sábado, janeiro 22, 2011

Biografias

A Bíblia realmente contém coisas extraordinárias. Hoje resolvi começar a ler o Novo Testamento. E o primeiro capítulo de Mateus traz a genealogia de Jesus. Sempre foi um capítulo que li muito por cima, afinal, as genealogias são chatíssimas - com todo o respeito, Senhor! Mas quando Deus quer nos ensinar algo, aprendi que não importa o capítulo, o versículo, o livro. Tudo se transforma em apenas um meio que Deus usa para nos falar. Você já teve a oportunidade de ouvir Deus falar num filme, num outdoor, na boca de um professor da faculdade, na paisagem? Abra os seus ouvidos, pois Ele fala todo tempo. O Salmo 19 diz que os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as Suas obras. Quer dizer, tudo revela Deus para quem quer conhecê-lO.
Algo me chamou muito a atenção no capítulo 1 de Mateus hoje: a importância de SER alguém. A nossa sociedade nos fez crer que muito mais importante do que ser é ter. Não importa quem você é. O respeito que você merecerá depende muito mais do seu rol de bens do que da sua reputação. Assim vemos escândalos e mais escândalos na política, mas pessoas que roubam o pobre, fraudam o sistema, oprimem a viúva ainda são chamados por todos de Vossas Excelências.
Isso pode até continuar - e vai mesmo - aqui na terra, mas a vida aqui passa muito rapidinho. Lá no céu, no entanto, é tudo diferente. Não se trata de oitenta, cento e poucos anos quando muito. Trata-se da e-ter-ni-da-de.
Espiritualmente também há os mais importantes, algum tipo de hierarquia. O versículo 1 retrata isso muito bem. Cita Jesus como filho de Abraão e filho de Davi. É fácil entender porque citar Davi, afinal, foi um rei muito famoso. É como alguém ter na sua parentela um presidente da república ou um senador. Certamente esses terão um destaque especial. Dirão: fulano, sobrinho do senador tal e filho do presidente tal. Em relação a Davi, tudo bem, mas o que dizer de Abraão? E mais ainda: Salomão foi um rei ainda mais famoso, mais rico do que Davi, mas em toda a genealogia ele nem foi citado como "o rei Salomão".
Está escrito lá em Mateus 1.6: E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias. Duas coisas me chamaram muito a atenção nesse versículo. Davi realmente mereceu o título de rei e nem na genealogia foi dissociado dele, mas Salomão não. E outra coisa foi que, embora vários dos citados tivessem filhos com várias mulheres, "a mulher de Urias" recebeu uma citação especial. Será que Deus fez isso para realçar que ela era uma adúltera? De forma alguma, mas para mostrar que não há mal que não sirva para Seus propósitos.
Quantas vezes não chegamos a pensar que nossos erros impedirão o cumprimento dos propósitos de Deus, mancharão para sempre o nosso currículo, de sorte que, aquilo que Deus disse que faria, não poderá mais ser feito? Às vezes, a questão é um casamento fora da vontade de Deus, um filho antes do casamento, uma separação, um caso de infidelidade conjugal, uma tragédia ou um problema qualquer que tenhamos causado. Não importa o que nos aconteça ou o que tenhamos causado, Deus é especialista em transformar mal em bem, maldição em bênção.
Com certeza não fazia parte de Seus planos o adultério de Davi, mas até mesmo isso coube na genealogia de Jesus. A mulher de Urias teve um filho nobre que foi precursor do Salvador. Será que entre tantas mulheres que deram filhos a Davi você escolheria a mulher de Urias para constar de uma biografia tão nobre?
Bom, para terminar, já que este post está ficando muito grande, quero falar de um último versículo. Mt1.16 - E gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus que se chama o Cristo. José foi um homem que coube aqui porque casou com a pessoa certa. Poderia ser o versículo: e Calebe, marido de Maria, ou e Natanael, marido de Maria. Confesso que essa foi a parte de que mais gostei. Veja só como Deus valorizou uma mulher! O título de José foi "marido de Maria". Show....
Não sei se é verdade, mas quero contar aqui uma historinha que ouvi que, se não for verdade, não fará mal algum; serve de ilustração. Conta-se que o Presidente Obama saiu com sua mulher pelos Estados Unidos e, ao sentar numa padaria para comer, viu lá dentro um ex-namorado de sua senhora fazendo o pão. Então ele disse a ela: "Quer dizer que, se a senhora não tivesse se casado comigo, hoje seria a mulher do padeiro"? Ao que ela respondeu: "Ao contrário. Se ele tivesse se casado comigo, ele seria o presidente da república".
Tomara seja eu alguém que valoriza a biografia de muita gente. Já pensou que privilégio escreverem: fulano, neto da Keila, sobrinho da Keila, amigo da Keila?
Que sejamos mulheres notáveis e tenhamos lugar em biografias de nobres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário