segunda-feira, março 28, 2011

Consulta marcada

Bom dia! Começo este post com um versículo muito lindo que encontrei na Bíblia recentemente: Tu fazes alegres as saídas da manhã e da tarde (Sl 65.8). Que Deus faça alegre a sua manhã, a sua tarde, a sua noite, a sua vida!!!

Hoje o assunto é insensibilidade. Concluí esta manhã a leitura do livro de Atos. E o texto que me chamou a atenção foi Atos 28.26: "Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão".

Antes de comentar o texto, quero contar a experiência. Saí sozinha na quinta à tarde para curtir a mim mesma. Fui ao cinema e, é claro, parei numa livraria evangélica para comprar algum livro. Na verdade, o grande deleite para mim é comprar o livro e nem tanto ir ao cinema. Passeio bom para mim é sentar numa livraria e dar uma espiadinha em um bocado de livros novos. Como eu gosto disso! Selecionei dois livros e, quando fui ao caixa pagar, a vendedora me apresentou uma nova versão da Bíblia que eu ainda não conhecia. Era baratinha, só dez reais. Uma encadernação bem barata, com páginas como que de papel de jornal e uma versão ainda mais simples do que a Bíblia na linguagem de hoje. Comprei, peguei minha caneta e comecei a riscar. Convido você a fazer o mesmo. Quando a Bíblia é muito cara ou muito chique, a gente fica com dó de riscar, mas é tão bom escrever no rodapé, colocar data e aquilo que nos vier à mente. Às vezes, isso até dá um ânimo novo.

Bom, vamos lá. Certas doenças físicas causam insensibilidade. Lembro-me de uma cujo nome esqueci que a pessoa pode até mesmo estar se queimando, mas não sente dor. Parece que a lepra também é assim. A pessoa vai sendo mutilada, mas sem dor.

Existem doenças espirituais que causam o mesmo. Deus muitas vezes alertou os israelitas a esse respeito. E o verso aí de cima deixa isso muito claro. Eles ouviam, ouviam, mas não entendiam; viam, mas não enxergavam. Que coisa, não é? Estavam totalmente insensíveis.
Fiquei encasquetada com esse texto. Tem coisas que todo mundo vê menos você. Paulo viu que os judeus não estavam conseguindo entender o evangelho de Cristo. Eu nunca tinha conseguido compreender esse texto. Parecia que Deus mesmo não queria que eles entendessem, mas não era assim. Jesus fez todo tipo de sinais na cara deles: curou, libertou, expulsou demônios, mas eles não queriam enxergar. Como diz o ditado: "o pior cego é aquele que não quer ver".

Paro hoje para orar e refletir sobre o assunto. O que é que Deus tem tentado me mostrar e eu não tenho enxergado? Não posso culpá-lO pelo que não tenho aprendido. De fato, Ele tem tentado me ensinar muitas coisas, mas será que eu tenho aprendido?

O que fazer em situações assim? Clamar. "Se clamares por sabedoria e por entendimento alçares e voz"... Esse texto está lá no livro de Provérbios. Às vezes, Deus permite que pessoas nos mostrem como temos sido insensíveis. Isso é bom, mas normalmente traz muita dor, porque são poucas que o fazem com doçura. A maioria das pessoas nos corrigem na base da pancada, da palavra dura, da acusação. Com Deus é diferente. Ele é doce, gentil, bondoso, por isso nada melhor do que recorrer ao Espírito Santo, consultar-se com Ele.

Estou hoje em consulta com o Médico dos médicos. Por certo Ele me mostrará se estou insensível espiritualmente. Ele sonda o meu coração e me conhece. A diferença entre mim e esses judeus aí, com todo o respeito, é que eu quero ser curada. Reconheço que preciso muito de ajuda, por isso sempre peço ao Espírito Santo que clame por mim. "O que a mim concerne o Senhor levará a bom termo".

Como diz o texto da ceia lá de I Coríntios, examine-se, pois, o homem a si mesmo. Peçamos a Deus para não permitir insensibilidade espiritual em nós. "Chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós".

Marque também a sua consulta! Esse médico sempre atende e você ainda sai do consultório com o remédio. Outra coisa boa é que Ele nunca o faz esperar.

Um beijo para você! E bom diagnóstico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário