quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Só Entende Quem Quer

Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem (Mt 13.13).
Esse é um daqueles textos que não fazem sentido na palavra até que a gente tenha revelação. Como pôde Jesus sair do céu para vir pregar o Evangelho querendo que os que ouviam não entendessem? Como pôde Ele mesmo dizer que falava por párabolas justamente para que não entendessem? Isso parece não fazer o menor sentido.
Os assuntos espirituais não são realmente muito fáceis de entender. Há quem leia a Bíblia e diga: "Pronto. Terminei meus três capítulos" e não guarde absolutamente nada do que leu, não encontre uma resposta, não aprenda nada de novo. Por outro lado, há aqueles a quem Deus revela os Seus segredos, os que acham os tesouros escondidos. E como fazer para ser uma dessas pessoas? Está escrito que ao homem que teme ao Senhor Ele lhes dará a conhecer os Seus segredos.
Volto a falar da oração que tenho feito para que Deus me ensine a temê-lO. Tudo começa por aí. O temor é o caminho para a sabedoria e para a intimidade com Deus.
Voltemos ao velho assunto. Por que Jesus falou por parábolas? Novamente encontramos a resposta no texto: "Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com o ouvido, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure" (Mt 13.15). A palavrinha chave aí "ouviram de mau grado". Só encontra grandes respostas quem faz as melhores perguntas. Quem não quer saber sairá sem saber.
Ainda hoje pouca coisa mudou. Para alguns cada culto é uma nova instrução e uma nova revelação. Outros saem da igreja como entraram, acham o culto chato e sem poder, criticam a tudo e a todos. Todos os que clamaram a Jesus por um milagre conseguiram obtê-lo. Ao mesmo tempo, no mesmo lugar e acompanhando tudo de perto, os fariseus insistiam em pedir a Jesus um sinal. Que sinal pode ser melhor do que o cego ver, o coxo andar, o morto reviver, o pão ser multiplicado? Qual era o problema desses fariseus, hein?
Que tipo de livro é a Bíblia para você? Um livro de códigos impossíveis de entender? Um dicionário da linguagem do reino? Um conto de heróis e gigantes? Que tipo de culto você tem prestado a Deus aos domingos?
Há grande prazer em ler a Bíblia quando descubro nela a história da minha vida, as minhas experiências no nome de outras pessoas, a resposta para todas as perguntas, um manual maravilhoso para uma vida que tem sentido.
Sabe como é que você pode se apaixonar pela Bíblia? Andando com alguém que a ama.
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário