quinta-feira, janeiro 20, 2011

Só Deus. Mais Ninguém.

A Bíblia afirma que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e sāo chamados segundo o Seu propósito. Dessa forma, as lutas devem servir para o bem, as tristezas, as dores, as tragédias, absolutamente tudo tem finalidade e está sob o conhecimento de Deus.
Quero conversar com vocês aqui hoje sobre um entendimento que tenho tido acerca dos propósitos de Deus. Como já disse aqui, tenho grande prazer em tentar compreender a Bíblia, por isso não a leio para decorar, para saber, para cumprir um cronograma, mas para descobrir como funciona a mente de Deus. E tenho feito descobertas incríveis.
Perguntei a Deus há algum tempo por que, quando Jesus andou pelo tanque de Betesda, cercado de tantos doentes que passavam o ano esperando que um anjo movesse as águas, curou apenas um homem. A resposta, é claro, só pode estar na própria Palavra.
Deus jamais viola o que Ele próprio diz. Está escrito que Ele exaltou acima de tudo o Seu nome e a Sua Palavra. E também que Ele não é homem para mentir nem filho de homem para se arrepender. Passarão céus e terra, mas as Suas palavras jamais haverão de passar. Eu poderia continuar aqui citando textos que falem sobre a veracidade e infalibilidade de Sua Palavra, mas me contento com esses aí.
O fato é que a resposta à pergunta está lá no que diz o paralítico. Jesus pergunta a ele se quer ser curado e ele responde que não tem absolutamente ninguém que o ajude. Poderíamos dizer: que pena que ele não tem relacionamentos! Mas em Isaías 41.13 está escrito: Porque Eu, o Senhor, Teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo. Como poderia o próprio Deus, andando em carne neste mundo, não ir ao encontro de um homem que só poderia contar com a Sua ajuda e com nenhuma outra? Há trinta e oito anos, o homem esperava por uma ajuda, mas esta nunca veio até que Jesus chegou.
O diálogo de Jesus com o homem é extremamente interessante: "Queres ser curado"? O homem não responde: "Quero", mas: "Não tenho ninguém que me ponha no tanque". É como se perguntassem a alguém: "Quer um sanduíche"? e a resposta fosse: "Não tenho dinheiro", quer dizer, é claro que quero, mas não tenho maneira alguma de obter isso. Ou quem pergunta oferece à pessoa o dinheiro, ou ela simplesmemte continuará na mesma condição, ou seja, ou Jesus dava a ele a ajuda De que precisava, ou continuaria na mesma por toda a sua vida.
Deus é realmente fantástico. Veio e providenciou a ajuda.
E você? Tem alguma necessidade tão grande que ninguém possa o ajudar?
"Não temas; Eu te ajudo"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário