sábado, maio 21, 2011

Obrigado

"Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo” (Colossenses 3.23-24).



Todo homem quer glória e recompensa por tudo o que faz. E realmente penso que isso é devido. Gostaríamos muito de gastar a nossa vida apenas descansando, passeando, fazendo o que nos agrada, trabalhando para nós mesmos. Isso não é possível. Então, já que temos que trabalhar para alguém, nada mais justo do que receber por isso. Nem falo apenas de receber dinheiro. Em muitos casos um simples ato que demonstre gratidão cai bem.



Mas por que não nos contentamos com um MUITO OBRIGADO? Porque somos insaciáveis. Dificilmente achamos suficiente o que nos devolvem pelo trabalho que fazemos. Valorizamos nossas obras e esperamos que os outros também as valorizem. É aí que mora o problema. Estabelecer uma devida proporção entre o que se ganha e o que se paga é tarefa complicada. O trabalhador sempre acha que ganha pouco, o patrão sempre acha que paga demais.



Ingratidão e insatisfação são duas coisas terríveis. Parecem doença contagiosa. É muito difícil conviver gente assim e não se deixar contaminar. Estar satisfeito com o que nos dão é coisa rara. Há inúmeros sindicatos de trabalhadores prontos para reivindicar direitos, mas nunca vi um só marcar uma reunião de agradecimento porque receberam um aumento. Normalmente a conversa é: "Sabe por que nos deram esse índice? Porque ganham muito mais nas nossas costas".



Se colocarmos o nosso foco nas pessoas, no que podem nos dar e no que merecemos, dificilmente conseguiremos obedecer ao Senhor no que diz respeito a estar contente em toda e qualquer situação. Pessoas são falhas, recursos são escassos.



O texto que postei acima corrige o nosso foco. Diz que tudo o que fizermos deve ser feito para o Senhor, pois, na verdade, uma recompensa justa e adequada só pode vir dEle. E virá.



Deus tem me dado entendimento de algumas coisas e quero repartir com você. Tudo o que eu faço, absolutamente tudo tem um sentido espiritual. Toda vez que eu trabalho para as pessoas, que eu as sirvo de alguma maneira, eu as OBRIGO a me recompensar. Por isso a resposta devida é no mínimo OBRIGADO.



É claro que nem sempre as pessoas beneficiadas pelo meu ato podem me recompensar. Por exemplo: quando dou dinheiro a algum andarilho, não espero que ele me recompense. Mas há uma lei espiritual que diz: "Tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7). Veja que esse princípio espiritual vincula causa a certo efeito, mas não há na Bíblia parte alguma que diz que se colhe no mesmo lugar onde se semeia, que há uma obrigatoriedade nisso.



O que quero dizer com tudo isso? Se semeia, terá que receber; se faz algo por alguém, embora este alguém devesse ser OBRIGADO a recompensar, pode não fazê-lo, afinal, gente é gente. Mas de forma alguma qualquer atitude humana será capaz de invalidar uma palavra que vem do próprio Deus. Se Ele disse que TUDO o que o homem plantar vai colher, é porque vai mesmo.



As coisas físicas, repito, geram registros espirituais. Desde o céu, Deus está atento para as obras dos homens. Ninguém deve pensar que está nesta vida por acaso, agindo inutilmente. Em relação às Suas ordens, Deus sempre se vincula no processo. Quando o Senhor diz algo, quando uma lei Sua está em ação, Ele está cuidando para fazê-la cumprir. Assim não há nada ao vento, solto por aí. O bem ou o mal que fazemos está sendo observado e computado e voltará a nós mais cedo ou mais tarde pelas mãos de alguém não importa quem seja.



Por tudo isso, a Bíblia nos instrui a fazer muitos atos de bondade, a ter obras e não apenas palavras.



Seus atos de bondade são uma poupança espiritual maravilhosa. Voltarão a você em algum momento. E como a recompensa vem de Deus, pode esperar laços e fitas embalando seu presente.



Obedeça à ordem do versículo acima. Faça tudo como para o Senhor, porque ninguém melhor do que Ele para recompensar, afinal de contas, Sua medida é "recalcada, sacudida e transbordante".


Bom fim de semana.


Beijos.

Um comentário:

  1. Obrigada! Pelo que? Bem, a lista é enorme, não cabe aqui. Mas, inicio com o motivo: você ser quem é. Bjos!

    ResponderExcluir