sexta-feira, janeiro 28, 2011

Quem Não Chora Não Mama

Quem não chora não mama.

Tenho dois filhos completamente diferentes no gênio. Um deles pede tudo o que vê, a outra é mais reservada, mais contida, custa pedir. É claro que quem pede mais leva mais e não é por predileção.
Na época do Velho Testamento, os herdeiros eram os filhos primogênitos. Eles recebiam tudo o que o pai possuía e, junto com isso, grandes obrigações: eram eles os responsáveis por sustentar e manter toda a família que, naquela época, eram clãs.
Em Josué 17.4, está contada uma história interessante. Certo homem teve apenas filhas, e mulheres não herdavam naquela época. Não ficariam desamparadas, pois alguém da família de seu pai teria obrigatoriamente de cuidar delas se seu pai faltasse, mas elas resolveram ser espertas: pediram herança para si a Moisés, que consultou o Senhor e concedeu.
Elas poderiam ter se conformado com sua situação, mas resolveram sair da zona de conforto e correr atrás do que queriam. Meu marido diz sempre uma frase engraçada, mas muito verdadeira: "No não já estamos". O máximo que pode acontecer quando fazemos algum pedido é ouvir outro não e que vergonha há nisso?
Pediram e receberam. Essa é uma máxima da Bíblia que parece lógica, mas precisa ser relembrada: pedi e recebereis, pois todo que pede recebe. Embora saiba de tudo de que precisamos, o Senhor nos orienta a pedir. 
Durante certo tempo em minha vida, resolvi parar um pouco com as orações de pede-pede. Comecei a focar mais na gratidão do que nos pedidos. Isso foi ótimo, mas não diminuiu em nada minhas necessidades. Houve uma época em que eu parecia até me sentir constrangida em pedir. Além disso não estar certo, revela dois problemas: o primeiro é a falta de intimidade com o doador, pois é fato que Deus quer fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos; o segundo, é que podemos estar sendo tomados por algum tipo de orgulho que nos faz crer que é possível conseguir aquilo de que precisamos por nossos  próprios esforços.
A Bíblia afirma que devemos nos tornar como crianças, verso que quero muito entender. Pensando nisso, comecei a observar meus filhos. Pedir faz parte da rotina deles. Pedem tudo, todo tempo, sem a menor cerimônia.
Tenho que dar os parabéns a essas mulheres que conseguiram um grande feito: manter a herança de seu pai nas mãos de suas gerações simplesmente porque fizeram algo muito, muito simples: pediram.
Pode incluir sua listinha de pedidos nas suas orações, pois, como diz o Ric, no não você já está. E não se esqueça de que Deus tem muito mais a dar do que você seria capaz de pedir.
Ah, peça por mim também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário