terça-feira, abril 19, 2011

Vai uma pizza aí?

A percepção que mulheres e homens têm do tempo é completamente diferente. Os homens são focados, fazem uma coisa só de cada vez. Nós mulheres conseguimos fazer tudo ao mesmo tempo, por isso percebemos tudo e nada. Lembro-me até hoje da minha rotina de mãe de bebê quando ia à igreja no domingo. Ao primeiro choro, já me levantava, ligava o chuveiro para encher a banheira, preparava e aquecia a mamadeira, no caminho de volta da cozinha verificava a água da banheira, entregava a mamadeira na mão da pequenina, corria para arrumar a sacola... Ufa, que loucura!

Um dia uma mulher recebeu um convidado muitíssimo ilustre em sua casa, mas ela não esperava por isso. Enquanto ele estava sentado na sala conversando com alguns amigos e com a irmã dela, ela olhava tudo o que tinha na dispensa para preparar um big almoço digno da visita. Tirou as melhores louças, limpou a mesa, escolheu os guardanapos, e sua irmã permanecia quieta ouvindo a conversa dos convidados.


Em meio a tanto trabalho, a anfitriã foi se desesperando a ponto de achar que o seu maior problema não era ter muito o que fazer justamente porque ela exigia muito de si mesma, afinal, quem disse que o convidado não ficaria mais feliz em comer uma pizza pedida por telefone em pratos descartáveis? Ela sequer chegou a pensar nessa possibilidade. Chegou para o convidado e disse: "Mestre, não te importas? Ordene que minha irmã venha me ajudar". Agora você reconheceu as personagens: Jesus, Marta e Maria.


Quantas vezes, em meio a tantas coisas para resolver, consideramos as coisas periféricas como principais e as principais como periféricas? Para cada hora há uma coisa, apenas uma que realmente deveria ser feita. Deveríamos nos lançar integral e completamente a cada coisa que nos vem à mão, mas não é assim que agimos. Quando estamos no trabalho, não paramos de telefonar para casa; quando estamos em casa, não paramos de pensar no trabalho. Que contradição!


Você já gastou algum tempo assistindo ao jornal sem depois ser capaz de contar uma só notícia que ouviu? Já teve a sensação de que estava em algum lugar apenas de corpo presente, mas sua alma estava longe, longe. Já fez várias vezes a mesma pergunta à sua filha simplesmente porque não conseguiu prestar atenção na resposta?


A resposta de Jesus à pergunta de Marta é por demais interessante: "Marta, Marta, andas ansiosa e preocupada com muitas coisas, mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e essa não lhe será tirada" (Lc 10.42). São três informações chocantes. A primeira: muitas coisas parecem urgentes, mas apenas uma o é de fato. O convidado pode ir embora a qualquer momento e sequer ficar para o jantar, a conversa adiada pode nunca mais voltar à tona, a oportunidade perdida pode jamais retornar. O que será que você, só você, ninguém mais pode e deve fazer agora? Qual é o lugar onde você é imprescindível e insubstituível naquele momento exato?


A segunda informação é que existe uma escolha sempre que é a melhor e nem todos reconhecerão isso. Talvez todo mundo ao nosso redor considere a nossa escolha errada. Talvez até façam pressão para que sejamos obrigados a mudar nossa decisão. É preciso ter coragem e força para não sucumbir diante das Martas que estão cruzando olhares acusadores com o nosso próprio tentando nos avisar para sair de onde estamos e tomarmos as atitudes que elas esperam de nós.


Terceiro: Deus aprova as nossas escolhas acertadas e nos apoiará nas nossas decisões, mesmo que para isso precise nos justificar diante dos outros. Maria foi justificada por Jesus e Marta teve que se calar. Em algum momento, Deus calará os nossos inquisidores. Pode até parecer que isso está demorando, mas Ele sabe a hora certa.


Saber o que fazer, quando fazer, para quem fazer e por que fazer pode ser um grande alívio nesse tempo frenético que vivemos. Lembro sobretudo o que a Bíblia diz em Colossenses 3:16 e 17: "Tudo o que fizerdes, seja em palavras, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai". Faça o que deve, independente do que os outros estão pensando. Aja de acordo com a sua consciência e não com as expectativas alheias. Dê tudo de si em cada momento. Liberte-se das pressões. Sempre pergunte aos seus convidados se eles gostariam de uma pizza.


Beijos.

Um comentário:

  1. Que Palavra oportuna! Muito bom saber que Jesus nos justifica, pois sabe nossas reais necessidades. Amo você, cunhada! Grande bjo!

    Marisa Carvalho

    ResponderExcluir