terça-feira, junho 07, 2011

Faz parte do plano



Faz tempo que não escrevo. Até estava com saudades. Na verdade, às vezes, a vida fica tão frenética que é difícil parar para refletir com os dedos (como faço neste blog) sobre tudo o que estou vivendo.

Hoje vim ao trabalho desanimada, dizendo a Deus como parece que a vida fica sem rumo, sem sentido em alguns momentos. Parece que a roda viva gira de forma esmagadora, nos impelindo de um lado para o outro, simplesmente vamos sendo empurrados por uma forte correnteza contra a qual não adianta lutar. É como se não pudéssemos fazer nada para mudar de rumo. Como assumir a direção quando a vida não pára, os compromissos não diminuem, tudo é urgente, todos esperam por você?

Deus é muito lindo! Ele nunca nos deixa sem respostas. Enquanto meus pensamentos corriam nesse rumo, Ele foi conversando comigo, falando sobre como tudo está cooperando para o meu bem. Estou naturalmente sendo levada aonde devo ir, mesmo que não pareça. Para não sair da rota, basta não atrapalhar.

Uma das histórias que considero mais admiráveis na Bíblia é a de José do Egito. A vida dele, sim, parecia estar toda fora do prumo. Habitava dentro dele um sonho fantástico: “um dia vou ser grande”, mas a vida o impelia cada vez para mais longe, cada vez mais para baixo. Aqueles que deveriam apoiá-lo, sua família, não só não apoiou, mas, mais do que isso, lutou contra ele. Como diz o Mike Murdock, se você sobreviver à sua família, sobreviverá a tudo o mais. Seus irmãos não podiam conviver com a grandeza que habitava nele. Parecia que isso os afrontava. Mal sabiam eles que dessa grandeza dependia a vida deles próprios.

Não sei se você é o José da sua família ou os outros, mas, de qualquer sorte, seja você quem for, o plano de Deus para você é extraordinário. Não sei se é melhor ser o governador do Egito e ter que trabalhar muito duro, planejar, não dormir pensando em como salvar a vida de toda uma nação ou apenas ser um beneficiário do serviço desse governador. Em que posição você gostaria de estar? Levando isso para o casamento, compartilho com você uma coisa que aprendi um dia em que estava revoltada porque meu marido “não obedecia às minhas ordens”. Com muita raiva e aquela sensação de estar sendo incompreendida, fui ao quarto despejar em Deus minhas reclamações. Foi quando ouvi o Espírito Santo dizer: “Filha, você quer ser quem manda ou quem obedece”? É claro que eu respondi que era quem manda. Então Ele me disse: “Do Ricardo vou cobrar toda direção errada, toda decisão que ele tomou sem me consultar. E nem sempre ele sabe exatamente o que deve fazer, nem sempre ouve com clareza a minha voz. Mas de você vou cobrar apenas a obediência às ordens claras que dei a você por meio dele”. Chorei, porque, é claro, a minha posição é muito mais confortável. Sei exatamente o que o meu marido me pede para fazer, mas eu mesma, nessa minha maravilhosa caminhada com Deus, reconheço que muitas vezes pareço estar surda para Sua voz.

Quanto mais José caminhava, mais longe parecia estar do seu sonho. Um sonho de palácio que o leva a um poço, a ser empregado de uma casa e depois mordomo (não creio que ele começou já mandando), à prisão. Como pode no sonho do palácio haver uma prisão? Por que as coisas não podem ser mais simples? Tudo pode parecer esquisito, mas faz parte do plano.

A única resposta que podemos dar é: Deus simplesmente sabe. Pode parecer que o dia de hoje não faça o menor sentido, que a roda viva esteja esmagando os seus sonhos, que o passar dos anos mostre que está cada vez mais difícil da grandeza vir a se manifestar, mas VAI ACONTECER. É preciso crer que estamos no caminho, sendo guiados mansamente a águas tranquilas.

Seja Deus verdadeiro e mentiroso todo homem (Rm 3.4). Não importa o que todos estão vendo, o que todos estão pensando, o que todos estão dizendo. Aquilo que Deus plantou há de crescer, mesmo que pareça demorar, mesmo que pareça estar cada dia mais longe ou mais difícil. Creia.

A palavra do momento na minha vida é esta: creia. E a Bíblia diz que a fé sem obras não serve para nada. O que fazer então? O melhor que puder, com todas as forças que tiver, com toda a perícia, com toda a excelência agora mesmo. Não atrapalhar é a palavra de ordem, não fugir, permanecer, prevalecer.

Se tiverdes a fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível (Mt 17.20).
Tenha um bom dia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário