quarta-feira, abril 27, 2011

Principal e Coadjuvante

A vida não está fácil para ninguém. Parece que o mundo está girando numa velocidade descomunal. Não há tempo para fazer tudo o que é preciso. Nem estou falando de fazer o que se quer, mas o que é preciso.

Temos sido penalizados pela nossa falta de limites. Perdemos um pouco da própria razão. Temos ido além do que o corpo permite, do que a mente suporta, do que as emoções aguentam. Torturamos nosso corpo correndo mais do que deveríamos, nos alimentando mal, dormindo pouco. Torturamos a nossa mente não dando descanso a ela, não parando para meditar, não calando nossos diálogos com nós mesmos. Torturamos nossas emoções assistindo aos jornais que mostram pessoas morrendo à nossa frente, crianças sendo jogadas no lixo, sequestros, assassinatos, miséria, catástrofes, roubos...

Não são apenas essas as nossas dores. Tem também as nossas expectativas e as dos outros. Não estamos preparados para lidar com limites, nem nós, nem os outros. Impomos a nós mesmos grandes sacrifícios e ainda aceitamos as cargas que as pessoas nos impõem. Quem entende que você não pode fazer isso ou aquilo porque não está se sentindo bem?

Hoje estava diante de algumas escolhas. Preciso conquistar algumas coisas, mas os meus limites estão gritando. Pensei: se eu fizer só mais isso, se eu expuser só mais esse motivo, se eu disser só mais essa palavra, se eu comer só mais esse pedaço de ovo de páscoa... Eram essas as respostas para todos os meus dilemas. Basta só mais uma gotinha de esforço.

Fui com esses pensamentos para o meu momento de oração. Não acho que disponha de mais uma gotinha de força, de energia, de paciência, de alegria, de "saúde" para o que preciso realizar, mas como fechar essa equação? Foi quando me veio a resposta: a personagem principal do roteiro da minha história está errada. Não é se EU, se EU, se EU, se EU, mas se DEUS, se DEUS, se DEUS, se DEUS.

Se o Senhor não edificar a casa, eu trabalho em vão.
Se Deus não me der saúde, inútil é fazer pilates.
Se Deus não me der paz, inúteis são as aulas de yoga, meditação ou qualquer coisa.
Se Deus não guardar meus filhos, inútil pagar seguranças.
Se o Senhor não abençoar meu casamento, inúteis serão todas as luas de mel que pudermos fazer.
Se o Senhor não me der alegria, inútil assistir qualquer comédia.
Se Deus não for por mim, estarei trabalhando contra mim.
Se o Senhor não me promover, inútil será trabalhar dobrado.

O roteiro da minha história não foi escrito por mim. Lá no Salmo 139 está escrito que todos os meus dias foram determinados quando nem um só deles havia. Em Isaías o Senhor fala que os pensamentos dEle para mim são de paz para me dar o fim que eu desejo. Jesus veio para me dar uma vida abundante: cheia de felicidade, realizacões, sucesso, de tudo o que eu preciso. Mas para ter tudo isso é necessário que Ele seja a personagem principal e eu me limite a não atrapalhar, pois, como diz em Deuteronômio 28, as bênçãos virão atrás de mim e me alcançarão. Se eu não parar de correr, não vão me alcançar nunca.

Que DEUS trabalhe por mim hoje e EU não atrapalhe."Senhor, concede-nos a paz, porque todas as nossas obras Tu as fazes por nós" (Is 26.12).

Respeite seus limites. O seu esforço jamais será suficiente. Grave esta frase maravilhosa e repita a si mesmo quantas vezes forem necessárias: se Deus quiser.

Beijuuuuuuuuuu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário