sábado, janeiro 08, 2011

Tudo Tem um Porquê

Todos os pais sabem que as crianças passam por uma fase em que mil vezes por dia perguntam por quê. E nós pais, por outro lado, parece que passamos por uma fase de preguiça em dar respostas. Simplesmente queremos ser o mais sucinto possível justamente com pessoinhas que estão descobrindo o mundo. Eu passei por essa fase, mas já saí dela. Tem gente que permanece até hoje com preguiça de responder o que lhes perguntam.
Passei um bom tempo respondendo à Jujuzinha: “porque sim”. Tudo era “porque sim”. Mamãe, por que tenho que fazer isso? Porque sim. Mamãe, porque a maçã é vermelha? Porque sim. Houve até uma pergunta engraçada em que ela confundiu tudo: "Mamãe, por que o remédio é ruim se eu vou beber"? Ela queria dizer porque eu vou beber o remédio se ele é ruim. Nunca me esqueci disso.
Um dia estava lendo Gênesis quando ouvi o Espírito Santo me dizer: "É assim que se cria filhos". Levei um susto e me detive no versículo e dizia justamente: Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás (Gn 2.17). Deus deu a ordem e disse o porquê. Entendi a mensagem. Deus estava me dizendo para responder aos porquês da minha filha.
Tudo tem um porquê e Deus quer que nos interessemos em sabê-lo. Feliz de quem quer saber mais do que os outros, de quem se interessa pelos porquês. Sabe mais quem pesquisa mais, quem quer ler as entrelinhas, quem pergunta, quem realmente quer saber. A qualidade das respostas depende da qualidade das perguntas.
Quero elucidar um porquê que descobri recentemente. Um dos atributos de Deus é a justiça. É simplesmente impossível que Deus seja injusto, mas eu achava injusto Deus querer falar apenas com sacerdotes e profetas. Por que Ele não falava com todas as pessoas? O que tinham os profetas e os sacerdotes de tão especial que os qualificava para ouvir a Deus?
Descobri a resposta. Como já disse anteriormente que Deus respeita o homem a ponto de dar a ele o domínio da terra, Ele escolheu se manifestar a toda a humanidade e assim fazia no passado. Leia o livro de Êxodo e verá. Mas o próprio povo resolveu fechar a porta para as manifestações de Deus. O Senhor pediu ao povo que se preparasse para vê-lO, assim aconteceu, mas, depois desse evento, o povo disse: Fala tu conosco, e ouviremos; e não fale Deus conosco, para que não morramos (Ex 20.19). Desde então o Senhor passou a se manifestar apenas aos profetas e sacerdotes. As pessoas podiam até ver Seus feitos, mas nunca mais o povo ouviu a Deus como naquele fatídico dia.
Eu e você também temos aberto e fechado portas espirituais para nós mesmos. Separei um tempo esses dias para orar, pedindo a Deus que não me deixe abrir portas por onde Ele não gostaria de que eu entrasse e não fechasse portas por onde eu deveria passar. Também tenho pedido a Ele para abrir meus olhos para reconhecê-lO e meus ouvidos para ouvir Sua voz todo tempo.
Está aí mais um porquê revelado.
Tchaau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário