sábado, abril 30, 2011

O Lugar Importa

Olá, pessoal. Quem me acompanha desde o princípio sabe que meu blog estava em outra provedora e eu não gostava nada, nada porque apareciam algumas propagandas, algo sobre o qual eu não tinha qualquer controle. Esses dias fui dar uma olhadinha nos textos de lá e descobri que estão desaparecendo. Como não quero perdê-los, vou colocá-los aqui. Se você já leu e não quer ler de novo, postarei sempre com a data de quando escrevi, assim você saberá que é um texto antigo. Então estarei mesclando novos e antigos até desativar o blog anterior. Grande beijo para você e obrigada pela companhia. Aqui vai o meu primeiro texto.

O Lugar Importa (3 de setembro de 2009)


E os de Judá foram transportados a Babilônia, por causa da sua transgressão (I Cr 9:1).
Ouvi a devocional do Mike Murdock ontem e a frase foi esta: o lugar importa.

Deus fez os lugares antes de fazer as pessoas. Por que será? Não só para preparar o ambiente para o homem, mas também porque este influencia nas suas ações e nas suas emoções. O lugar onde estamos pode fazer crescer o melhor ou o pior de nós.

Na minha devocional de hoje, li I Crônicas 8 e 9 e fiquei impressionada com esse texto que está aí acima. Nunca me liguei muito para essa história do lugar. Na verdade, nunca achei muito relevante essa história. Pensava que as pessoas faziam o lugar, e não o lugar as pessoas. Mas não é bem assim.

Fiquei pensando nas minhas próprias experiências. Existem lugares onde gosto muito de ficar na minha casa e outros em que mal entro. Gosto de orar apenas em três lugares, apesar de a casa ser grande. E dentre esses três lugares existe um predileto: o quarto do Toquinho. Na hora de disciplinar as crianças, também há um lugar específico: o banheiro. Imaginem o que aconteceria se eu colocasse os meninos de castigo na sala de televisão? É claro que isso não ia dar certo. Isso é uma prova de que o lugar importa.

Passei o dia pensando ontem nos lugares por onde tenho passado. Será que tenho ido aos lugares certos ou aos lugares errados? Até para fazer compras deve haver um lugar certo. Em alguns mercados a gente gasta horrores, em outros, só um pouquinho. Será que tenho andado nos lugares certos? Infelizmente nem sempre.
Um dos versículos dos Provérbios de hoje, Pv 3, diz: "Reconhece-o em todos os teus caminhos"... Será que Jesus andaria por onde ando, iria aonde vou? Lembro-me de quantos versículos li que falam sobre caminhos. Um em especial diz: "Há caminhos que ao homem parecem direitos, mas, ao final, são caminhos de morte". O lugar importa, o caminho importa. "Senhor, livra-me dos caminhos errados. Faça-me reconhecê-lo em todos eles e endireita as minhas veredas..."
Todas essas considerações me fazem refletir também sobre a importância da igreja. Em nenhum outro lugar encontraremos um ambiente de fé, de milagres, de unção e de revelação como naquele em que os justos se reúnem. Como é gloriosa a igreja de Jesus! Se eu me lembrasse sempre disso, por certo frequentaria mais ainda os cultos. Não posso perder essas oportunidades. Como disse no início, o ambiente afeta o que cresce em nós. Quero que cresça a minha fé, a minha alegria, a minha paz, a minha longanimidade e não a minha carne.

Que Deus me leve aos lugares corretos e me tire de todos os lugares onde não deveria estar!

Para você que está lendo, pense nos lugares por onde tem andado. (...)

Depois que postei este, o assunto não me saiu da cabeça e resolvi complementar, já que tenho um tempinho livre até a hora de buscar os meninos na escola. Achei que o texto que escrevi aí em cima ficou sem explicação. Na verdade, é o seguinte: existe o lugar da bênção e existe o lugar da maldição ou da correção. Deus poderia ter disciplinado os israelitas na sua própria terra? Poderia. Mas não o fez. E por que será? Simplesmente porque existe o lugar da correção. Como eu já disse, eu não corrijo os meus filhos em qualquer lugar. É claro que quem ficou na terra prometida também foi corrigido, mas a Babilônia foi eleita como o local onde o povo seria duramente castigado - e que castigo!

As leis de Deus são universais e atemporais. Por isso o que serve para uma coisa aplica-se também a muitas outras. Por exemplo, a "lei do local" não se aplica apenas para pessoas. As plantas sabem disso muito bem. Existem terras onde simplesmente reverdecem e ficam mais bonitas, mais fortes e produzem muito fruto. Em outros locais elas simplesmente murcham ou nunca ficam suficientemente viçosas. O mesmo acontece conosco. Existem lugares onde ficamos nervosos, agitados, onde falamos bobagem até sem querer. Em outros ficamos mais contemplativos, mais tranquilos, até mais simpáticos.

É duro quando vemos pessoas no lugar errado. Pior do que isso é pensar estar no lugar certo e não estar. Quantas vezes já me perguntei: o que é que eu estou fazendo aqui?

Toda essa reflexão pode parecer tratar-se de um lugar físico, mas não é somente isso. Tem tudo a ver com o lugar físico sim. Trabalhar no lugar errado nunca vai nos proporcionar o que poderíamos ter no lugar certo, naquele em que os nossos talentos são apreciados, em que somos requisitados e bem vindos, onde o melhor de nós está visível. Mas o lugar espiritual é o principal. Qual é o seu lugar espiritual hoje? Será que estamos no centro da vontade de Deus?

Se eu tivesse aqui alguma música, deixaria no blog aquela da Nívea que diz: "Existe um lugar, eu sei, no centro da Tua vontade; existe um lugar, eu sei, feito só para mim". Senhor, me leva para esse lugar...

Analise o lugar onde você está fisicamente e espiritualmente e peça a Deus para conduzi-lo por caminhos planos. É isso o que peço para mim hoje.

Beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário