quinta-feira, maio 05, 2011

Expectativas

Quanto mais libertamos os outros, mais livres tornamos a nós próprios. É assim: quando infligimos a alguém um castigo, temos que vigiar para saber se estão sendo cumpridas as nossas determinações, então acabamos tão presos quanto esse alguém. Mães sabem bem disso. Se o filho está de castigo de televisão, nós também não assistimos ou, se o fazemos, é com grandes restrições.

Uma das maneiras mais cruéis de escravidão está nas expectativas. Não falo do sentido bom dessa palavra que está em esperar mudanças para melhor, mas no sentido de sempre olhar para os outros desejando que façam, sejam ou ajam como gostaríamos. Quando exigimos muito dos outros, afligimos a nós próprios.

Como eu já disse outras vezes, quando Deus começa a nos ensinar uma lição, vai fundo e não desiste. Ele tenta de uma maneira, de duas, muda as personagens, muda os métodos, mas ensina. Aliás, devo me corrigir aqui. Ele desiste, sim, quando vê que não há no nosso coração o menor desejo de aprender. Como não dá para passar à lição seguinte, permite que morramos no deserto e tenta de novo com a próxima geração. E por que estou dizendo tudo isso? Porque este post aqui tem tudo a ver com o anterior.

A lição ainda é o contentamento - "aprendi a viver contente em toda e qualquer situação". Para viver assim, é imprescindível livrar-se das expectativas.

Este domingo será o Dia das Mães. Pense comigo: para uma mãe cujos filhos tem poucos recursos uma flor pode ser um presente maravilhoso. Quer dizer, se a expectativa é pequena, fica fácil agradar. De outro lado, se o filho é uma pessoa de muitas posses, até mesmo uma joia pode não ser recebida com muita alegria. Se a expectativa for ganhar um carro, uma joia poderá decepcionar. Quando as exigências são muito altas, é muito difícil agradar. A palavra de ordem então deixa de ser contentamento e se transforma em frustração.

Tenho analisado minhas reações diante de tudo o que me cerca e descobri que ainda estou longe de ser como Paulo: estar contente em toda e qualquer situação. Quem ler todo o texto a que faço referência, que está lá em Filipenses 4, verá que ele diz que tanto sabe ser honrado quanto ser humilhado, tanto ter de tudo quanto viver em escassez. O que isso quer dizer? "Não espero ser o melhor, nem ter o melhor. Estou livre de grandes expectativas". Para quem vive assim o que vier é lucro.

Jesus saiu do céu para salvar gente que não o receberia. A Bíblia diz que Ele veio para os que eram seus, mas os seus não o receberam. Quando não era celebrado em algum lugar ia para outro. E agia assim sem sofrer, sem xingar, sem esbravejar, sem acusar. Ele não tentou fazer ninguém agir como Ele mesmo. Aceitava cada um como era. As mudanças por que esperava não tinham prazo. Ele esperou Pedro entender o que Ele estava ensinando, esperou os discípulos amadurecerem antes de os enviar como mensageiros e espera até hoje por mim e por você.

Estou certa de que Deus quer que nós, assim como Paulo, vivamos contentes em toda e qualquer situação, celebremos cada uma das estações, nos deleitando com o calor do verão, admirando a beleza da primavera, nos aquecendo no inverno e nos alegrando no outono. Quem tem bons olhos consegue ver a beleza de cada estação, o privilégio de cada dia, a bênção de cada relacionamento.

Espero estar ficando cada dia mais contente, cada dia menos exigente comigo e com os outros.

Beijos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário