.

Deus sente dor por não ser acreditado, as mães sente dor por não serem compreendidas. Ontem saí com meus filhos para lanchar e um deles pediu algo que, da última vez, fez mal ao pai deles e a mim. Parecia que estávamos lhe retirando um grande prazer e não livrando de uma possível noite terrível. No meio da discussão, possuída pelo Espírito Santo eu falei: você tem duas opções à sua frente: pode se alegrar porque estamos comendo fora ou se chatear porque não receberá exatamente aquilo que escolheu. A opção é sua. O que você quer que cresça agora, a alegria de sair com a família ou a tristeza pelo cardápio? Que bom que fez a escolha correta! A noite foi ótima.

Deus nos diz o mesmo: "Você decide acreditar que o que eu tenho para você é o melhor ou prefere chorar pelo prazer momentâneo que pode causar grandes perdas futuras?

Você decide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário