terça-feira, janeiro 04, 2011

Não Importa a Embalagem

Deus sempre dá um jeito de salvar aqueles que temem a Ele, não implorta se merecem ou não, se fazem ou não jus à Sua escolha, se são os mais indicados ao Grammy da vida ou os últimos na nossa lista dos aptos.
Talvez na cidade de Jericó não houvesse uma mulher mais mal falada do que Raabe, mas Deus a escolheu não somente para ser a salvadora da única família sobrevivente de Jericó, mas também para constar na genealogia de Jesus. Pense em quantas mulheres de fina estirpe, mais dignas, mais honradaas não havia em Jericó! Quem poderia imaginar que Deus se interessaria numa prostituta!
A história de Raabe está contada no capítulo 2 do livro de Josué. Ela era uma "mulher da vida" que morava em um lugar estratégico: em cima do muro de Jericó.
Não foi por acaso que os espias entraram na casa de Raabe e nem mesmo porque ela era uma prostituta. Certamente havia outros lugares aonde eles poderiam ir. Seria mais seguro se esconder de todos na floresta, a fim de não serem descobertos. Por que entrar na casa de alguém da cidade? Não seria isso um perigo para eles? Não poderia aquela mulher providenciar um meio de matá-los ou mesmo de desencorajá-los?
Deus está à procura de pessoas a quem possa usar e as encontrará onde quer que estejam. Não importa quem sejam, todos servem aos Seus propósitos, quer sejam prostitutas, pobres, aleijados, viúvas, abandonados, deprimidos. O Senhor não olha para os nossos bens, as nossas capacidades, os nossos atributos. Para Ele interessa a pessoa. Todo o resto Ele mesmo promove de forma que cumpram Seus objetivos.
Foi Deus quem encaminhou aqueles espias à casa de Raabe por simples motivos: para preservar-lhes a vida (tanto deles quanto dela), para animá-los e para abençoar a quem nEle cria.
Raabe creu que o Deus dos hebreus era maior do que todos os outros deuses. Naquela época as guerras significavam também a luta de um Deus contra o outro. As notícias que chegavam acerca do Deus dos hebreus poderiam muito bem ser uma mentira. Que garantia eles tinham de que era verdade? Raabe poderia temer como todas as outras pessoas, mas duvidar do poder de Deus. Certamente em toda Jericó ela era a única que acreditava que a guerra deles já estava perdida. O Deus dos hebreus ganharia por certo. Assim ela declara no verso 11: "Porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra". Que declaração poderosa de fé! Como Deus deixaria alguém que fala dEle dessa maneira morrer juntamente com o resto da cidade?
Certamente os hebreus também temiam atacar a cidade. Quem consegue guerrear, expor sua vida a perigo sem temer?
Deus resolveu animar seu povo, mostrando a eles como eram vistos por seus inimigos. Enquanto alguns espias acharam que eram vistos como gafanhotos, Raabe diz a eles que seus inimigos estavam desmaiando somente em ouvir falar neles: "Ouvindo isso, desmaiou o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum por causa da vossa presença". Que outra pessoa poderia dar uma mensagem tão alentadora para os hebreus? Saber que o povo da terra estava com medo não era uma mensagem maravilhosa?
Raabe deixou a sua boca ser usada por Deus. Ela confirmou a profecia que havia sido feita anteriormente por Moisés: "Bem sei que o Senhor vos deu esta terra".
Talvez você ainda ache estranho Deus usar uma prostituta, mas que outra pessoa dentre os inimigos poderia ser boca de Deus para os hebreus?
Como uma mulher sábia, Raabe faz a Deus e aos espias o pedido correto: que livre a seus familiares e a seus bens. Ela poderia ter livrado apenas a sua própria vida, mas proveu livramento para toda a sua família. Quando um pedido sábio é feito e quando está de acordo com os propósitos de Deus Ele atende. Foi Ele mesmo quem disse: Crê no Senhor Jesus Cristo e será salvo tu e a tua casa, quer dizer, é vontade de Deus salvar a nós e a toda a nossa família. É preciso apenas que haja alguém sábio para aliar-se a Deus e prover livramento.
A resposta ao pedido de Raabe está escrita em Josué 6:23: "Tiraram a Raabe, e a seu pai, e a sua mãe, e a seus irmãos e a tudo quanto tinha; também tiraram a todas as suas famílias". Ela foi tão esperta que conseguiu salvar até mesmo seus bens.
Que sejamos nós também boca de Deus e livramento para a nossa família, a nossa cidade, nosso País, nossas gerações, o mundo!
Senhor, faz-nos sábias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário