quarta-feira, novembro 17, 2010

Leia a Bíblia!



Bem-aventurado o homem que na lei do Senhor medita de dia e de noite (Sl 1).



Finalmente consegui escrever. Ufa! Depois de um longo tempo sem escrever, estou aqui novamente. Pretendo atualizar o blog sempre que possível, mas confesso que está bem difícil.
Esta palavra que compartilho com vocês aqui hoje me marcou há muito tempo e hoje me lembrei dela porque estava meditando no livro de Levíticos. O versículo é uma ordem de Deus a Arão, vinda de uma das poucas vezes em que foi o próprio Senhor quem falou com ele e não Moisés. E a ordem é esta, dita nas minhas palavras: “faça diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo e ensine aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem falado por intermédio de Moisés”.
As ordens de Deus não mudam. Embora queiramos coisas bem particularizadas, individualizadas, todas as ordens, todos os preceitos, todos os estatutos de Deus estão descritos em Sua Palavra. Não há situação nova que não se encaixe na Bíblia. Por isso no Salmo 119 está escrito: “Toda perfeição tem seu limite, mas os mandamentos do Senhor se aplicam a tudo”. Repito: tudo, absolutamente tudo está descrito na Palavra. A solução para todos os problemas, ensinamentos sobre todo tipo de assunto, normas que disciplinam a vida, estratégias de cura, leis sobre como prosperar, está tudo lá. Só é preciso olhos para ver, discernimento espiritual para compreender o que a Bíblia quer dizer. Sem revelação do Espírito Santo é realmente muito difícil ler a Bíblia.
Quer saber por que há tanta resistência em ler a Bíblia? Porque, às vezes, parece que temos que fazê-la descer goela abaixo, porque não recebemos revelação. Quando lemos a Bíblia sob a revelação do Espírito Santo, ela se torna apaixonante. É maravilhoso quando conseguimos nos descobrir nas páginas da Bíblia, quando compreendemos que aquilo que está escrito ali foi guardado por minha causa. Cada história daquelas tem ensinamentos únicos, segredos que podem destravar conhecimentos inenarráveis.
Sabe como me apaixonei pela Bíblia? Lendo. Quando eu tinha cerca de dezoito anos, considerei uma grande vergonha tantos anos de Evangelho e nunca ter lido a Bíblia toda. Então fiz um compromisso comigo mesma de ler a Bíblia em um ano, desses que tem em papeizinhos (hoje há calendários na Internet), que você vai marcando os capítulos que lê. Foi assim que li pela primeira vez. Absorvi pouquíssimo, grande parte da leitura achei chatíssima, mas venci. Eram três capítulos por dia. Quando cheguei no livro de Apocalipse, foi o fim do fim. Para mim foi o pior livro, porque não entendi quase nada e ainda ficava possuída por terror quando lia a respeito do anjo do cavalo vermelho, da besta que subia do mar, dos chifres, do cálice da ira do Senhor. Tenho que confessar que até hoje tenho grande resistência em ler o livro de Apocalipse. Entendo que não é um livro para ser lido, mas para ser estudado. Deve ser saboreado em doses homeopáticas e por pessoas específicas. Não é para qualquer um.
Desde essa primeira experiência, seguiram-se várias outras. Comecei a anotar quantas vezes eu tinha lido a Bíblia toda e, graças a Deus!, perdi o papelzinho. Hoje não tenho mais noção. Isso não quer dizer que eu tenha lido inúmeras vezes, não. Quem dera! Mas a cada dia leio mais. E o melhor não é isso; é que a cada dia leio com mais prazer.
Desde algum tempo, leio a Bíblia sempre com uma pergunta. Quero sempre elucidar alguma curiosidade. Como assim? Atualmente tenho pedido a Deus para descobrir na Bíblia o Deus de amor. Penso que já conheço um pouco o Senhor dos Exércitos, o Deus da guerra, mas agora quero conhecer, como diz Paulo, em toda profundidade, largura, altura o amor de Deus. E tenho tido experiências incríveis.
Convido você a assumir um compromisso com a leitura da Bíblia. Assim como acontece com a leitura de qualquer livro, precisará se tornar um hábito. E como adquirir o hábito? Fazendo as mesmas ações repetidas vezes.
Leia a Bíblia. Além de aprender coisas incríveis, você terá grandes benefícios.
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário