segunda-feira, maio 09, 2011

Entenda as vírgulas

Bom é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao Teu nome, ó Altíssimo; para de manhã anunciar a Tua benignidade, e todas as noites a Tua fidelidade (Sl 92).

Devemos ler a Bíblia assim como lemos um livro que será cobrado em prova ou de uma forma até melhor. Precisamos estar atentos para entender o que o Espírito Santo quer dizer com as palavras ali contidas, tentar assimilar, aplicar. Quando gostamos muito de uma matéria, cada novo capítulo do livro interessa. É preciso sentir o mesmo quando se expõe à Palavra. Isso é natural? Para mim não foi, não. O hábito de ler precisa ser cultivado. O primeiro livro que lemos parece enfadonho. Depois de muito treinamento, de insistência mesmo, começa a ser prazeroso.

Todas as palavras da Bíbia têm um propósito específico. Assim como na lei cada vírgula tem um significado, o mesmo ocorre lá. Parlamentares gastam muito tempo discutindo vírgulas, porque sabem que elas podem mudar tudo. Uma letrinha na Bíblia também pode mudar tudo. Entender o sentido de cada palavra faz grande diferença.

Ontem fui surpreendida com o texto aí de cima que fala sobre como é bom louvar ao Senhor, anunciar de manhã a Sua benignidade e de noite a Sua fidelidade. Duas palavras me chamaram a atenção e quero compartilhar algumas reflexōes sobre elas aqui: benignidade e fidelidade. Por que devo anunciar a benignidade de manhã e a fidelidade de noite? Porque eu não poderia anunciar a fidelidade de manhã e a benignidade à noite? Aí tem.

Mais uma vez quero dizer aqui no blog o que entendi ser benignidade: uma disposição não só de agir em prol do bem, mas também de pensar sempre o bem acerca do outro. A benignidade se manifesta no interior, mas parte lá do íntimo. Muitos fazem o que é correto, mas por dentro estão “pagando para ver”. Benignidade não é isso. É uma conexão entre o bem que se sente e o bem que se faz.

Está escrito: As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; são novas a cada manhã (Lm 3.22). O que tudo isso quer dizer? Mesmo que eu tenha cometido ontem os piores pecados, mesmo que eu tenha entristecido o coração de Deus, mesmo que o dano provocado por mim seja irreparável, os pensamentos de Deus a meu respeito hoje são que eu farei tudo diferente, que eu vou agir melhor, vou corresponder às Suas expectativas. O Senhor não está esperando que eu erre para dizer: "Eu sabia". Não. Todas as manhãs Ele espera de mim o melhor. Ah, como quero ser benigna!

A segunda palavra é fidelidade. O que entendo disso? Fidelidade quer dizer, entre outras coisas, o compromisso de cumprir com o prometido. Então seria correto dizer que à noite nós podemos olhar para o dia que tivemos e dizer: "Deus cumpriu Suas promessas". Mas é mais do que isso. Já contei aqui do dia em que Deus me falou que revelaria a mim a Sua fidelidade e eu disse a Ele que sempre soube que Ele cumpre o que promete. Então me disse que não é apenas isso que Sua fidelidade quer dizer, mas também o fato de Ele estar envolvido com tudo aquilo que Ele faz.

Deus não me fez com cuidado, conforme está escrito lá no Salmo 139, e depois disse: "Agora se vire. Cuide da sua vida". Não. Quem entrega a sua vida a Ele O tem envolvido em absolutamente tudo. Sua fidelidade quer dizer que Ele está cuidando daquilo que Ele mesmo fez, que não desamparou as obras de Suas mãos, que nunca nos deixará, nunca jamais nos abandonará. Ainda que uma mãe se esqueça do filho que amamenta, não é possível que Ele se esqueça de nós. Por isso está escrito: Reconhece-o em todos os teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas (Pv 3.6). Por que posso reconhecê-lO em todos os meus caminhos? Porque Ele está em todos eles, Ele é fiel. Aleluia!

Hoje mesmo, desde a hora em que acordamos, as expectativas de Deus a nosso respeito são as melhores. Ele espera que vivamos um dia maravilhoso. Seus pensamentos sobre nós são de paz. Com Sua fidelidade, nos guiará se aceitarmos Sua condução. Ele aceita estar envolvido na nossa vida, aliás, Ele está sempre à porta, batendo. Se alguém ouvir e abrir, Ele entrará e ceará com o anfitrião. Se conseguirmos reconhecê-lO nos nossos caminhos, se permitirmos que Ele se envolva na nossa vida, se nos entregarmos a Ele, se estivermos dispostos a voltar ao projeto original, a vitória estará garantida.

Alegre-se hoje. Deus é com você.

Bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário